Quais são os principais pontos a se considerar sobre a transformação digital na empresa de tecnologia?
Este artigo, inspirado nas informações do relatório setorial do Sebrae, responde essa pergunta e mostra como os negócios tech podem se beneficiar em diversos cenários.
Então, veja o que destacamos do relatório setorial sobre transformação digital, feito pelo Sebrae, e aproveite o melhor da tecnologia e do marketing digital.
E leia até o final, principalmente se você tiver um empreendimento tech de pequeno ou médio porte. 😉
Principais assuntos desta postagem:
Oportunidade: por que usar a transformação digital na empresa de tecnologia de diversos portes
Cenário para as MPEs
Os benefícios da Transformação Digital são inegáveis para empresas de todos os portes. O relatório da Sebrae, no entanto, mostra com clareza que este tipo de investimento está longe de ser realidade entre as micro e pequenas empresas:
- Apenas 23% vendem seus produtos pela internet
- 27% ainda utilizam planilhas para gestão financeira
- 43% fazem seus balanços financeiros manualmente em papel
- 71% ainda não utilizam software de gestão integrada
As micros e pequenas empresas representam 98,5% das empresas do Brasil, geram 27% de tudo o que é produzido e são responsáveis por 52% dos empregos do país. Esta parcela da economia brasileira, apesar de tão importante, ainda precisa de muito conhecimento e incentivo para se tornar, de fato, digital.
Cenário para grandes e médias empresas
Para as médias e grandes empresas brasileiras este cenário já é bem diferente. Segundo este artigo da McKinsey, a maturidade digital das grandes empresas é bem próxima da maturidade global. Além disso, entre as empresas com investimentos iniciais em tecnologia, 84% tem consciência da mudança e entende de que modo a digitalização de seus processos pode impactar todo o ecossistema e o modelo de negócio.
O fato é que, independentemente do público-alvo da empresa tech, desenvolver produtos que utilizem tecnologias emergentes para levar eficiência, produtividade e auxiliar na criação de novos negócios pode garantir o diferencial da sua corporação. Agora confira as principais tendências a serem aplicadas transformação digital na empresa de tecnologia:
5 das tecnologias com maior poder de disrupção
# 1 – Cloud Computing
Segundo o relatório da Sebrae, a migração digital de uma empresa pode aumentar a produtividade de uma equipe em até 400%. Mas no que as empresas de tecnologia devem apostar?
SOFTWARE SAAS
É claro que sistemas on premise tem suas vantagens. No entanto oferecer flexibilidade por meio de um software SaaS pode ser um grande diferencial, além de reduzir alguns dos desafios diários vividos por consumidores de tecnologia, como disponibilidade 24/7, segurança, infraestrutura, entre outros.
Em relação à mobilidade, apenas o uso da computação em nuvem permite que os clientes possam acessar seu sistema a qualquer hora e lugar por meio de dispositivos móveis, mais um diferencial para a empresa tech.
INTEGRAÇÃO COM OUTRAS TECNOLOGIAS
Outra grande oportunidade para as empresas tech que apenas a computação em nuvem permite é a integração de outras tecnologias emergentes ao software. Ferramentas de Big Data, por exemplo, só conseguem fazer a leitura e análise de todo o volume de dados se puder contar com a velocidade e o espaço de armazenamento provenientes da nuvem.
# 2 – IOT
A Internet das Coisas é a tecnologia que permite a conexão de objetos cotidianos, como automóveis, relógios, eletrodomésticos, a uma rede e à internet. A partir dessa conexão, é possível transmitir e compartilhar dados remotos, acionar dispositivos à distância, medir e monitorar a produtividade de equipamentos, e resolver muitas outras ações.
Esta tecnologia é muito utilizada em fábricas e na agricultura. Porém, a Amazon inovou ao criar a primeira loja inteligente, a Amazon Go. Esta é a primeira loja física em que a IoT é usada para conectar consumidores a sistemas de reconhecimento facial, radiofrequência e visão computacional para que suas ações sejam executadas automaticamente sem a necessidade de envolver funcionários.
Lojas inteligentes talvez ainda estejam um pouco além da realidade da maioria das empresas, principalmente para as PMEs. Mas a Internet das Coisas pode ser aplicada de outras formas.
VAREJO
Se o varejo é o público-alvo da empresa tech, sensores baseados em IoT podem ser espalhados pelas lojas dos clientes para detectarem informações como número de visitantes, gestão de estoque e monitoramento de produtos nas prateleiras.
Oferecer ferramentas baseadas em IoT é a melhor forma de, por meio da coleta de dados, fornecer insights valiosos sobre os efeitos das ações de marketing, popularidade de produtos e áreas mais visitadas, por exemplo.
SEGURANÇA
Para empresas tech que desenvolvem ferramentas voltadas para a segurança patrimonial, a integração das tecnologias IoT e cloud computing em câmeras e fechaduras inteligentes promovem um monitoramento remoto eficiente.
MEDICINA E DIAGNÓSTICO
Este é um dos principais focos da IoT. Para empresas tech do segmento de saúde, desenvolver aplicações que conectam a internet das coisas aos dispositivos médicos como relógios inteligentes, por exemplo, promove aos clientes a obtenção de dados e informações precisas dos pacientes.
# 3 – Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial está presente em nosso cotidiano de inúmeras formas, como nos assistentes virtuais, plataformas de autoatendimento, análises de mercado, aplicativos de GPS, criação de conteúdo entre outros.
Dentre os diversos usos da tecnologia, os chatbots, ou robôs de conversação, são uma tendência crescente entre empresas de todos os segmentos. Muito utilizada pelo ecommerce e varejo em geral, estas ferramentas baseadas em Inteligência Artificial também impactam positivamente escritórios contábeis, plataformas de marketing e ensino e aprendizagem.
Para gestores e líderes de empresas tech, investir neste tipo de ferramenta pode ser a oportunidade perfeita de oferecer aos clientes benefícios como produtividade, automatização de processos e um atendimento ao cliente 24/7.
Confira quatro aplicações de uso:
ATENDIMENTO AO CLIENTE
Ao proporcionar este tipo de tecnologia aos clientes, a empresa tech entrega mais eficiência e rapidez ao SAC ao mesmo tempo em que tira a sobrecarga dos atendentes, deixando-os focados em assuntos mais estratégicos e rentáveis.
RECOMENDAÇÕES E SUGESTÕES
Por meio do aprendizado de máquina, estes chatbots analisam comportamentos de consumo, aprendendo e fazendo sugestões ou recomendações personalizadas. Empresas tech que apostam neste tipo de tecnologia melhoram o engajamento e diálogo dos próprios clientes com os clientes deles.
ENSINO E APRENDIZAGEM
Este tipo de tecnologia pode ser aplicada em plataformas e ferramentas de ensino e possibilita diálogos com alunos sobre as diferentes disciplinas do curso. Se integrada ao chatbot de atendimento, proporciona à instituição muito mais dinamismo e eficiência em seu dia a dia.
MARKETING
Este chatbot fica disponível no site do cliente e interage com os leads, respondendo perguntas e explicando usos de produtos e serviços. Dessa forma ele capta dados comportamentais e repassa à área comercial.
# 4 – Blockchain
O blockchain é a tecnologia que distribui transações entre uma rede de computadores. Estas informações são criptografadas para garantir a segurança dos usuários, porém são públicas. Ou seja, podem ser auditadas por qualquer pessoa. Para modificar algum dado, seria necessário alterá-lo em cada computador da rede, o que torna esta tecnologia incorruptível.
Mas como líderes de empresas tech podem oferecer esta tecnologia aos clientes? Atualmente o blockchain já é amplamente utilizado nos smart contracts, que são protocolos de computador criados para facilitar, verificar ou impor digitalmente a negociação ou a execução de um contrato.
Em outras palavras, os smart contracts permitem que transações sejam executadas de forma segura sem o envolvimento de terceiros. Ou seja, empresas tech, quando integram este tipo de tecnologia no catálogo de produtos, beneficiam e muito o cotidiano de clientes dos setores financeiro, jurídico e contábil.
# 5 – Big Data
Big Data é a tecnologia que utiliza ferramentas para analisar grandes volumes de dados provenientes de redes sociais, dispositivos móveis, dispositivos em IoT, máquinas, entre outros, para retirar padrões comportamentais e gerar insights.
Para o mundo corporativo, a utilização do Big Data tem sido fundamental em inúmeros processos como:
- Análise de comportamento dos consumidores para personalização do atendimento
- Desenvolvimento de produtos e serviços de acordo com as demandas do público-alvo
- Identificação de padrões de dados que indiquem fraudes e desvios, entre outros.
Além dos benefícios acima, Big Data é um grande diferencial para empresas que oferecem tecnologia, principalmente quando usado junto com ferramentas de BI.
BIG DATA X BUSINESS INTELLIGENCE
Business Intelligence é o termo que define os processos corporativos de coleta, integração, análise e apresentação de dados de negócios. O objetivo destas análises internas é oferecer suporte a estratégias de geração de lucro, aumento de performance e tomadas de decisão mais precisas.
Empresas tech que integram ferramentas de BI e Big Data possibilitam a leitura conjunta de dados estruturados e não estruturados, potencializando a análise de padrões e comportamentos vindos de diversas outras fontes.
Mais conhecimento, mais conteúdo
Este artigo completo mostrou uma série de oportunidades e tendências de aplicação de tecnologias emergentes que podem servir de inspiração para líderes de empresas de tecnologia.
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