Entender como usar o TikTok pode fazer toda a diferença para empresas de tecnologia que querem usar essa rede para divulgar sua marca.
Entender como usar o TikTok para divulgar negócios de tecnologia é um desafio que precisa ser superado por profissionais de marketing que buscam inovar sempre. Esse novo canal de divulgação, afinal, parece que é dominado por memes e jovens.
Agora, justamente por ser um espaço ainda pouco explorado por empresas em comparação a outras redes, é provavelmente uma oportunidade tremenda. Novos clientes devem estar nela. Visto assim, é um grande passo a fim de ampliar o alcance de qualquer marca.
Ter abertura para entender como funcionam novos canais é fundamental. Agora, será que o TikTok é o meio ideal para trazer novas oportunidades para um negócio da área de tecnologia? Leia este artigo e descubra!
Principais assuntos desta postagem:
Por que o TikTok é um fenômeno?
Não é à toa que o TikTok criou uma batalha entre duas potências mundiais, China e Estados Unidos. Acusações à parte, o aplicativo criado em 2016 registrou mais downloads que Instagram e Facebook juntos nos últimos meses. Estima-se que 2 bilhões de aparelhos em todo o mundo tenham o programa instalado.
Essa rede, com seus curtos vídeos de 15 a 60 segundos, virou uma febre pela quantidade de filtros e edições que propicia ao usuário. O humor da maioria das publicações e as chances de viralizar também são, possivelmente, atrativos que destacam o app.
Diversidade de brasileiros no TikTok
Ainda que pareça aos leigos que os públicos do app apresentam um perfil bastante similar entre si, essa pode ser uma percepção equivocada. Em entrevista no início deste ano, o community manager do aplicativo no Brasil comentou a grande diversidade de brasileiros no app.
Estudos apontam que o público majoritário nessa rede é composto por jovens. No entanto, a consultoria Kantar identificou que o uso dela cresceu 24% entre pessoas de 35 a 54 anos durante a pandemia do novo coronavírus.
É fundamental ter isso em mente na hora de planejar o uso do TikTok em ações de marketing e definir se esse é um meio adequado para suas comunicações.
TikTok For Business: vale a pena para negócios de tecnologia?
Não há como qualquer empresa ignorar um número tão grande de usuários e o TikTok percebeu isso. Então, lançou no fim de junho deste ano o TikTok For Business.
Um diferencial é que a empresa estimula os contratantes a repensarem a comunicação. Tanto que um slogan deles é Don’t make ads. Ou seja, não faça anúncios.
O modo de usar o TikTok envolve alterar o foco para a construção de conexões ou conteúdos interessantes, em vez da propaganda convencional.
Entre opções de divulgação disponíveis estão:
- Top View: uma publicidade exibida na abertura do app;
- Brand Takeovers: anúncio de até 5 segundos em vídeo ou imagem;
- Branded Effects: efeitos criados pelas marcas em 2D, 3D e realidade aumentada para aplicações pelo público em vídeos;
- In-Feed Videos: vídeo de até um minuto no feed de publicação;
- Hashtag Challenges: desafios que as marcas podem desenvolver para provocar reação do público.
O movimento de empresas de tecnologia na rede ainda é considerado tímido. Entre as grandes, a Samsung já conta com perfil e postou vídeos promocionais.
E algumas criaram perfil apenas para “garantir”. É o caso da Apple, que tem uma conta verificada e ainda não colocou nenhum conteúdo nela. Talvez, em breve, apresente novidades e tendências sobre como usar o TikTok.
São sinais de que os modos de aproximação com o consumidor por meio desse canal ainda estão sendo construídos.
Além de fazer uma conta própria da empresa, também é possível fazer parcerias com influenciadores para que haja a divulgação da marca caso queira algo pontual. Talvez seja oportuno a companhias de menor porte.
Como usar o TikTok e outras redes variadas
Independentemente de decidir como usar o TikTok ou não, negócios de tecnologia e profissionais de marketing devem seguir atentos a possibilidades similares. No Instagram, o Reels tem feito sucesso. Nele, a rede também possibilita a exibição de vídeos curtos e cheios de filtros.
E também há outras inúmeras possibilidades de comunicação nas redes. Até mesmo os tradicionais tweets podem fazer a diferença se houver a administração ideal da conta no Twitter.
O combustível para manter todos os canais rodando é o conteúdo, material que a Motor Tech Content produz em diferentes estilos. Quer continuar por dentro de nossos conteúdos exclusivos para empresas de tecnologia? É só seguir a leitura deste blog!
Outra dica para ficar por dentro da inovação no marketing é esse infográfico aqui!
Infográfico: Inovação no marketing segundo o Gartner Hype Cicle