Você pode pensar que a planejar curadoria de conteúdo resume-se apenas a escrever e distribuir. Mas ela vai muito além disso! Para que essa estratégia seja bem sucedida é necessário fazer, como em outras ações dentro do marketing digital, um planejamento.
Você precisa pensar previamente nos materiais mais adequados para sua estratégia, em quais canais promovê-los e em que momento. E claro, precisa ter uma forma prática de visualizar todas estas informações.
Quer saber tudo sobre como fazer um planejamento que dê certo e seja cumprido à risca? Continue lendo esse post!
Principais assuntos desta postagem:
Passo a passo para planejar curadoria de conteúdo
Agora é hora da parte mais importante… Planejar! A partir das suas ideias, e de como elas estiverem organizadas, é que todo o processo de curadoria será realizado. Conheça, abaixo, 5 passos para colocar esse processo em prática.
Passo 1: Faça um calendário
Antes de pensar em colocar a mão na massa e iniciar o planejamento das pautas é necessário organizar-se. E, nessa hora, seu melhor aliado será adotar um calendário editorial.
Ele vai poupar tempo de todos os envolvidos no processo de curadoria. Como as informações estarão organizadas dia a dia, possibilita um entendimento mais profundo do que já foi produzido, das peças disponíveis para publicação e do que ainda será publicado.
Um calendário bem feito e equilibrado é garantia de tranquilidade e assertividade! E importante: nessa hora menos jé mais. Procure deixar claro todo o processo. Quanto mais descomplicado (e até certo ponto flexível), maiores as chances dele dar certo.
A Motor Tech Content desenvolveu um modelo de calendário editorial que pode ajudar no processo de organização. Conheça-o aqui!
Passo 2: Use as redes sociais
O segundo passo é iniciar a estratégia prática usando as redes sociais. O Facebook, Twitter e Instagram são excelentes maneiras de saber o que acontece, praticamente em tempo real, no mundo. Vale a pena seguir os perfis de veículos importantes e do seu nicho e também abusar das ferramentas de busca.
O Twitter, por exemplo, tem investido cada vez mais pesado na filtragem de conteúdos. É possível ter um cenário completo de um assunto que está sendo discutido, com o comportamento dos usuários e o que eles estão compartilhando: imagens, vídeos e links.
Criar alertas no Google sobre temas relevantes para o negócio também é uma ideia a ser seguida. Não esquecer também de investigar e monitorar os concorrentes! Saber com o que eles se importam e quem seguem é pensar um passo à frente.
Mas não gaste muito tempo com isso, ok? Sim, quem procura acha, porém essa ação é só uma parte da estratégia.
Passo 3: Foque nos objetivos
Com o ‘feeling’ do que o mundo digital está falando, é hora de planejar. É importante pensar que todos os conteúdos que forem curados precisam ter dois objetivos principais: gerar leads e fidelizar clientes.
Assim, é importante alinhar os assuntos a serem abordados com o time de vendas, mesclando assuntos interessantes à persona como a repercussão de tendências, estudos e novas legislações, por exemplo.
Passo 4: Oriente os redatores
E escolhidos os temas, oriente os redatores a dar preferência a veículos que tenham renome e credibilidade. Tudo para não ser vítima de uma fake news e acabar, sem querer, disseminando uma notícia falsa.
Outra dica importante é explicar que plágio e curadoria são bem diferentes. Enquanto a primeira apenas se limita a copiar um texto original sem citar a fonte, a curadoria pode ser resumida no ato de descobrir, compilar e compartilhar grandes quantidades de conteúdo na web.
Os materiais curados são apresentados em uma nova roupagem, que seja organizada e tenha significado para o leitor. O processo inclui:
- Pesquisar;
- Analisar;
- Escolher;
- Separar;
- Organizar os conteúdos encontrados em uma ou em diferentes fontes;
- Interpretar todas essas informações (que geralmente são de temas específicos);
Ao dar os limites do que é ético e esclarecer o modus operandi da curadoria, a produção ficará muito mais fácil!
Passo 5: A importância da distribuição e da periodicidade
Em quais canais os conteúdos serão distribuídos: redes sociais, blog ou email marketing? E com qual frequência: diários ou semanais? Os materiais precisam ter periodicidade e serem programados com antecedência, sendo misturados com os produzidos pela equipe interna.
Não esqueça também de priorizar o funil de vendas e a jornada de compra!
Como você percebeu, realmente o trabalho de curadoria são é simples! É necessário ter uma estratégia traçada, uma programação assertiva e muito empenho de quem a planeja.
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