Organizações Exponenciais: o livro da vez para o gestor de marketing tech

Marketing Digital

Organizações Exponenciais: o livro da vez para o gestor de marketing tech

24 de março de 2020

Vamos mostrar porque o gestor de marketing da empresa de tecnologia precisa ler Organizações Exponenciais.

Para acompanhar as mudanças do mercado e as tendências tecnológicas, o marketing precisa ser cada vez mais ágil. E o livro “Organizações Exponenciais”, publicado no Brasil pela editora HSM é um clássico da gestão que pode ser utilizado em benefício das inovações no marketing.  

Escrito por Salim Ismail, Michael S. Malone, Yuri Van Geest, Peter H. Diamandis, foi considerado O Livro do Ano em 2014 pela consultoria Frost & Sullivan na categoria Inovação e Liderança. Já Benjamin Netanyahu, ex-primeiro ministro de Israel, o escolheu como um dos melhores livros que leu em 2015.

Só com essas credenciais já fica fácil perceber seu real valor. Saiba mais sobre a publicação e descubra por que você, como gestor de marketing de uma empresa de tecnologia, deve lê-la.

A relação entre o livro Organizações Exponenciais e a inovação no marketing

Organizações enormes mas lentas não são mais a força dominante nos negócios. Hoje, as novas empresas de tecnologia são ágeis e alcançam taxas de crescimento consideradas impossíveis nas gerações anteriores — principalmente se seguem estratégias digitais como o Inbound Marketing.

Para os autores do livro uma organização exponencial é aquela cujo impacto é desproporcionalmente grande (pelo menos 10 vezes maior) em comparação com seus pares. 

Veja uma palestra do autor Salim Ismail sobre organizações exponenciais na Singularity University 

Os resultados exponenciais são possíveis por causa do uso de novas metodologias organizacionais que alavancam (e criam) tendências tecnológicas inovadoras. As gigantes de hoje, como Netflix, Uber e AirBnB, estão definindo o formato das empresas de amanhã. 

Os conhecimentos trazidos pelo livro são disruptivos e não se aplicam apenas a quem está criando ou gerindo uma empresa, mas a todos que estão no mercado.   

E o conteúdo traz um aviso: Os negócios que não evoluem não sobreviverão. Qualquer semelhança com o marketing digital não é mera coincidência! 

Marketing e organizações exponenciais?

Os gestores de marketing que não levam seus setores ao limite, explorando ao máximo os recursos do inbound marketing, por exemplo, serão ultrapassados pelos concorrentes. A necessidade de velocidade de crescimento das empresas é proporcional à urgência e agilidade do marketing digital em planejar e aplicar estratégias.

O conteúdo de Organização Exponencial não apenas traz uma mensagem otimista em relação ao futuro, mas também fornece dicas sobre como posicionar negócios de todos os tamanhos para aproveitar as oportunidades.

Os autores ensinam, na prática, como iniciar uma organização exponencial. 

No texto é explorado, por exemplo, a necessidade de estabelecer um funil de aquisição do cliente para ajudar a atrair novos visitantes. Sua função é qualificar prospects em potencial e convertê-los em usuários pagantes.

Vale muito a pena conferir o livro, como já deu para perceber. 

Mas, enquanto você não inicia a leitura que tal conferir algumas dicas que o ajudarão a tornar a área de marketing ainda mais eficiente? 

4 dicas que ajudam o marketing a ser mais exponencial

Para que a área de marketing acompanhe os movimentos de uma organização exponencial é necessário levar colocar em prática algumas ações, tais como:

1- Extrair informações relevantes da jornada de compra do cliente

A jornada de compra do cliente, como você já deve saber, é muito importante. Por meio dela, é possível identificar os principais gargalos e pontos positivos da a partir de uma estratégia traçada. 

Portanto, se nesta jornada você identificou que algum canal não é atraente para o seu público, por que gastar tempo, dinheiro e esforço nele? Por outro lado, se um canal se mostrar altamente relevante, talvez seja hora de investir um pouco mais.

Prestar atenção a detalhes desse tipo e adaptar a estratégia à realidade de seu público e negócios é o que leva a inovação ao marketing.

No inbound marketing não há uma fórmula milagrosa, mas existem, sim, práticas recomendadas. A adaptação e a mudança acontecem durante o processo e de acordo com a resposta do seu público. Use os dados em favor dos objetivos e melhore continuamente esse método.

Para facilitar as coisas no inbound marketing, principalmente quando se trata de marketing de conteúdo, é recomendável ter ajuda de uma boa agência de conteúdo digital. A partir do momento em que se terceiriza a redação dos conteúdos e otimiza suas ações é possível focar no gerenciamento funil de vendas e criar uma estrutura escalável e inteligente na nutrição de leads.

Quiz: Quanto vale um conteúdo de tecnologia

2- Experimentar e propor novas ações rapidamente

No marketing digital não se pode perder tempo. Por exemplo em campanhas das redes sociais: o que dá certo deve ser continuado, o que não surtiu o efeito desejado precisa ser deixado de lado e substituído por outra ação ainda mais poderosa. 

A automação do inbound marketing é uma grande aliada em situações como essa! A partir da utilização de ferramentas digitais é possível otimizar processos e aumentar a produtividade.

Quando se tem as informações certas das mãos (como o desempenho das campanhas digitais) é possível tomar as decisões certas e mudar o rumo caso seja necessário. 

3- Não desperdiçar os os leads

Cada lead conta. Crie listas de segmentação para separá-los por interesse e tipo de contato. Por mais que um grupo de leads não seja importante para a organização no momento, não é interessante descartá-lo. 

Se, por acaso, seu conteúdo e metas não atenderem às necessidades deste grupo, você poderá atendê-los em outra oportunidade. Da mesma forma, alguns dados interessantes que serão descobertos no futuro, ou alguma ideia inovadora, podem ser aplicados. A agilidade está em já ter uma segmentação pronta quando for preciso. 

Crie fluxos de inbound para qualificar leads tech

4- Nunca parar de medir e analisar

A medição é uma parte essencial do trabalho de inovação no marketing. É por meio dos relatórios que você e sua equipe podem extrair dados relevantes para melhorar continuamente o processo. 

Uma situação que inicialmente parece negativa pode apontar para um erro na sua estratégia e, ao mesmo tempo, direcioná-lo para outro caminho. Os pontos positivos são capazes de mostrar as técnicas mais qualificadas e diferenciadas que se aplicam ao negócio.

Crie uma programação para verificar os resultados das ações de inbound marketing. Mas cuidado, não espere muito tempo. Selecione os KPIs (Key Point Results) corretamente, analise-os cuidadosamente e extraia o máximo de informações relevantes para a empresa de tecnologia. 

E como cada empresa tem suas próprias características e não há negócios iguais, não existe uma fórmula única de sucesso. Portanto, o que importa é entender o que funciona e o que não é adequado ao seu negócio de tecnologia e ter a capacidade de analisar resultados, ajustando o que for necessário. 

Você deve monitorar todas as suas ações de inbound marketing, analisando os resultados para entender o que está sendo feito corretamente e o que precisa ser melhorado.

O caminho para transformar um lead em uma oportunidade começa, geralmente, em um primeiro contato com seu site. Portanto, é importante que você trabalhe a partir deste estágio inicial com um objetivo em mente: gerar mais e melhores leads com maior probabilidade de se tornarem boas oportunidades e, eventualmente, clientes.

Os resultados do do inbound marketing são indiscutíveis, mas você deve ter em mente que o sucesso não ocorre da noite para o dia. É necessário trabalhar constantemente para que ele seja ‘operado’ corretamente e dê o retorno esperado.

Ao tornar os processos mais inteligentes e eficientes, o marketing digital se mostra uma ferramenta que pode abrir um universo de oportunidades para sua empresa. 

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