O desempenho econômico da China na pandemia é notável. Veja algumas lições que a empresa de tecnologia pode aprender com o país.
Um levantamento do banco J.P. Morgan constatou que o PIB (Produto Interno Bruto) da China deve dobrar na próxima década. A informação foi extraída de uma notícia divulgada no site da CNN Brasil.
Com isso, não temos dúvidas que a China é uma grande potência mundial. Foi o primeiro país a lidar com o novo coronavírus e um dos que teve melhor desempenho econômico diante da pandemia.
Olhando para o exemplo chinês, o que podemos aprender e replicar nas empresas de tecnologia brasileiras? O que o novo consumidor tech espera? A seguir, listamos 6 aprendizados.
Principais assuntos desta postagem:
1 – Lives e webinários ao vivo continuam como um novo canal de venda
Na China pós-pandemia o live commerce tem tudo para continuar crescendo. A ação é uma espécie de combinação de vendas digitais com apresentação online. Podemos dizer também que faz parte da evolução das lives tidas como tradicionais (aquelas em que vimos bombar quando a quarentena começou).
No live commerce há interatividade entre apresentador e audiência. Enquanto a empresa apresenta um produto ou serviço, o público pode interagir e realizar a compra na hora. No passado, o recurso era utilizado pelos canais de televisão (como TV Shoptime).
Para a empresa de tecnologia pode ser que o live commerce não faça parte da estratégia de marketing digital. Independentemente disso, é inegável o aumento do uso de vídeos – em especial das transmissões ao vivo e dos webinários – como recurso de mkt na pandemia para atrair o novo consumidor tech.
Para se ter uma ideia, o Business Insider relatou que o Instagram registrou um aumento de nada mais, nada menos, que 70% no uso das lives. Pensando em vídeo marketing, outra pesquisa concluiu que a estratégia é utilizada como ferramenta de mkt em 81% das empresas.
A empresa tech pode utilizar as transmissões ao vivo e os webinários para abordar um assunto de interesse da persona e tirar suas dúvidas. Por exemplo, uma desenvolvedora de software pode apresentar um case de sucesso ou falar sobre os benefícios de suas soluções, deixando espaço para perguntas.
2 – Entregas de mercadoria na mesma hora da compra online
Se entregas no mesmo dia de produtos comprados virtualmente já encantam, o que dizer daquelas realizadas na mesma hora? É um bom exemplo de customer experience para o novo consumidor tech, concorda?
Conforme relatado nesta matéria, na China, as entregas de mantimentos geralmente demoravam menos de 20 minutos. Enquanto isso, pacotes contendo carregadores de telefone podiam chegar em horas.
Nesse cenário, o mesmo texto traz uma citação de Michael Zakkour, um consultor de comércio digital global e autor de New Retail: Born in China Going Global. Ele afirma que “a China está uns bons quatro ou cinco anos à frente de onde o Ocidente está em termos de logística e comércio digital e varejo”.
Na China pós-pandemia espera-se que o tempo de entrega de mercadorias avance e passe a ser realizado na mesma hora em que as compras foram efetuadas. Para uma empresa de tecnologia como a sua, a lição que tiramos é que o cliente não quer mais esperar.
Tomemos como exemplo a resolução de um ticket. Como uma equipe de suporte precisa agir para resolver problemas em tempo hábil? Talvez seja hora de pensar em melhoria de processo (e isso inclui as operações de marketing) para atender o novo consumidor tech.
3 – Pagamentos sem contato
Conhecido em inglês por contactless payment, os pagamentos sem contato não são nenhuma novidade para os consumidores chineses. Apesar disso, no ocidente a onda demorou a pegar.
De acordo com Chris Schreiner, autor do relatório e diretor da Syndicated UX Research, “todos na China usam rotineiramente pagamentos sem contato, mesmo as gerações mais velhas”.
A citação foi retirada deste artigo, que prevê que a China pós-pandemia continuará na frente dos ocidentais quanto ao uso dos pagamentos sem contato. Como mencionado no texto, ainda temos um longo caminho a percorrer antes que ele se torne o método de pagamento preferido em todas as regiões.
Tenha em mente, portanto, que o novo consumidor tech é antenado e espera migrar dos meios tradicionais de pagamentos para outros mais simples e práticos. Além disso, com o contactless payment ganhando tração, é bem provável que veremos um crescimento de fintechs.
4 – Carros elétricos
Os carros elétricos ganham destaque nos planos de estímulo da China pós-pandemia. A tecnologia atende outra demanda que vem sendo abordada há algum tempo: a de diminuir a poluição do planeta.
Embora haja alguma controvérsia, pois há quem diga que o processo de fabricação dos carros elétricos tem uma alta taxa de poluição, espera-se que, no fim das contas, esses veículos sejam mais ecologicamente corretos.
Assim como o novo consumidor tech está de olho nas inovações tecnológicas, ele também preocupa-se com questões ambientais.
5 – Cuidado com o conteúdo se torna mais frequente
Por ser ainda mais antenado, o novo consumidor tech sabe ser mais cauteloso com as informações que consome. Na prática, quer dizer que ele checa dados e tem uma tendência a ter suas fontes preferidas para se manter atualizado.
Isso significa que em termos de marketing de conteúdo há uma grande oportunidade para a empresa de tecnologia que deseja se destacar. Mas, para isso, é imprescindível ter cuidado nas informações divulgadas, prezando pela qualidade.
Lembre-se que o novo consumidor tech quer ser bem informado e busca aprendizado, ao mesmo tempo que não tem tempo a perder. Desse modo, para que sua empresa seja uma fonte de informação para seu cliente, crie conteúdo que esteja de acordo com as necessidades da sua audiência.
6 – A retomada do consumo será veloz, a princípio
Sobre esse ponto, precisamos fazer um complemento: o que garante que o consumo seguirá aumentando ou continuará sendo veloz a longo prazo?
Levando em consideração que os hábitos de consumo já mudaram, como o novo consumidor tech se comportará daqui para a frente? Para a empresa de tecnologia a boa notícia é que a pandemia acelerou os avanços tecnológicos, o que nos leva a acreditar que a tendência é pelo aumento da procura por serviços e produtos da indústria tech.
A automação é um caminho sem volta e cada vez mais organizações de outros setores tomarão conhecimento disso. Por esse motivo, negócios que atuam no segmento de tecnologia têm tudo para crescer mais e mais.
Como a competição também aumenta, sairão na frente as empresas que souberem se posicionar no mercado. Uma estratégia de conteúdo bem planejada pode ajudar a melhorar o posicionamento.
Se você está pensando em como fortalecer o inbound marketing na empresa, leia agora mesmo as 3 ações de marketing digital tech para o pós-pandemia.