Mitos e verdades do marketing digital estão sempre presentes na nossa rotina. Veja se você sabe reconhecer todos eles.
Houve um tempo em que ainda existiam dúvidas sobre o quanto o marketing digital ocuparia espaço nos negócios e seria de fato uma realidade. Essa fase ficou para trás e empresas de todos os segmentos contam com essa estratégia para movimentar seu funil de vendas e aumentar seus resultados.
94% das empresas brasileiras já utilizam marketing digital como estratégia de crescimento.
Porém, 95% delas acham que podem melhorar sua estratégia de alguma forma.
As empresas sabem da importância do marketing digital, mas acreditam que a estratégia ainda tem muito a evoluir.
Principais assuntos desta postagem:
Conheça os mitos e verdades do marketing digital que selecionamos
Veja mitos que persistem e até impedem que os negócios de tecnologia colham mais frutos com estratégias digitais. E as verdades que você precisa saber!
1. Marketing digital substitui o marketing tradicional
MITO
Os princípios do marketing tradicional continuam importantes no mundo on-line. Ações outbound também devem fazer parte das suas estratégias.
2. Marketing digital é ter um site
MITO
Ter um site é essencial para dar visibilidade à marca. Mas ele precisa ser atualizado com frequência, com marketing de conteúdo relevante para seu público-alvo.
3. Marketing de conteúdo é apenas ter um blog
MITO
O blog é importante, mas a forma como você trabalha o conteúdo é que vai dar alcance a sua marca. Use conteúdos diversificados e para todos os estágios do funil de vendas.
4. E-mail marketing está ultrapassado
MITO
Campanhas de email marketing continuam muito relevantes. E à medida em que conhecemos melhor nossa persona, se tornam mais eficientes.
5. Investir em SEO é garantia de sucesso
MITO
Investir na busca paga é importante, mas não é garantia de sucesso. Estude seu público-alvo para entregar o conteúdo certo e garantir que a persona volte a acessar seu blog.
6. Apostar em mobile é fundamental
VERDADE
Investir em mobile marketing aumenta seu alcance. As pessoas passam mais de 100 dias por ano conectadas, 50,1% desse tempo em dispositivos móveis.
7. Quantidade é melhor que qualidade
MITO
Ter seguidores sem engajamento não é útil como parece, pois você precisa de conversão. Construa estratégias para conquistar leads que tenham fit com seu negócio.
8. É preciso estar nas mídias sociais
VERDADE
As redes sociais podem trazer visibilidade para a marca. Avalie onde seu público alvo está e esteja lá também. Quem não é visto, não é lembrado. Neste caso, clicado!
9 . Conteúdos diversificados fortalecem sua estratégia
VERDADE
Com o volume de informações na internet, a empresa que foge do comum tem mais chance de impactar seus leads. Invista em formatos ricos e diferenciados.
10. Uma equipe grande é essencial para fazer marketing digital
MITO
É muito importante ter alguém no time para “puxar” as ações digitais. Mas você pode contar com parceiros em diversas frentes, como na produção do conteúdo para suas estratégias.
11. Fazer marketing digital é fácil
MITO
Estratégias de marketing digital de sucesso exigem planejamento, ação, medição e reação. Além de velocidade e criatividade. Ações isoladas são quase nada eficientes.
12. Marketing digital é caro e só para empresas grandes
MITO
Com uma boa estratégia é possível identificar ações que podem gerar resultados consistentes e com custos acessíveis. Qualquer empresa pode fazer marketing digital.
13. Marketing digital aproxima as áreas de marketing e vendas
VERDADE
Com as ferramentas de automação de marketing é possível personalizar ações que geram leads mais qualificados. O digital pode movimentar (e muito!) o funil de vendas.
14. É impossível encontrar alguém que escreva sobre tecnologia
MITO
Escrever sobre tecnologia exige familiaridade com os temas. Um parceiro especializado em negócios de tecnologia, como a Motor Tech Content, pode entregar o conteúdo que seu público alvo merece.
15. Quem tem muitos conteúdos pode parar de publicar
MITO
Mesmo que você já tenha muitos conteúdos e um bom tráfego orgânico, perceberá que se parar de publicar no blog isso vai mudar. Testamos aqui na Motor, ficamos um mês sem publicar no blog e percebemos que ao parar de publicar há uma perda mensal de 7% na visibilidade. Ou seja, perdemos palavras-chave. E a retomada de crescimento é quase 7 vezes mais lenta do que a velocidade da perda. Todos os blogs perdem palavras-chave todos os dias e quem não publica algo novo e não revitalizar conteúdo, perde sempre!
Você concorda com esses mitos e verdade do marketing digital?
Quando o assunto é sucesso da empresa tech procuramos as boas práticas em diversas frentes e é importante distinguirmos as verdades dos mitos do marketing digital. Afinal de contas, ele pode fazer, sim, seu negócio vender mais.
Aqui na Motor, já participamos de muitos projetos e podemos compartilhar com você nosso conhecimento. Conheça nossos planos.