Sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) e as empresas de TI

Marketing de Conteúdo

Sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) e as empresas de TI

9 Minutos

18 de abril de 2022

De forma resumida, um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) é um aplicativo que permite aos usuários criar, editar, colaborar, publicar e armazenar conteúdo digital. 

Em um contexto de aplicação, os CMS são normalmente usados ​​para gerenciamento de conteúdo corporativo, sendo acessados de forma restrita em ambientes empresariais. O gerenciamento de conteúdo da web amplia seu alcance, permitindo de forma aberta que outros públicos acessem diferentes tipos de temas. 

Muito conhecido na construção de blogs, um CMS vai além e ajuda as empresas a gerenciar conteúdo em sites, fazendo parte de uma estratégia de marketing e vendas. Seu objetivo é ser um dos principais canais de comunicação das empresas. 

Normalmente, as táticas de marketing digital, como e-mail, mídia social e anúncios direcionam o cliente para o site da empresa construído com um sistema de gerenciamento de conteúdo, por isso é importante que a empresa mantenha uma presença na web. 

Para entender melhor o contexto de CMS e saber como ele pode ajudar na estratégia de produção de conteúdo das empresas de tecnologia, continue a leitura do nosso artigo até o final.

A importância da adoção de um CMS

O sistema de gerenciamento de conteúdo permite que as empresas tenham controle editorial, automatizem os esforços de marketing e publiquem textos de forma rápida e fácil, mantendo o controle de versão. As organizações também podem usar um CMS para outros fins, como lojas ou fóruns online.

Há duas partes básicas que compõem um CMS:

  • O aplicativo de gerenciamento de conteúdo (CMA)

Interface de usuário que permite aos profissionais de marketing projetar, criar, modificar e remover conteúdo do site sem precisar de ajuda do departamento de TI.

  • O aplicativo de entrega de conteúdo (CDA)

Interface que fornece serviços de back-end para os usuários que utilizam o CMA, uma estrutura de site que os visitantes podem acessar.

Os três principais recursos de qualquer CMS são os seguintes:

  1. A capacidade de projetar, criar e manter textos personalizados para um site.
  2. A capacidade dos editores de revisar e aprovar o conteúdo antes da publicação.
  3. Um processo de publicação automatizado.

Além dos recursos básicos, um sistema de gerenciamento de conteúdo oferece ferramentas adicionais que ampliam sua possibilidade de uso. Alguns desses recursos adicionais são os seguintes:

  • Modelos automatizados
    Esse recurso fornece aos usuários modelos aos quais eles podem adicionar facilmente conteúdo novo ou existente, em vez de projetar os seus próprios.
  • Controle de acesso 

Dá aos administradores a capacidade de controlar quem tem acesso a uma página em um site.

  • Expansão escalável

Permite que as organizações expandam uma implementação em vários domínios.

  • Ferramentas de edição 

Permite que os usuários criem e personalizem conteúdo, como adicionar títulos e cabeçalhos para melhorar sua estrutura ou projetar páginas da Web com ferramentas de arrastar e soltar.

  • Uso de plugins

Dá aos usuários a capacidade de estender a funcionalidade de um site com plugins ou módulos.

  • Atualizações de software

Esse recurso mantém o CMS de acordo com os padrões atuais da Web, atualizando o aplicativo com novas funcionalidades e correções de bugs e de segurança.

  • Gerenciamento de fluxo de trabalho 

Garante que os usuários autorizados revisem e aprovem o conteúdo antes de publicar.

  • Ferramentas de colaboração 

Permite que vários usuários modifiquem o conteúdo.

  • Gerenciamento de documentos

Permite que as empresas gerenciem o ciclo de vida do documento, incluindo criação, revisões, publicação, arquivamento e remoção.

  • Multilinguagem

Permite a exibição de conteúdo em vários idiomas

  • Controle de versão

Permite que os editores recuperem versões anteriores do texto

A importância do CMS na estratégia de produção de conteúdo para empresas de TI

Um sistema de gerenciamento de conteúdo beneficia as empresas de tecnologia das seguintes maneiras:

Baixo custo. Um CMS geralmente é barato, podendo ser gratuito ou oferecido por meio de  assinaturas que superam os custos gerais.

Fácil de usar. A maioria das opções de CMS são fáceis de usar para pessoas que não têm experiência em codificação técnica para criar ou manter conteúdo.

Facilmente personalizável. Um sistema de gerenciamento de conteúdo cria um layout universal que permite que usuários iniciantes criem e personalizem facilmente front-ends.

Otimização para mecanismos de busca (SEO). Um CMS fornece às empresas as ferramentas de edição necessárias para melhorar a classificação do mecanismo de pesquisa. 

O CMS deve permitir que os usuários criem facilmente conteúdo com as palavras-chave corretas, forneçam meta-informações, como descrição, palavras-chave e texto alternativo para imagens, além de vincular conteúdo no texto.

CMS prova o valor do investimento

Maximizar o retorno do investimento de um site que utiliza um CMS em sua estrutura não é um desafio, mas requer planejamento em sua execução. Para construir um ambiente de alto valor, você deve criar e nutrir um site acessível a todos, com reputação de segurança de alto nível e fácil de localizar organicamente para gerar novo tráfego.

O conteúdo que você seleciona cuidadosamente agrega valor comercial à sua organização. À medida que o valor cresce, a empresa deve usar conteúdo de novas maneiras

Sites criados de formato único, com seus recursos para exibições centradas em páginas e experiências de canal único, não são mais suficientes. O CMS amplia as possibilidades de uso, proporcionando às equipes de marketing novas estratégias de alcance ao seu público-alvo, além de oferecer ao time de vendas leads mais qualificados para conversão.

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