Campanhas digitais: como a Motor Tech pode ajudar?

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Campanhas digitais: como a Motor Tech pode ajudar?

10 de fevereiro de 2023

Hoje, você usa diferentes formatos de conteúdo nas suas campanhas digitais? Se ainda não, a hora é agora. Entenda o porquê neste artigo! 

Construir e manter amizades dá trabalho. É preciso manter contato, conexão e fazer investimento contínuo. O relacionamento da empresa tech com seus leads não é diferente. Com as campanhas digitais e outras ações, o marketing deve nutrir essas conexões para que elas avancem na jornada de compra. 

De acordo com a Invesp, 80% dos novos leads nunca se convertem em vendas. Na prática, as campanhas de nutrição e o gerenciamento são fundamentais para identificar, atrair, reter e nutrir leads estrategicamente

Criar, acompanhar e mensurar campanhas digitais é uma estratégia importante para engajar leads, visando a conversão, e reter clientes atuais.  

Para empresas tech que buscam converter seus leads em clientes fiéis e criar um negócio de sucesso, a abordagem de ações de marketing de conteúdo com campanhas de nutrição de leads é uma das melhores práticas.

Neste artigo, apresentamos as diferentes campanhas de nutrição de leads e mostramos como as campanhas digitais podem se tornar mais simples, com o suporte de um parceiro especialista em marketing de conteúdo

Confira!

Campanhas digitais de nutrição de leads

Com o objetivo de engajar, inspirar e converter, as campanhas digitais de nutrição de leads são pensadas para chamar a atenção deles, fornecer as informações corretas e fechar a venda.

Tudo isso é feito em algumas etapas sequenciais. Afinal, é raro você obter uma conversão já no e-mail de boas-vindas. Cada etapa, do topo ao fundo do funil de vendas, deve ser projetada de forma que o lead avance na jornada de compra, um passo após o outro. 

Sabendo disto, listamos os principais tipos de campanhas usadas para envolver o lead e iniciar sua jornada de nutrição. 

1- Campanha de boas-vindas

Um e-mail de boas-vindas, geralmente, é a primeira impressão que o lead tem no relacionamento com a sua marca, após a conversão. É exatamente o que parece – uma breve mensagem que envia cumprimentos calorosos e dá as boas-vindas. 

Para tanto, crie uma mensagem concisa, amigável e útil.Se possível, forneça um desconto. 

Confira o e-mail de boas-vindas da Motor Tech Content.

IMAGEM E-MAIL BOAS VINDAS 

2- Campanha de conscientização 

Uma campanha de nutrição top-of-mind é projetada para atingir quem está no topo do funil, que sabe muito pouco sobre sua marca. Essas pessoas precisam de mais informações para realizar a conversão. 

Pense nisso como uma campanha de “conscientização”. A ideia é manter o lead pensando na sua marca e evitar que ele seja impactado por um concorrente. Isso ocorre por um longo período, fornecendo conteúdo valioso e pontos de contato consistentes para a equipe de vendas.

3- Campanha de reengajamento

A dura verdade é que nem todos os seus leads chegarão ao fim do funil. Muitos nem conseguem passar dos primeiros passos. Mas isso não significa que tudo está perdido. 

Seu banco de dados de leads, provavelmente, está cheio de usuários e assinantes que se tornaram inativos com o tempo. As campanhas de reengajamento são projetadas para atingir esses leads e reiniciá-los no processo de vendas.

4- Campanha de produto

À medida que se avança no funil, os leads chegarão ao ponto em que precisam de educação sobre seu produto, mais do que qualquer coisa. Então, você precisa criar campanhas digitais focadas nos produtos e serviços da sua empresa tech. 

O ponto principal desse estilo de campanha de nutrição de leads é que todas as informações do seu produto são definidas e apresentadas pela sua marca, e não pelo concorrente.

A dica é se concentrar nos pontos problemáticos que seu produto resolve, como você os aborda e os recursos e benefícios que fazem tudo isso acontecer. 

Um dos melhores exemplos dessa abordagem é a Apple. A marca sabe como explorar as dores dos leads e apresentar os recursos exclusivos dos seus produtos. O resultado? Uma legião de fãs e clientes fiéis da marca.

5- Campanha competitiva

Campanhas de marketing competitivo iluminam os diferenciais do seu produto em relação aos concorrentes. Isso pode ser feito de várias maneiras. Mais comumente, são usados artigos de blog, vídeos e páginas de destino que comparam recursos.

Um bom exemplo de campanha criativa e competitiva são os comerciais Mac vs. PC. A Apple precisava alcançar seu maior concorrente, mas campanhas publicitárias simples não resolveriam. A marca então expôs os pontos problemáticos do PC de maneira amigável e, em seguida, mostrou como os recursos de um Mac fazem a diferença.

6- Campanhas de especialistas do setor

Agora, seu lead estará se aproximando do fim do funil. Aqui, suas campanhas devem se concentrar em reforçar sua marca e se posicionar como um especialista do setor.

Como isso é feito? Você precisará produzir conteúdo de alto nível e ser reconhecido como um especialista por analistas terceirizados. 

Mais do que isso, essas campanhas devem ser projetadas para promover comunicados à imprensa, reportagem do setor e conteúdo de alto tráfego que você criou. Ele permite que o usuário saiba que outras pessoas acreditam e confiam em seu produto. 

7- Campanha promocional de nutrição

À medida que seu lead se aproxima do estágio de compra do funil, é hora de se vender. Crie, então, promoções perfeitas para atraí-lo.

Aqui, você deve considerar oferecer descontos especiais, promoções e mesmo recursos adicionais para fechar o negócio. Com base na jornada do usuário e em suas necessidades individuais, é crucial que as equipes de marketing e vendas trabalhem lado a lado para dar ao lead exatamente o que ele deseja.

8- Campanha de integração

Agora, fomos além do funil e entramos nas campanhas de retenção. O lead já foi convertido e a nutrição é ainda mais necessária. Lembre-se de que custa cinco vezes mais adquirir um novo cliente do que manter um. Manter um cliente feliz é vital

A integração de um cliente recém-adquirido é uma obrigação para muitas plataformas. Este é quase sempre um processo manual e de alto ponto de contato, mas garante a satisfação do cliente e o mantém conectado com a marca para um potencial upselling no futuro.

9- Campanha de upselling

Para uma empresa tech que comercializa  diferentes níveis de produtos e/ou serviços, o upselling sempre será um investimento que vale a pena. Como o cliente já está familiarizado com sua marca, fechar uma venda de produto/serviço superior.

Esse estilo de nutrição de leads também funciona com usuários gratuitos que aderem a uma conta premium após uma campanha de upselling. 

Um exemplo incrível é o Spotify, líder mundial em serviços de streaming de música. A plataforma oferece um produto poderoso e gratuito com o qual muitas pessoas estão muito satisfeitas. Mas, somente o acesso premium deixa o app livre de propagandas e interrupções na playlist.

10- Campanha de renovação

Uma campanha de incentivo à renovação pode servir a dois propósitos:

  • Lembrar o usuário que sua avaliação ou assinatura está chegando ao fim e é hora de renovar;
  • Manter o ciclo de vida do cliente dentro da empresa, de modo que a receita continue fluindo. 

Você pode acionar e-mails para enviar perto do final da assinatura, enviar um lembrete via mensagem para renovar e fornecer uma maneira rápida de fazer isso por meio de um CTA acionável.

É possível, inclusive, combinar uma campanha de upselling e renovação.

Campanhas digitais: do briefing ao fluxo de nutrição de emails

Para desenvolver as campanhas digitais de modo mais estruturado, com alto nível de assertividade e eficácia, as empresas tech precisam priorizar a produção de conteúdo especializado em diferentes formatos. 

Criar um fluxo de nutrição de e-mails levando o lead apenas para a home do site e a página de contato é insuficiente. Para gerar mais leads, a produção do conteúdo tech da sua estratégia de marketing digital precisa abranger materiais de topo, meio e fundo de funil.

Aqui na Motor Tech Content, nossos makers são especialistas na produção de conteúdo para empresas de tecnologia. Enquanto você cria as campanhas digitais, nosso time trabalha para produzir todas as peças da sua estratégia.

Como tudo isso acontece, na prática?

É simples! No Plano On Demand, você cadastra na nossa plataforma as demandas de conteúdo, com os briefings detalhados. Na sequência, os materiais serão produzidos pelos nossos makers. 

Em poucos dias, todos os materiais estarão prontos para serem trabalhados pelo seu time de marketing tech. É só publicar ou programar os disparos dos conteúdos nas campanhas digitais.

A seguir, listamos alguns dos formatos de conteúdo que nosso time produz:

  • Blog post: é uma das formas mais populares de conteúdo – e por um bom motivo. A publicação consistente de postagens de alta qualidade em um blog pode atrair tráfego de leads qualificados para o seu site, posicioná-lo como uma autoridade e nutrir os visitantes ao longo do tempo;
  • Infográfico: esse formato é fácil de compartilhar e consumir. Os infográficos criam representações visuais interessantes de informações e estatísticas, tornando-as muito mais fáceis de ler do que apenas uma lista de números e fatos. Os leitores adoram infográficos porque geralmente tornam os conceitos mais fáceis de entender;
  • Whitepaper: é um conteúdo projetado para oferecer soluções inteligentes e baseadas em pesquisas para os problemas do público. É o formato ideal para mostrar pesquisas originais e estabelecer sua empresa como um líder de pensamento com novas perspectivas no setor;
  • Ebook: esse formato permite que as marcas extrapolem seus tópicos e incorporem mais detalhes. Normalmente, esse tipo de conteúdo tende a ter, no mínimo, 3 mil palavras e pode ser baixado em .pdf. O conteúdo de formato longo é extremamente valioso para empresas tech, porque promove um nível aprofundado de especialização e conhecimento do setor;
  • Vídeo: um bom vídeo é versátil pode ser usado em postagens de blog, e-mails e conteúdo de mídia social, para citar alguns. Além disso, pode servir a muitos propósitos, incluindo educação do público, demonstração de produtos e realização de vendas;
  • Webinar: como o conteúdo de vídeo, o webinar também pode gerar um ótimo ROI. Eles, geralmente, são personalizados para leads em estágios avançados do funil de marketing de conteúdo e, portanto, destinados a gerar conversões;
  • Podcast: esse formato de áudio cresceu rapidamente nos últimos anos e apostar neste formato é uma boa ideia para as empresas . Um bom podcast é uma tática envolvente que permite alcançar pessoas que não gostam de ler. Os podcasts permitem que os clientes consumam o conteúdo de forma mais passiva, aprendendo sobre o universo, os produtos e ideias de marca;
  • Planilhas e modelos: são ferramentas que facilitam a vida do lead, ensinando-o a fazer algo novo ou de um jeito melhor. São bons exemplos um modelo de proposta comercial ou uma planilha de cálculo de ROI;
  • Fluxo de emails: o e-mail é outro tipo de conteúdo predominante conhecido por gerar retornos extraordinários para os profissionais de marketing. Se o seu foco é nutrir clientes ideais por meio de um longo ciclo de vendas ou impulsionar as vendas, o e-mail é um ótimo canal a ser usado;
  • Posts de redes sociais: para aproveitar a audiência das diferentes redes sociais, é importante vincular suas postagens sociais a uma meta de marketing de conteúdo, como direcionar tráfego para seu blog ou páginas principais da web;
  • Cases de sucesso e perfis de clientes: são mais difíceis de encontrar na maioria dos sites de negócios porque exigem muito tempo e energia para serem criados. No entanto, eles também têm um peso substancial junto aos leitores. Afinal, são histórias de sucesso que mostram o poder de sua empresa e de seus serviços.

Para a produção de todos esses formatos, você pode contratar a Motor Tech Content. Nosso time trabalha na entrega completa, que inclui texto e diagramação do material, ou apenas na produção de texto. Você define o escopo da entrega ao incluir o briefing na plataforma. 

Quer deixar tudo com a gente? No Plano Corporate, um especialista atende a conta e define a estratégia de conteúdo, conforme os materiais contratados. Assim, a Motor Tech entrega tudo para você validar: desde o briefing até a entrega final, o trabalho é nosso. Você recebe tudo pronto para fomentar suas campanhas digitais! 


Então, quer alavancar os resultados do marketing tech? Invista na produção de conteúdo com um parceiro especialista no assunto. Converse com o nosso time e comece já. 

Fale com a gente e mude para o marketing de conteúdo especializado em tecnologia

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