Sua empresa de tecnologia tem dificuldades para converter leads a partir de conteúdos ricos? O problema pode estar no modelo de landing page.
Qual nota você dá para as landing pages que o seu time de marketing constrói? Os conteúdos de tecnologia precisam ser apresentados da melhor maneira para converterem os leads que vão gerar oportunidades para a equipe de vendas.
Até porque os visitantes que chegam às suas landing pages provavelmente já estão interessados na oferta desta página. Só precisam de um pequeno empurrão para preencherem o formulário e disponibilizarem seus dados.
Mas, se está difícil isso acontecer, pode ter algo de errado com a construção. Como fazer landing pages melhores e que realmente vão converter?
Principais assuntos desta postagem:
A importância das landing pages no marketing das empresas de tecnologia
No marketing digital, uma landing page é uma página da web independente, criada especificamente para uma campanha de marketing. É onde você quer que um visitante chegue depois de clicar em um link em um e-mail ou em anúncios do Google, YouTube, Facebook, Instagram, Twitter ou outros locais semelhantes da web.
Ao contrário das páginas da web, que normalmente têm muitos objetivos e encorajam a exploração, as landing pages são projetadas com um único foco ou objetivo, conhecido como call to action (ou CTA).
É esse foco que tornam as landing pages a melhor opção para aumentar as taxas de conversão de suas campanhas de marketing e diminuir o custo de aquisição de um lead.
Entenda a mecânica de uma landing page:
- Uma pessoa vê uma frase de chamariz e acaba em uma landing page com um formulário;
- O formulário é preenchido, transformando a pessoa de visitante em um cliente potencial;
- As informações dos campos do formulário são armazenadas em seu banco de dados;
- Você trabalha a qualificação e nutrição do lead com base nos dados que recebeu;
- Suas chances de torná-lo cliente vão aumentando à medida em que esse ciclo evolui.
Ferramentas de automação de marketing e dados sobre interação do usuário na landing page
Se você usar uma ferramenta de automação de marketing, será capaz de ver em qual landing page o lead converteu, quando e que outras interações ele teve com sua marca. Essas informações permitirão que você trabalhe em ações de marketing mais direcionadas.
Outro ponto importantíssimo das landing pages é que elas são responsáveis pelo ranqueamento dos materiais ricos nos buscadores. No caso dos blog posts, por exemplo, devemos trabalhar as técnicas de SEO e uso das palavras-chave no próprio texto, que aparecerá como resposta entre os resultados de pesquisas feitas pelas suas personas. No caso dos materiais ricos, as landing pages são fundamentais para esses materiais conquistarem um bom posicionamento.
10 dicas para saber como criar um modelo de landing page na empresa tech
Por que sua empresa de tecnologia deve se preocupar em como criar landing pages?
45% das pessoas que acessam landing pages são mais propensas a comprar um produto;as landing pages podem aumentar em quase 80% as taxas de conversão;se você aumentar sua quantidade de landing pages de 10 para 15, pode melhorar em até 55% sua geração de leads.Fonte: Viver de blog |
Nesta imagem vamos destacar os elementos mais importantes de uma landing page, nos quais você deve prestar muita atenção. Veja:
Abaixo, as dicas para tratar cada um eles!
1 – Falar a língua da persona
Você já deve conhecer o conceito de buyer persona. É a personificação do seu potencial cliente. O mapeamento da persona deve mostrar seu perfil, idade, hábitos e outras características que o ajudarão a traçar suas estratégias de marketing digital.
As landing pages utilizadas nas ações de marketing da sua empresa precisam falar a língua da persona, para criar o engajamento que levará ao tão esperado clique no botão de CTA (Call to Action, Chamada para ação). Priorize falar das dores e necessidades dela, e não do seu produto ou serviço.
2 – Definir um objetivo claro
Para criar uma landing page que seja eficiente, você precisa primeiro determinar os motivos de criá-la. Preencher uma pesquisa, fazer uma avaliação ou teste do seu produto, baixar um conteúdo como e-book ou se inscrever para um webinar?
É importante que você tenha um único e claro objetivo. Isso evita que a persona fique confusa sobre o que deve fazer e deixe de clicar na CTA.
3 – Usar uma CTA que engaje
A CTA será o elo entre a sua empresa e o lead. Por isso precisa ser uma chamada o mais relevante possível para quem esteja lendo a landing page.
Crie uma CTA que esteja no contexto do conteúdo apresentado na landing page e que tenha ligação direta com o que a persona vai receber quando clicar nela.
Dê preferência a frases ou palavras de ordem (ou no imperativo). Além disso, a CTA merece ganhar destaque no layout da landing page.
4 – Escolher layout atrativo para sua persona
Lembra de que falamos que é importante conhecer sua persona para traçar ações mais eficientes? Para escolher o layout das suas landing pages também. Por exemplo, sua persona prefere textos curtos e ir direto à CTA ou precisa de mais conteúdo para aumentar as chances de clique?
Outro fator que pode influenciar aqui é o que você estará entregando. Se a landing page tem o objetivo de entregar um infográfico, pode ser utilizado um layout mais enxuto. Se for chamar para um trial ou cadastro em um produto, lançar mão de um layout mais longo, para mostrar benefícios, depoimentos de cliente, entre outras informações, pode ser melhor.
Ah, não se esqueça que sua persona pode consumir conteúdos de tecnologia nos mais diversos dispositivos: notebook, smartphone, tablet. Então suas landings pages precisam ser responsivas para converter em todas as telas.
A interface deve ser amigável, agradável, dispor de comunicação clara e ter a CTA colocada em lugares estratégicos e com destaque.
5 – Usar recursos visuais
Cores, imagens e vídeos são alguns dos elementos que vão ajudar a tornar o layout da sua landing page mais agradável e atrativo. Mas ao explorar este tipo de recurso, vale seguir algumas regras básicas que também ajudam na melhor performance no momento de carregamento da página:
- Prefira imagens e mockups pequenos e mais leves;
- Aplique artes mais neutras ao fundo;
- Cuidado para não sobrecarregar e tirar a atenção da persona da sua CTA.
Lembre-se de que os recursos visuais devem ser harmônicos com a identidade da sua marca. Além de estar em sinergia com o perfil da sua persona.
6 – Escolher um título atraente
O título é a alma da landing page! Ele precisa ser objetivo e ao mesmo tempo atrair a atenção do leitor. Além de identificar o que o lead vai encontrar ao clicar na CTA. Ser direto e ‘pegar’ em uma das dores da persona é uma boa estratégia.
E lembre-se: sua landing page precisa entregar o que o título e seu conteúdo exploram. Caso contrário, perderá credibilidade junto a seu público alvo.
7 – Escolher bem as palavras-chave
Falando em título e conteúdo da página, não podemos esquecer das palavras-chave. Escolher com atenção as palavras-chave que serão utilizadas vai ajudar a gerar melhores resultados tanto nas buscas realizadas nos mecanismos de pesquisa quanto nas conversões.
Pois é, não basta escolher as palavras-chave certas, é preciso usá-las de maneira inteligente e que ‘agrade’ os buscadores. Um conteúdo de tecnologia, para performar bem, precisa ser otimizado de acordo com as práticas de SEO.
Concentre-se em termos específicos do seu negócio e nas palavras que fazem parte da sua estratégia e que possam ser conectadas com o assunto tema da landing page. Distribua as palavras escolhidas no decorrer do conteúdo e não esqueça de usá-las no título também.
8 – Ter atenção ao propor os formulários
O grande objetivo de uma landing page é capturar contatos dos leads e outras informações relevantes a partir dos formulários. Mas todo cuidado é pouco! Solicitar uma grande quantidade de informações poderá fazê-los desistir no meio do caminho.
Então, avalie com bastante atenção quais informações você vai solicitar e em que momento. Lembre-se de que quando falamos da jornada de compras, é preciso ser criterioso para entender o momento em que o lead se encontra para não parecer invasivo.
Tente priorizar as informações mais relevantes para identificar se o lead tem fit com seu negócio e se encaixa no seu perfil de cliente ideal. E depois, de acordo com a etapa da jornada em que cada landing page se encontra, você pode solicitar mais informações.
Dica extra: faça testes A/B ao criar landing pages
Como as landing pages são relativamente fáceis de fazer, você pode criar mais de um modelo e avaliar o desempenho de cada uma delas usando testes A / B. Essa técnica permite identificar qual a melhor forma de fazer suas ações de marketing digital e assim direcionar melhor sua comunicação futura. Mas faça uma alteração ou teste por vez, do contrário, fica difícil especificar o que ocasiona bons ou maus resultados.
Por exemplo: seu time pode fazer uma landing page com o objetivo de baixar um case de sucesso. Mas se você tem dúvida sobre qual cor usar no botão de CTA, faça o teste usando cores diferentes nas versões A e B . Assim, pode descobrir qual cor chama mais atenção e gera mais cliques para sua persona.
Não há dúvidas de que as landing pages — e os formulários que as acompanham — são dois dos elementos mais importantes da geração de leads. Elas ajudam a construir o engajamento do seu lead ao se concentrar em uma meta específica de curto prazo.
O uso adequado dos formulários, recursos visuais, marketing de conteúdo, SEO e todas as demais dicas que trouxemos vão ajudar a melhorar a performance das suas. Melhor ranqueamento deve atrair mais acessos e, portanto, aumentar as chances de conversão.
Por falar em conversão, vamos deixar aqui para você o link para um infográfico que mostra 6 modelos de conteúdo que convertem leads tech. Confira!