9 dicas para criar um evento on-line de sucesso

Marketing Digital

9 dicas para criar um evento on-line de sucesso

15 de setembro de 2020

Estratégias como a criação de webinários ganharam força no setor de tecnologia. Conheça o passo a passo para criar esses e outros eventos on-line um evento online de sucesso!

O evento online se tornou muito relevante diante da pandemia da Covid-19. A impossibilidade de receber público fez com que muitas realizações planejadas fossem canceladas ou adiadas, enquanto outras se voltaram para o digital. O formato webinário virou grande oportunidade para uma empresa tech, que deve saber como planejá-lo.

Segundo uma pesquisa do site Feiras do Brasil, o formato de evento online já responde por pelo menos 25% do calendário de 2020. Só no segundo trimestre, foram mais de 230 realizações pela internet. Os webinários ganham relevância por trazer um conteúdo rico e interativo, favorecendo a geração e qualificação de leads.

Um dos motivos que atrai o público empresarial é a possibilidade de encontrar soluções que ajudem seus negócios a resistirem à crise. Então, o profissional de marketing precisa atuar em conjunto com os líderes de sua empresa tech para criar um webinário com propostas inovadoras e temas de impacto.

Essa estratégia pode ser ao vivo ou pré-gravada, mas como exatamente planejar e executar um webinário? Neste artigo, você encontra um guia especial com dicas importantes para o seu evento online. Continue a leitura!

1. Crie um tema matador

Usar a criatividade é o primeiro passo para realizar um webinário de sucesso. Uma empresa tech pode explorar diversos assuntos relacionados ao setor, mas o essencial é que o evento venda uma ideia, uma solução que possa ajudar o público.

Um tema matador é aquele que une criatividade e interatividade, entregando uma proposta inovadora com entrega de conhecimento. Um bom profissional de marketing sabe que todo material precisa dialogar com as personas e, no caso do webinário, não é diferente.

É essencial ter domínio do conteúdo e alinhar o tema com os negócios da marca para obter resultados com a estratégia. Pense nos seus objetivos: você quer aumentar o número de visitantes no site, convertê-los em leads ou nutrir leads atuais para os engajar?

A etapa do funil em que o público-alvo se encontra também serve como guia para definir o assunto. Aproveite as dúvidas do seu público na interação com o material de marketing como direcionamento estratégico.

Highlights

  • Relacione o tema ao seu produto/serviço/setor;
  • Entregue conhecimento e valor para o público;
  • Foque na resolução de problemas e dúvidas;
  • Tenha domínio do assunto;
  • Alinhe o tema com seus objetivos e com o funil de vendas.

2. Estude o modelo ideal 

O tema é um ponto de partida, mas a forma como o conteúdo será desenvolvido também deve ser planejado. O formato varia desde uma entrevista ou bate-papo com os convidados a palestras e videoaulas.

A definição dessa etapa também deve levar em conta os objetivos e o público-alvo, bem como os recursos disponíveis e se será ao vivo ou gravado. Não há receita de bolo: é o contexto em si que ajuda a entender que modelo se encaixa mais com o seu webinário. Alguns formatos possíveis são:

  • Entrevista: indicada quando há pelo menos um convidado. O ideal é trazer um especialista sobre o assunto escolhido, fundamentando-se em perguntas sólidas e dúvidas do público. Coletar sugestões nas redes sociais é uma forma de criar interatividade, tornando o evento online participativo, ainda que seja pré-gravado.
  • Perguntas e respostas: o público pode se engajar ao vivo mesmo, em um bate-papo direto com os convidados. Esses podem responder a dúvidas pré-coletadas e, posteriormente, abrirem para a participação dos espectadores. A coleta prévia das perguntas, no entanto, permite uma maior preparação nas respostas.
  • Painel: quando o vídeo traz vários convidados, é importante centralizar a ordem na figura de um moderador. Aqui, essa pessoa será responsável por organizar o tempo das respostas de cada um, realizar as perguntas e garantir a participação de todos nos assuntos abordados.
  • Videoaula: funciona bem quando a ideia é ensinar o público sobre um tema mais técnico ou dar dicas para realizar uma ação. É certeiro para atuar na dor da persona, permitindo explicar detalhes e benefícios do seu produto.

Highlights

  • Escolha o formato de acordo com tema, objetivos, público e demais contextos gerais;
  • Determine quem levará a informação ao público;
  • Será em tempo real ou gravado?
  • Interaja com o público, mesmo quando pré-gravado;
  • Selecione perguntas previamente no evento ao vivo.

3. Avalie as melhores ferramentas

Outra preocupação importante do profissional de marketing para planejar um evento online é selecionar as ferramentas. A plataforma de exibição, por exemplo, precisa ser fácil e intuitiva, garantindo uma boa experiência ao público em relação ao acesso.

Há várias ferramentas no mercado. Elas se diferem nas funcionalidades disponíveis, nos valores, na segurança, na possibilidade de engajamento com o público e na praticidade da interface. A escolha deve avaliar suas necessidades e o formato do webinário.

Lembre-se de verificar se o material fica salvo na plataforma após o término da realização, para que mais pessoas possam ter acesso ao seu conteúdo e você consiga novos leads.

Algumas ferramentas existentes são:

Highlights

  • Verifique a praticidade e as funcionalidades da interface;
  • Ofereça uma plataforma com boa experiência de acesso;
  • Garanta a participação do público;
  • Certifique-se de que é possível salvar o vídeo após a live.

4. Pense nos convidados

Os convidados são uma parte fundamental para qualquer evento, seja presencial ou online. Ainda que se trate apenas de uma videoaula, o ministrante precisa ter domínio das informações passadas e ter uma boa presença em vídeo.

Faz parte do profissional de marketing preparar todos os participantes com as condutas a serem adotadas e apresentar uma lista de possíveis temas proibidos.

Highlights

  • Selecione convidados com domínio no assunto;
  • Explique o que pode ou não ser abordado;
  • Alinhe os participantes com os objetivos do evento online.

5. Defina a melhor data para a transmissão

Assim como nas realizações presenciais, preocupar-se com a data de um evento online também pode favorecer a participação do público. Tanto o dia como o horário influenciam no retorno, porque possibilitam maior disponibilidade na agenda dos seus leads.

Detalhes como datas especiais, verificar os cronogramas daquela empresa tech concorrente e o próprio comportamento do setor são alguns pontos de destaque. Há estudos que indicam os dias mais apropriados, mas o que vale mesmo é conhecer o seu público e suas necessidades.

Highlights

  • Cuidado com datas e horários que coincidam com outros eventos;
  • Estude o comportamento do setor;
  • Escolha o dia de acordo com seu público-alvo.

6. Roteirize os tópicos e a estrutura da apresentação

Para atingir os objetivos da sua empresa tech, o webinário deve ser bem planejado também na estrutura do conteúdo. Não basta definir o que será falado, quem falará e qual será o formato. Você deve criar um roteiro, como se fosse um programa de televisão.

O tempo e a assertividade das informações são seus principais aliados na busca pela conversão do público e alcance dos objetivos. Uma transmissão muito longa pode dispersar os espectadores no meio. Por isso, foque em um material dinâmico, claro, objetivo e cativante. A habilidade de ter uma boa oratória também influencia nisso.

O ideal é seguir um padrão de organização, preparando um conteúdo on demand específico para a situação. Normalmente, a duração é em torno de 45 a 60 minutos, com introdução (até 10 minutos), apresentação (entre 20 e 30 minutos) e interação com o público (10 minutos).

Lembre-se de encerrar com um CTA (call-to-action), incentivando as pessoas a realizarem alguma ação e a interagirem com seu negócio. Seguir um cronograma predefinido é a chave para garantir o sucesso do evento online.

Highlights

  • Planeje a estrutura do conteúdo, com uma ordem para as informações;
  • Planeje o tempo, com até 60 minutos de webinário;
  • Separe o conteúdo entre introdução, apresentação e interação com público;
  • Atente-se ao cronograma.

7. Prepare os materiais adicionais

O conteúdo do webinário é o mais importante, mas não é o único. Lembre-se de que você precisará atrair o público e captar a atenção do começo ao fim, com informações relevantes e pertinentes relacionados ao tema. Os materiais ricos se tornam um reforço para a realização e também para a divulgação.

Procure filtrar as informações mais atrativas, sem entregar muito do que será abordado no seu evento online. A ideia é disponibilizar um aperitivo das soluções que serão apresentadas para o problema, mostrando que é possível resolvê-lo. Algumas ideias são e-books, artigos e vídeos de divulgação.

Além disso, os materiais adicionais também incluem os conteúdos de apoio, como apresentações PPT, vídeos e infográficos. Esse tipo de conteúdo ajuda a tornar o discurso mais interativo e dinâmico, sem se tornar muito maçante.

É uma forma de enriquecer o evento e auxiliar a oratória dos convidados. Porém, lembre-se de checar as ferramentas que serão necessárias para exibir o material, como projetores ou compartilhamento de tela.

Highlights

  • Desenvolva conteúdos para a divulgação;
  • Pense nos materiais de apoio, como apresentações, vídeos e infográficos;
  • Planeje interatividade para manter o público atento;
  • Lembre-se das ferramentas necessárias para apresentar esse material.

8. Promova o webinário

Se você seguiu a etapa anterior corretamente, já desenvolveu o seu material de divulgação. Mas não basta apenas torná-lo disponível no seu site e esperar que o público o encontre. Você precisa divulgá-lo para promover o webinário e garantir a participação.

Quanto mais pessoas foram alcançadas pela promoção, maiores serão as chances de sucesso para o evento online. Consequentemente, as oportunidades de negócios que podem ser fechadas devido à estratégia também se elevam.

O profissional de marketing tem uma variedade de canais em que pode explorar a divulgação: Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, WhatsApp, e-mail marketing, parcerias de conteúdos, mídia especializada, imprensa, entre outros. Os próprios convidados são uma ponte para atrair o público.

Além dos canais, algumas estratégias importantes para promover o webinário são:

  • Landing Page: a página de informações gerais normalmente acompanha um formulário de inscrição, que serve para captar leads;
  • Banner no site: dar destaque ao evento na página inicial da página da empresa reforça a realização para os leads que já acompanham a marca;
  • Anúncios: a mídia paga nas redes sociais, com segmentação correta do público, é uma forma eficiente de alcançar as personas que se interessam pelo conteúdo do webinário;
  • Save the date: esse tipo de campanha de e-mail marketing é uma forma de lembrar sua base sobre o dia do evento. É indicado inclusive enviar o link direto para a plataforma no dia da realização.

Highlights

  • Aproveite os conteúdos de apoio para reforçar a conscientização sobre o evento;
  • Divulgue o webinário em diferentes canais;
  • Faça uma boa segmentação das campanhas de marketing;
  • Busque parcerias para divulgação;
  • Crie lembretes de e-mail para seu público.

9. Organize um pós-evento lindo

O último item da nossa lista é o pós-evento. Quando a realização já aconteceu, pode ser o momento de colher os frutos dos esforços, aguardando os contatos dos leads. Porém, ainda há trabalho a fazer.

Estabelecer um relacionamento com os participantes é uma forma de reforçar o interesse pelo seu produto ou serviço, bem como a presença em futuras edições. Para isso, há algumas ações comuns no pós-evento:

  • E-mail de agradecimento: além de mostrar dedicação ao público, você ainda pode aproveitar para mandar materiais de apoio, instigando o público a adquirir sua solução;
  • Pesquisa de opinião: essa ação permite coletar informações sobre o evento e receber feedback de melhorias. A pesquisa traz insights para produzir realizações mais alinhadas com o interesse do público, como novos assuntos e sugestões de convidados;
  • Conteúdo extra: as informações apresentadas no webinário podem servir como fonte para criar novas peças de divulgação, como vídeos editados, conteúdos especiais e overview dos tópicos;
  • Disponibilização na íntegra: registrar um evento online e mantê-lo à disposição de novos públicos mantém a relevância do conteúdo explorado, tornando-o uma perene fonte de captura de leads.
  • Métricas: o estudo das métricas geradas durante e depois do evento permite entender os resultados gerados com um embasamento aprofundado sobre a participação do público. Elas também ajudam a conhecer melhor os leads e como qualificá-los no funil, traçando novas estratégias de relacionamento.

Highlights

  • Aproveite a participação do público para gerar vínculos posteriores;
  • Colete feedback para melhorias;
  • Crie materiais adicionais e disponibilize o vídeo na íntegra para continuar o buzz;
  • Analise os resultados após o evento.

Realizar um evento online é tão trabalhoso quanto os encontros presenciais, mas costuma gerar bons resultados. São muitos detalhes para cuidar, mas alguns deles podem ficar por conta de parceiros, como é o caso da produção dos conteúdos.

Confira como essa ajuda pode fazer a diferença nas estratégias de uma empresa tech!

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