A melhor User Experience precisa do melhor UX Writing

Tecnologia e inovação

A melhor User Experience precisa do melhor UX Writing

24 de março de 2021

Que tal testar a Motor Tech Content e complementar a User Experience (UX) do seu site e das suas soluções com a expertise de uma UX Writing especializada em tecnologia?

Proporcionar uma boa User Experience (Experiência do Usuário) é obrigação de quem cria tecnologia. Afinal, disso depende o desempenho e o sucesso da empresa de tecnologia. Ferramentas desnecessariamente complexas complicam a vida dos usuários. 

O trabalho contínuo para promover uma interface intuitiva é algo que a sua empresa já está acostumada a fazer. Mas nem só de formas, cores, botões, links e UX Design vivem as soluções e apps. A estrutura visual, quando não consegue dizer através das formas, precisa das palavras escritas.

Na hora de escrever a interface das soluções digitais, é preciso considerar a linguagem escrita, que é parte importante de uma interface visual. A Motor Tech Content escreve para empresas de tecnologia há mais de seis anos. Isso significa que lidamos com soluções de inúmeros nichos: 

  • gestão empresarial;
  • contabilidade;
  • financeiro;
  • logístico;
  • recursos humanos;
  • construção civil;
  • imobiliário;
  • atendimento; 
  • cloud computing;
  • infraestrutura de TI;
  • e muitos outros.

Somos uma agência de marketing de conteúdo que conhece o mundo da tecnologia pelo lado de dentro. Por isso sabemos o quanto é importante escrever uma boa interface. Traduzimos o mundo da tecnologia para inúmeros leads do ramos Business to Business (B2B) e queremos mostrar que a UX Writing na empresa tech também é fundamental para o sucesso da empresa de tecnologia.

Uma empresa completa: UX Design e UX Writing

As empresas de tecnologia viram que para conquistar novos clientes e fidelizar parceiros no mercado é importante investir não somente em bons serviços de desenvolvimento (apesar deste ponto ser o principal), mas também em estratégias de marketing.

A User Experience anda lado a lado com a tecnologia. Por meio deste conceito, os profissionais precisam entregar sistemas otimizados, que sejam visualmente claros e objetivos. Escutamos muito sobre o papel do UX Designer, mas a parte conteudista também deve ser prioridade.

O investimento na User Experience em relação a visualização intuitiva das informações e ações é algo que impacta a sua empresa tech de uma forma bastante contundente. Os decisores de empresas que precisam das suas soluções tendem a ser mais visuais. 

Estamos falando de líderes, chefes, gerentes e gestores, que em geral, possuem um modelo de personalidade em que predomina o sentido da visão. Na hora de escolher uma solução, eles preferem uma que simplifique de forma intuitiva e visual as tarefas. Só não podemos esquecer que as palavras escritas desempenham um papel importante nisso.

Portanto, para que uma empresa seja completa, ela deve oferecer uma boa experiência do usuário com elementos visuais, mas também entregar a UX Writing para que os conteúdos tech se tornem mais acessíveis.

Quem pode contribuir para a UX Writing na minha empresa tech?

Você, profissional de marketing digital, precisa tomar para si o papel de estimular os desenvolvedores da sua empresa a focarem na escrita das soluções. Afinal de contas, a gestão de conteúdo e de outras estratégias digitais começa por você.

Quem conhece os melhores produtores de conteúdo? Quem sabe produzir conteúdo e agora executa tarefas mais estratégicas no marketing? Sim, estamos passando o bastão para você novamente. Uma boa escrita de interface pode não surgir da área de desenvolvimento ou a partir da iniciativa do UX Designer. Não é o escopo deles.

Mas quando o assunto é escrita e conteúdo, esse é o lugar do marketing. Ocupar o seu lugar no desenvolvimento dos produtos da empresa é bastante estratégico até para a sua carreira. Isso porque, você sabe do que a empresa de tecnologia precisa no desenvolvimento de software, de apps e sites, além daquilo que já é o foco do negócio.

Ao estar mais próximo da área de desenvolvimento e experiência do usuário, você está seguindo uma das principais tendências de mercado. Sabia que as áreas de UX, marketing e vendas tendem a se aglutinar? Quem trouxe essa informação foi a consultoria Gartner. Escrevemos sobre isso neste artigo sobre tendências de marketing para 2021.

O que considerar ao contratar um UX Writer?

1. Clareza no conteúdo

Quem entende muito sobre um assunto, consegue explicar de forma simples tudo que for referente a esse tema. O mesmo vale para a soluções tech. Se a sua empresa entende a dor dos usuários, vai proporcionar uma interface mais intuitiva. Por isso, precisa sempre considerar a clareza do conteúdo escrito, além da lógica da estrutura e atratividade da aparência.

2. Entender o público-alvo

Conhecer o usuário e as principais necessidades dele é fundamental. Por isso, antes de contratar uma parceria de UX Writing na empresa tech, se deve investir em atendimento e acompanhar o índice de satisfação do usuário como um balisador da UX Writing. Por isso, seu papel é fudamental para consolidar essa estratégia.

3. Entender e contribuir com a UX Design

Estudar mais sobre UX Design pode ajudar os profissionais de marketing a desenvolverem uma estratégia melhor de UX Writing. Então, ter mais conhecimento sobre esses cenários de desenvolvimento faz parte de uma boa escolha de parceria ou de profissionais de UX Writing.

Por que você deveria considerar a Motor Tech Content na UX Writing na empresa tech?

A Motor Tech Content é especialista em conteúdo de tecnologia e pode ajudar a escrever as soluções da sua empresa. Por meio de conteúdos desenvolvidos por profissionais especializados, entregamos clareza e objetividade de forma flexível.

Afinal de contas, as demandas de UX Writing são mais pontuais e podem não justificar a contratação de um profissional exclusivamente para isso. E se você assumir essa escrita, outros projeto mais estratégicos podem não receber o foco necessário. 

Portanto, gerenciar um projeto de UX Writing na empresa tech, por meio de parceiros que cuidam do operacional, é o melhor caminho. 

Na Motor Tech Content temos um plano de conteúdo tech pré-pago, chamamos de Plano On Demand. Ao se cadastrar no nosso Ecossistema Tech de Gestão de Conteúdo você contrata produções pontuais como a UX Writing de uma solução ou do seu site, sem precisa de longo contratos e pagando apenas por esse projeto.

Facilitamos essa contratação pela compra de créditos no nosso Ecossistema, que é onde você poderá cuidar da evolução deste e de outros projetos de conteúdo.

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