O LinkedIn não é mais visto apenas como um espaço onde pessoas colocam seus currículos à espera de empregos. Agora, é amplamente reconhecido como uma dinâmica mídia social que conta com boas oportunidades de negócios e tipos de conteúdo que você precisa explorar na empresa de tecnologia.
No entanto, para aproveitar da melhor forma esse canal de comunicação com o público, é fundamental ter atenção especial às principais práticas para um marketing de conteúdo de sucesso nessa rede social.
Cada vez mais as empresas de tecnologia e os usuários do Linkedin usam essa plataforma como uma rede social e não somente como um repositório de currículos. Produção de conteúdo passou a ser um Motor da rede profissional. E todos estão querendo ir além e se destacar.
Entre os principais tipos de conteúdo que bombam no Linkedin estão artigos autorais e vídeos. Por isso, vamos falar sobre eles e sobre as melhores estratégias de divulgação para conquistar uma audiência qualificada para a sua empresa de tecnologia.
Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre produção de conteúdo para Linkedin!
Principais assuntos desta postagem:
O crescimento do LinkedIn no Brasil
Engana-se quem acredita que essa rede, lançada em 2003, não gerava tanto interesse no Brasil. Estudo divulgado no blog da própria empresa registrava que, já em 2013, o país era o segundo com maior crescimento de acessos via mobile. Ficava atrás apenas da China nesse quesito.
E o movimento de sucesso persiste. Segundo estudo recente da McKinsey & Company, o LinkedIn conta com 29 milhões de usuários brasileiros. Isso significa que o país está na terceira colocação nessa questão.
Essa grande reunião de pessoas é vista como um prato cheio para uma enorme quantidade de empresas de diferentes portes. Afinal, a estimativa é que 1/4 da população adulta do país se envolva com seu próprio negócio ao longo de 2020.
Então, não é interessante desperdiçar oportunidades para conquistar destaque perante clientes, parceiros e potenciais colaboradores. Em uma rede com tantas informações e concorrentes, equipes de marketing digital precisam pensar novas formas de conteúdo para redes sociais a fim de engajar seus visitantes.
Tipos de conteúdo: destaque para artigos autorais e vídeos
Quando você pensa em postagem de rede social vem à sua mente aquele combo foto e texto falando de algum tema profissional. Mas aqui queremos destacar conteúdos de tecnologia que chamam mais atenção: vídeos e artigos autorais. Veja porque eles são importantes para a empresa de tecnologia se destacar.
Artigo autoral: mais autoridade para sua marca
Autoria e autoridade são palavras que até se parecem. Portanto, não é à toa que elas façam tanto sentido juntas no Linkedin. Artigos autorais são o formato que trarão para a sua empresa de tecnologia mais autoridade ao se dirigir a audiência, isso porque compartilham pontos de vista de especialistas e análises aprofundadas sobre os mais variados temas.
Artigos autorais no Linkedin são publicados de modo semelhante aos do seu blog de tecnologia. Por isso fogem do modelos de postagem convencional das redes sociais e oferecem mais conhecimento às suas conexões.
A Jaque Hansen, co-fundadora e CEO da Motor Tech Content tem o hábito de compartilhar conhecimento com as suas conexões. Olha esse artigo que ela escreveu por lá: Os bastidores do desenvolvimento de um aplicativo.
Ao publicar artigos no Linkedin, você pode usar o seu perfil profissional para ajudar a promover a empresa de tecnologia. Afinal, eles são atrelados a perfis de pessoas físicas, podendo ser divulgados na página oficial da empresa. Então, é você especialista em marketing de tecnologia que vai alavancar a autoridade do seu negócio.
Vídeo: proximidade entre público e marca
Vídeos se tornaram a forma mais próxima de se comunicar com as pessoas no ambiente digital — a pandemia que o diga. Por que não explorar mais esse formato na página da empresa de tecnologia no Linkedin? Ao contrário do que possa imaginar, vídeos não são tipos de conteúdos restritos a redes mais informais.
Vídeos estão por todos os lugares!
A preferência pelo audiovisual entre internautas e a maior efetividade desse formato de conteúdo em ações de marketing em comparação a textos escritos são fatos amplamente estudados.
O impacto audiovisual é tamanho que um dos levantamentos mais divulgados, feito pela empŕesa de tecnologia Cisco, informa que vídeos corresponderão a 82% do tráfego na rede em 2022.
E mais da metade desse total vai ser representado por vídeos na internet, sendo o restante dividido entre games, compartilhamento de arquivos e outras modalidades de difusão.
Agora que você já saber porque deve explorar esses tipos de conteúdo, vamos mostrar quais as melhores práticas de divulgação no Linkedin.
Estratégia de marketing digital no LinkedIn
Como vai a estratégia de marketing de conteúdo usando o LinkedIn na sua empresa? Seja na página da organização ou de um dos executivos, o ponto-chave da equipe de marketing digital deve ser organizar todos os detalhes para que sejam colhidos os melhores resultados desse investimento.
E não basta apenas pensar nos tipos de conteúdo em si. É preciso focar também em como é realizada a disponibilização dele. Estudos do LinkedIn e de outras empresas especializadas nessa rede social trazem diretrizes relevantes.
Quantidade de postagens
Companhias que postam aproximadamente 20 vezes por mês alcançam 60% de seus seguidores em uma ou mais postagens. É um dado que destaca a necessidade de desenvolver um calendário editorial a fim de ter praticidade no cotidiano.
Qualidade das informações
Prefira sempre criar conteúdo autoral. Um artigo autoral é viável mesmo se a sua companhia não tiver como produzir dados próprios. Por exemplo, é possível realizar análises do setor, traçar perspectivas sobre o mercado ou comentar o noticiário do segmento em que a empresa atua.
O interessante é que os visitantes saibam que aquele conteúdo é algo exclusivo do seu canal. Isso reforça a autoridade da marca no tema de negócio da organização.
Horário de postagens
É possível encontrar estudos com diferentes sinalizações nesse sentido. No entanto, a maioria orienta postagens entre terça e quinta-feira, sempre no período da tarde.
Caso essas possibilidades nunca tenham sido levadas em conta e a equipe de marketing digital já tenha encontrado opções que trazem bons resultados, pode ser enriquecedor fazer testes pontuais e verificar se surtem o efeito desejado.
O foco está no público
Mesmo considerando todos os insights adquiridos em pesquisas para a elaboração do planejamento ideal, é sempre pertinente o acompanhamento atento das métricas após o início das atividades.
Além de produzir artigo autoral, materiais em vídeo e postar tudo nos melhores horários, é essencial observar os relatórios da plataforma e refinar as estratégias de acordo com os dados obtidos. Assim, a inovação nos formatos de conteúdo para redes sociais tem tudo para aumentar o engajamento de clientes e outros públicos.
E lembre que erros podem acontecer. Nesses casos, é preciso compreender o que causou essa falha e aprender com ela. Para saber mais sobre lições aprendidas nessas situações, vale a pena conferir esta matéria aqui.
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