Estar nas primeiras posições orgânicas dos motores de busca garante mais tráfego para seu site. Saiba como conseguir usando marketing de conteúdo.
Sua marca aparece na primeira página dos motores de busca, como Google? Com certeza você já desejou que seu site ou blog estivessem nas primeiras posições das pesquisas. Mas para atingir este objetivo, é fundamental contar com uma estratégia consistente de Inbound Marketing e marketing de conteúdo.
Hoje, estima-se que sejam realizadas 5,5 bilhões de buscas diárias no Google, algo em torno de 63 mil buscas por segundo. Dentre elas, 60% dos cliques vão para os 3 principais sites nos resultados dos mecanismos de pesquisa, segundo o Search Engine Journal.
Mas como a sua empresa de tecnologia pode atingir essas posições privilegiadas? Marketing de conteúdo que atenda todas as etapas do funil de vendas e SEO (Search Engine Optimization) são as respostas para ter resultados perenes e vantagem competitiva para o negócio.
Principais assuntos desta postagem:
SEO e marketing de conteúdo: como melhorar o posicionamento orgânico
SEO é o trabalho de otimizar os conteúdos publicados na web para que os motores de busca possam encontrá-los com facilidade e entregar ao leitor a resposta mais eficiente para o problema buscado.
Essa é uma das técnicas mais importantes, se não a principal, para posicionar seu site ou blog nos primeiros resultados do Google e ter um resultado de marketing digital eficiente.
As práticas de SEO devem sempre ser atualizadas, pois o algoritmo do Google muda constantemente para oferecer resultados mais relevantes ao usuário.
A seguir, conheça em detalhes a BERT 2019, atualização mais recente no algoritmo do motor de buscas mais usado no planeta, o Google.
Atualização mais recente do Google (BERT 2019)
Para compreender melhor as intenções nas buscas dos usuários, o Google fez uma nova atualização em seu algoritmo em 2019, que recebeu o nome de BERT (Bidirectional Encoder Representations from Transformers).
Segundo o Google, 15% das buscas realizadas todos os dias são inéditas. Portanto, a atualização visa deixar os sistemas inteligentes o suficiente para entender todas as pesquisas dos usuários, inclusive as novas. Essa atualização funciona mesmo quando as palavras-chave de pesquisa forem inéditas ou não indiquem exatamente a dúvida de quem pesquisa.
O BERT é um novo sistema de inteligência artificial especializado no processamento de linguagem natural (Natural Language Processing ou NLP). É considerado uma das principais atualizações do algoritmo do Google nos últimos anos. A partir dele, o buscador agora entende o contexto geral das frases pesquisadas, os termos que compõem a busca, os significados delas e suas relações.
Dicas para conquistar as primeiras posições no Google em 2020
Depois de várias atualizações e considerando esta última mudança no algoritmo do Google, trabalhar com marketing de conteúdo tech como parte de uma estratégia de inbound marketing é fundamental, ainda mais se o seu orçamento é restrito. Mas você viu que não basta produzir qualquer conteúdo, ele precisa ser enriquecedor para potencializar seu nível de autoridade.
Como fazer isso? Seguir algumas diretrizes e boas práticas é fundamental. Continue a leitura e confira algumas dicas de SEO que vão ajudá-lo nesta missão:
- É importante ter um conteúdo produzido por especialistas no assunto da sua empresa, que entendem do tema para agregar valor e garantir uma boa reputação;
- Divulgue os propósitos da sua marca e mostre porque sua empresa é confiável. Que tal criar uma página completa sobre a empresa dentro do site?
- Aumente sua presença digital e reputação online criando conteúdos de valor com frequência e distribuindo-os em canais e formatos diferentes. Conte com assessoria de imprensa, citações ou avaliações positivas em sites de terceiros;
- Não crie anúncios que atrapalham a experiência do usuário ou fazem falsas promessas só para gerar cliques e vendas;
- Faça link building, ou seja, construa uma rede de links que direcionem tráfego e fortaleçam sua autoridade diante dos mecanismos de buscas. Use links internos ou externos.
Os externos, chamados de backlinks, ajudam a mostrar ao Google a popularidade e a autoridade do seu site diante do mercado. Quanto mais qualificadas as referências, mais seu site vai ganhando autoridade dos mecanismos de busca e subindo nas posições.
Escreva conteúdos de pessoa para pessoa
Falar de pessoa para pessoa é algo que deve fazer parte da sua estratégia de marketing de conteúdo tech. A última atualização do Google, o BERT, transformou a interpretação do algoritmo para que ele compreenda a linguagem natural, mais próxima da comunicação coloquial.
Portanto, em 2020, será fundamental otimizar seus conteúdos de tecnologia para uma comunicação mais humanizada.
Nada de escrever textos como robôs, apenas inserindo a palavra-chave em lugares pré-determinados e contabilizados, pois o Google vai entender o contexto geral do conteúdo. O que funciona, então, é escrever um conteúdo focado na dor da sua persona, que de fato solucione o seu problema, de acordo com cada etapa do funil de vendas.
Preocupe-se em levar informações relevantes e que sejam claras para quem lê, que de fato entreguem valor, informem e contribuam com o crescimento dos leads e de seus negócios. Instruir o futuro cliente ajuda a aumentar o engajamento.
Como acompanhar todas as mudanças?
Sim, as coisas mudam muito rápido na internet e isso não seria diferente com as estratégias digitais. Aliás, nem precisamos falar sobre velocidade das mudanças para quem está no setor de tecnologia!
E para ter resultado com inbound marketing e marketing de conteúdo, é fundamental manter-se atualizado, de olho nas tendências e updates dos algoritmos.
Se não for possível se manter atualizado sobre as principais técnicas de marketing de conteúdo internamente, é importante contar com um parceiro especializado em produção de conteúdo tech. O que não pode acontecer é sua empresa ficar de fora do universo digital e da batalha pelas primeiras posições no Google.
A Motor Tech Content é especialista em produzir conteúdo para negócios
de tecnologia e atua como parceira estratégico de empresas tech no marketing digital.
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