Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Transformação Digital e Machine Learning são termos cada vez mais em alta nas empresas de tecnologia. E, no momento de divulgar essas inovações, o marketing de conteúdo desempenha papel crucial.
Mas é muito importante ter em mente que pensar em estratégias de marketing digital para um funil de vendas eficiente precisa ser um trabalho conjunto entre as equipes de produto e conteúdo.
O mercado de Tecnologia da Informação (TI) está em constante movimento e novas soluções, atualizações e produtos são criados e apresentados quase que diariamente.
Com as pessoas cada vez mais conectadas e buscando inovações que facilitam o seu dia a dia, tanto no âmbito pessoal quanto profissional, essa velocidade é uma exigência do mercado e um diferencial competitivo para essas companhias.
Principais assuntos desta postagem:
Alguns cenários do mercado de TI
Um estudo da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) revelou que, em 2018, o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) movimentou cerca de 7% do PIB brasileiro.
Isso representa R$ 479 bilhões. Quando comparado a 2017, esses números indicam um crescimento de 2,5%.
A consultoria IDC Brasil prevê um crescimento de 5,8% no segmento de TI para 2020 no país. A principal razão para isso é a expansão dos investimentos em software e cloud.
Esses dados reforçam a importância de investir em tecnologia e o papel cada vez mais crucial dos recursos digitais.
Nesse cenário, as empresas de tecnologia precisam investir em marketing de produto para acompanhar as tendências do mercado e desenvolver novas soluções.
Porém, educar o público-alvo para que ele utilize da melhor forma essas inovações e aproveite ao máximo suas funcionalidades também é um desafio para essas organizações. Aqui, o marketing de conteúdo é a resposta para seus leads e futuros clientes.
Descubra nesse artigo por que essas duas áreas devem trabalhar integradas para o alcance de melhores resultados.
Por que o marketing de conteúdo e o de produto devem trabalhar juntos?
De nada adianta desenvolver uma solução única e inovadora, se o público não compreender como ela funciona e como pode eliminar dores e desafios. É aqui que o marketing de conteúdo entra em cena.
O papel principal desses profissionais é colaborar com a área de pesquisa e desenvolvimento para preparar o mercado para esses lançamentos. Seja o lançamento de uma nova solução, funcionalidade ou até mesmo uma atualização no software.
É fundamental para o sucesso de uma nova solução compreender as dores e necessidades da sua audiência e explorar isso por meio de conteúdos diferenciados e atrativos.
O público precisa se identificar com aquele produto ou serviço para, então, ter o desejo de experimentar e usufruir dos seus benefícios.
Para que as estratégias de marketing digital sejam assertivas, o time de marketing deve acompanhar os caminhos da área de produto e estar envolvido no projeto desde o começo.
Dessa forma, ele consegue desenhar um plano de ação eficiente e pode começar a explorar os temas e dores que as soluções que serão lançadas pela empresa mais à frente poderão resolver.
Também cabe ao time de marketing desenvolver os materiais que irão educar o cliente em relação ao uso do produto. Aqui, mais uma vez, as duas áreas precisam trabalhar em parceria para que o material final seja eficaz e claro para o consumidor.
Marketing de Conteúdo como aliado das empresas de tecnologia
Produzir e divulgar conteúdos relevantes e de qualidade é hoje uma das principais maneiras de atrair leads e convertê-los em clientes. Em seguida, esses conteúdos também são determinantes para fidelizar esses consumidores à sua marca.
Seja por meio de blog post, e-mail marketing, podcast, vídeo, infográfico, tutorial, ebook ou mesmo um post em mídias sociais, o conteúdo oferecido à sua audiência precisa tocar na dor e no desejo dessa persona em relação ao seu produto e serviço.
E como saber qual é essa dor? Como desenhar a melhor estratégia de conteúdo para um funil de vendas de sucesso? A resposta é simples: conhecendo a fundo o produto ou serviço que a sua empresa oferece.
É fundamental saber os seus diferenciais, pontos fortes, como funciona, como pode ser usado no dia a dia, entre outras características. E a melhor forma de conseguir essas informações é com a equipe de marketing de produtos e desenvolvimento.
Com esses dados em mãos, os profissionais de marketing digital focados em conteúdo podem traçar as melhores estratégias e colocar em ação as boas práticas para elaborar um material de qualidade e que traga bons resultados.
Cada um dos formatos tem sua função e seus benefícios no marketing de conteúdo. A melhor forma e momento de explorar cada um deles depende do produto ou serviço oferecido pela empresa.
Por que empresas de especializadas em TI precisam de marketing especializado
Muitas vezes, falar sobre tecnologia, explorar conceitos dessa área e explicar como funciona determinada inovação pode ser complicado.
Porém, unindo a expertise do time de marketing de conteúdo com o conhecimento da equipe de marketing de produtos, a estratégia tem tudo para ser bem executada e um sucesso.
Agora que você já sabe a importância do marketing de conteúdo trabalhar em parceria com o marketing de produto para o sucesso das companhias, baixe este infográfico completo sobre como o marketing de conteúdo ajuda sua empresa de tecnologia a gerar mais resultados.