5 Razões para sua empresa pensar em conteúdo inteligente e especializado

Marketing de Conteúdo

5 Razões para sua empresa pensar em conteúdo inteligente e especializado

4 de outubro de 2018

Sua empresa produz conteúdo, mas não está gerando os resultados esperados? O que pode estar faltando é o conteúdo inteligente e especializado!

Segundo a Wikipedia, inteligência tem sido definida popularmente e ao longo da história de muitas formas diferentes. Ela está relacionada a capacidade de alguém/algo para lógica, abstração, memorização, compreensão, autoconhecimento, comunicação, aprendizado, controle emocional, planejamento e resolução de problemas.

Podemos dizer então que o conteúdo que sua empresa produz precisa ser lógico, abstrair as dores da sua persona, compreender, comunicar bem, ensinar e resolver problemas do seu público alvo, certo?

A resposta é sim. Mas do ponto de vista do marketing, conteúdo inteligente vai além.

Confira a seguir.

Por que conteúdo inteligente?

Ann Rockley, fundadora do The Rockley Group, desenvolveu a definição do termo conteúdo inteligente:

“É um conteúdo que é rico estruturalmente e categorizado semanticamente e, portanto, automaticamente detectável, reutilizável, reconfigurável e adaptável”.

Nesse contexto, ser inteligente implica que o conteúdo deve, além de conter os pontos de empatia que listamos mais acima, ele também é mais inteligente para quem o produz. Veja que no seu conceito, algumas palavras são fundamentais para indicar esse grau de inteligência esperado em um conteúdo, e elas demonstram que é necessário:

  • Uma abordagem estratégica para desenvolver e gerenciar conteúdo;
  • Uso eficiente da produção de conteúdo, com pessoas e tecnologia;
  • Esforços de desenvolvimento de conteúdo que escalam;
  • Conteúdo projetado para automação e reutilização;
  • Conteúdo que é personalizado, entregue para a pessoa certa na hora certa, por qualquer dispositivo.

Na era da informação, o conteúdo precisa ser tratado como um ativo da sua empresa. Por isso,  listamos 5 razões para produzir conteúdo inteligente e especializado:

  1. Aumentar a qualidade e consistência do conteúdo

A consistência não está ligada apenas a regularidade, mas a profundidade e abrangência das informações no segmento em que você atua. Quando melhor estruturado seu conteúdo, e a gestão dele, melhor você pode avaliar o que já escreveu, sobre o que e o que deve ser melhorado ou aprofundado. E a qualidade está ligada diretamente a isso, considerando que, em relação conteúdo inteligente e especializado, ela representa entregar do jeito certo as informações que seu potencial cliente espera.

  1. Utilizar em vários canais

O conteúdo inteligente se adapta às necessidades dos diferentes canais de distribuição – redes sociais, e-mail marketing, anúncios. Isso sem a necessidade de ser reescrito ou complementa reformulado. Com conteúdo inteligente, você direciona mais facilmente as publicações, sem retrabalho.

  1. Reduzir esforço e custo

Por falar em retrabalho, como o conteúdo inteligente é reutilizável e adaptável, eles são produzidos uma vez e utilizados muitas vezes. São livres de formato, lembra? Então são entregues por qualquer canal e sua estrutura é definida de acordo com a estratégia da sua empresa. Segundo o eMarketer, 60% dos profissionais de marketing criam pelo menos uma peça de conteúdo todo dia. Será que é preciso começar do zero sempre?

  1. Ajudar a educar e informar os clientes

O conteúdo inteligente ajuda a educar clientes e fazê-los pensar sobre um problema de maneira diferente. Segundo Byron Matthews, presidente e CEO do Miller Heiman Group, esse é o tipo de conteúdo especializado e relevante que faz sentido para atender às necessidades dos leitores.

  1. Entregar o conteúdo certo para o cliente certo

Para entregar o conteúdo certo para a persona certa, você precisa pensar, e pensar muito. O que escrever, em qual formato, como ser atrativo: tudo isso e muito mais precisa estar “no seu radar” para que sua empresa alcance o retorno sobre esse investimento. Sem esquecer de considerar a jornada de compras da sua persona! Com marketing de conteúdo inteligente, você pode usar a tecnologia para ajudar a identificar esses pontos e direcionar melhor os seus esforços. Seu marketing de conteúdo muito mais eficiente.

Marketing de conteúdo: resultados comprovados

O uso de estratégias de conteúdo inteligente faz com que as empresas tenham ganhos significativos, afinal estão entregando ao leitor aquilo que ele quer no momento em que ele precisa.

Veja, segundo o CMI (Content Marketing Institute) que 93% dos profissinais de marketing B2B usam o marketing de conteúdo. Sua empresa já deve estar fazendo.

Agora pense em fazer isso de forma mais inteligente e estrutura, com menor esforço,  ainda menos custo e mais eficiência para suas decisões estratégicas. Seu conteúdo é sua oportunidade de venda. Conteúdo inteligente e especializado em tecnologia é fundamental para obter os resultados desejados.

Quer saber mais sobre estratégias de marketing de conteúdo inteligente? Então o blog da Motor é para você. Em breve vamos falar sobre marketing data driven, que tem tudo a ver com conteúdo inteligente. Você não pode perder.

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