Sua empresa produz conteúdo, mas não está gerando os resultados esperados? O que pode estar faltando é o conteúdo inteligente e especializado!
Segundo a Wikipedia, inteligência tem sido definida popularmente e ao longo da história de muitas formas diferentes. Ela está relacionada a capacidade de alguém/algo para lógica, abstração, memorização, compreensão, autoconhecimento, comunicação, aprendizado, controle emocional, planejamento e resolução de problemas.
Podemos dizer então que o conteúdo que sua empresa produz precisa ser lógico, abstrair as dores da sua persona, compreender, comunicar bem, ensinar e resolver problemas do seu público alvo, certo?
A resposta é sim. Mas do ponto de vista do marketing, conteúdo inteligente vai além.
Confira a seguir.
Por que conteúdo inteligente?
Ann Rockley, fundadora do The Rockley Group, desenvolveu a definição do termo conteúdo inteligente:
“É um conteúdo que é rico estruturalmente e categorizado semanticamente e, portanto, automaticamente detectável, reutilizável, reconfigurável e adaptável”.
Nesse contexto, ser inteligente implica que o conteúdo deve, além de conter os pontos de empatia que listamos mais acima, ele também é mais inteligente para quem o produz. Veja que no seu conceito, algumas palavras são fundamentais para indicar esse grau de inteligência esperado em um conteúdo, e elas demonstram que é necessário:
- Uma abordagem estratégica para desenvolver e gerenciar conteúdo;
- Uso eficiente da produção de conteúdo, com pessoas e tecnologia;
- Esforços de desenvolvimento de conteúdo que escalam;
- Conteúdo projetado para automação e reutilização;
- Conteúdo que é personalizado, entregue para a pessoa certa na hora certa, por qualquer dispositivo.
Na era da informação, o conteúdo precisa ser tratado como um ativo da sua empresa. Por isso, listamos 5 razões para produzir conteúdo inteligente e especializado:
- Aumentar a qualidade e consistência do conteúdo
A consistência não está ligada apenas a regularidade, mas a profundidade e abrangência das informações no segmento em que você atua. Quando melhor estruturado seu conteúdo, e a gestão dele, melhor você pode avaliar o que já escreveu, sobre o que e o que deve ser melhorado ou aprofundado. E a qualidade está ligada diretamente a isso, considerando que, em relação conteúdo inteligente e especializado, ela representa entregar do jeito certo as informações que seu potencial cliente espera.
- Utilizar em vários canais
O conteúdo inteligente se adapta às necessidades dos diferentes canais de distribuição – redes sociais, e-mail marketing, anúncios. Isso sem a necessidade de ser reescrito ou complementa reformulado. Com conteúdo inteligente, você direciona mais facilmente as publicações, sem retrabalho.
- Reduzir esforço e custo
Por falar em retrabalho, como o conteúdo inteligente é reutilizável e adaptável, eles são produzidos uma vez e utilizados muitas vezes. São livres de formato, lembra? Então são entregues por qualquer canal e sua estrutura é definida de acordo com a estratégia da sua empresa. Segundo o eMarketer, 60% dos profissionais de marketing criam pelo menos uma peça de conteúdo todo dia. Será que é preciso começar do zero sempre?
- Ajudar a educar e informar os clientes
O conteúdo inteligente ajuda a educar clientes e fazê-los pensar sobre um problema de maneira diferente. Segundo Byron Matthews, presidente e CEO do Miller Heiman Group, esse é o tipo de conteúdo especializado e relevante que faz sentido para atender às necessidades dos leitores.
- Entregar o conteúdo certo para o cliente certo
Para entregar o conteúdo certo para a persona certa, você precisa pensar, e pensar muito. O que escrever, em qual formato, como ser atrativo: tudo isso e muito mais precisa estar “no seu radar” para que sua empresa alcance o retorno sobre esse investimento. Sem esquecer de considerar a jornada de compras da sua persona! Com marketing de conteúdo inteligente, você pode usar a tecnologia para ajudar a identificar esses pontos e direcionar melhor os seus esforços. Seu marketing de conteúdo muito mais eficiente.
Marketing de conteúdo: resultados comprovados
O uso de estratégias de conteúdo inteligente faz com que as empresas tenham ganhos significativos, afinal estão entregando ao leitor aquilo que ele quer no momento em que ele precisa.
- O crescimento ano após ano no tráfego do site original é 7,8x maior para os empresas líderes de marketing de conteúdo.
- 61% dos consumidores são influenciados por conteúdo personalizado.
- Marketing de conteúdo já é 62% mais barato do que o marketing tradicional e gera quase 3 vezes mais leads.
- As taxas de conversão são praticamente 6x maiores para quem faz marketing de conteúdo do que para quem não faz.
- Para 69% dos profissionais de marketing, conteúdo é melhor que mala direta e relações públicas.
- 72% dos profissionais de marketing estão produzindo significativamente mais conteúdo do que eles produziam um ano atrás.
Veja, segundo o CMI (Content Marketing Institute) que 93% dos profissinais de marketing B2B usam o marketing de conteúdo. Sua empresa já deve estar fazendo.
Agora pense em fazer isso de forma mais inteligente e estrutura, com menor esforço, ainda menos custo e mais eficiência para suas decisões estratégicas. Seu conteúdo é sua oportunidade de venda. Conteúdo inteligente e especializado em tecnologia é fundamental para obter os resultados desejados.
Quer saber mais sobre estratégias de marketing de conteúdo inteligente? Então o blog da Motor é para você. Em breve vamos falar sobre marketing data driven, que tem tudo a ver com conteúdo inteligente. Você não pode perder.