Qual é o ROI do Marketing de Conteúdo na empresa tech?

Marketing de Conteúdo

Qual é o ROI do Marketing de Conteúdo na empresa tech?

3 Minutos

12 de junho de 2015

Você sabe qual é o ROI (Return On Investment) do marketing de conteúdo na sua empresa de tecnologia?

O ROI é a forma de medir a efetividade de um investimento. Você, o corpo de executivos e os investidores da sua empresa devem ter isso na ponta da língua para decidir que investimentos continuar ou parar.

Então, vamos ver como você pode aplicar esta métrica para saber se a sua estratégia de marketing de conteúdo está dando resultado?

Como encontrar o ROI do seu marketing de conteúdo?

De uma forma direta e simples, você pode calcular o ROI fazendo a relação entre os ganhos que a empresa teve e os investimentos feitos somente em marketing de conteúdo.

ROI = [(RESULTADOS OBTIDOS – VALORES INVESTIDOS) / VALORES INVESTIDOS]*100

Exemplo:

Imagine que você tenha realizado uma campanha de links patrocinados para promover o lançamento seu software na nuvem, no valor de R$1.500,00. O valor médio da assinatura é de R$ 550,00, e a campanha trouxe 10 novas assinaturas.

O ROI desta ação seria calculado da seguinte forma:

ROI = [(5.500 – 1.500) / 1.500]*100

ROI = 266,67%

O que você deve considerar nesta conta?

Primeiramente, faça uma lista de todos os custos envolvidos. A seguir estão alguns deles:

  • produção do conteúdo;
  • campanhas de marketing digital (links patrocinados, email marketing e mídias sociais);
  • manutenção de ferramentas como blog e soluções de automação de marketing;
  • gastos com a equipe de redatores, design e profissionais de marketing, entre outros.

Com o total do investimento calculado, você deve compará-lo aos resultados obtidos. Aqui é fundamental ter bem claro com qual (ou com quais) métrica será feita a comparação.

Se o objetivo é gerar mais leads, a comparação deve ser feita com a quantidade de leads novos gerados por meio dos conteúdos. Já se sua estratégia tem como principal meta aumentar vendas, compare com o valor de vendas novas que tenham como origem conteúdos publicados.

Destaque então para a importância de ter uma estratégia de marketing de conteúdo bem definida, com objetivos e métricas claras, como já foi falado aqui no blog.  Se você não fez esta etapa, é hora de voltar um passo e ajustar a estratégia.

Exemplo: ROI de uma solução BI para PME

Agora vamos a um exemplo mais completo. No nosso exemplo, a estratégia de marketing de conteúdo tem como principal objetivo gerar vendas de uma solução de BI (Business Inteligence) direcionada para PMEs (pequenas e micro empresas), que tem como valor de ticket médio R$ 20.000,00.  A persona desta solução é composta por gerentes e diretores das PMEs.

Em 1 ano os investimentos foram:

Campanhas digitais (Adwords e redes sociais)____________R$8.000

Campanhas de email marketing __________________________R$6.000

Produção de Conteúdo __________________________________R$12.000

Software de automação __________________________________R$7.000

Manutenção do site/blog _________________________________R$2.500

Os resultados alcançados foram:

Visitantes no site___________________________________________36.000

Leads gerados_________________________________________________720

Negócios fechados______________________________________________15

Neste caso, o ROI foi de aproximadamente 8 vezes o valor investido.

Simples, não é mesmo? Lembre-se: você deve ter estratégia, objetivos e métricas claras, os custos na ponta do lápis e ferramentas para medir o resultado. Com o ROI na mão, você consegue decidir sobre como aplicar seu orçamento de marketing na ação que dá mais retorno, sem desperdícios.

Quer calcular seu orçamento? Use esta planilha.

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