Tudo sobre Marketing de Conteúdo de tecnologia

Marketing de Conteúdo

Tudo sobre Marketing de Conteúdo de tecnologia

14 de janeiro de 2020

Conheça os 7 pilares do Marketing de Conteúdo de tecnologia e estabeleça todos eles na sua empresa tech.

Ao pensar em estratégias de marketing em empresas de tecnologia, o Marketing de Conteúdo deve ocupar espaço de destaque. Com os avanços tecnológicos, as mudanças na forma como as pessoas consomem informações e a queda do poder da propaganda direta, esse braço do Marketing Digital encontrou o terreno perfeito para prosperar.

Desenhar um plano de ação de Marketing de Conteúdo para empresas de tecnologia exige o conhecimento dos pilares que o sustentam. Portanto, apenas a partir deles será possível colocar em prática um planejamento consistente e assertivo, focado em resultados e conversões.

Em algumas empresas de tecnologia, investir em Marketing de Conteúdo ainda é um tabu, devido às dúvidas e incertezas sobre a eficiência dessas estratégias. Mas uma coisa é fato: quando bem-feito, os resultados aparecem.

O que dizem as pesquisas sobre o marketing de conteúdo de tecnologia

Uma pesquisa realizada pela HubSpot aponta que 55% dos profissionais de marketing afirmam que criar conteúdo para blog é a prioridade da sua estratégia de Inbound Marketing. Além disso, as empresas que focam esforços em seus blogs têm 13 vezes mais chances de conquistar um ROI (Retorno sobre Investimento) positivo.

Ainda de acordo com o estudo, 51% dos profissionais de marketing B2B dedicam tempo para a produção de peças visuais dentro da sua estratégia de Marketing de Conteúdo.

O Content Marketing Institute divulgou que o uso de Marketing de Conteúdo gera três vezes mais leads que anúncios pagos nos buscadores. Segundo o Demand Gen Report, 47% dos compradores acessam de 3 a 5 conteúdos da empresa antes de engajar com um representante do time comercial.

Portanto, esses dados reforçam a importância desse segmento do marketing dentro das organizações. Por isso, descubra a seguir tudo o que um profissional precisa saber para traçar um plano de Marketing de Conteúdo vencedor a partir de sete pilares.

Os 7 Pilares do marketing de conteúdo de tecnologia

1 – Persona

Identificar e elaborar as personas é um dos passos mais importantes dentro de qualquer estratégia de Marketing Digital. Esse perfil consiste em uma representação fictícia do seu Perfil de Cliente Ideal (ICP), a partir de informações demográficas, comportamentais e até psicológicas.

A partir desta persona torna-se muito mais fácil definir os conteúdos e formatos a serem produzidos. Isso porque, você e seu time passam a imaginar um interlocutor e tratá-lo de modo mais personalizado, reconhecendo e tratando as principais dores desse cliente ideal.

Mas para chegar ao perfil comportamental e psicológico da persona, é preciso seguir um roteiro. Por isso, aqui estão algumas perguntas que devem ser feitas na definição de persona:

  • Quais são as características psicológicas e físicas do meu cliente ideal?
  • Quais as atividades profissionais e pessoais que ele realiza no dia a dia?
  • Quem tem influência nas suas decisões?
  • Em quais meios e como ele consome informação?
  • Quais assuntos sobre o meu setor podem ser do seu interesse?

Uma dica: faça uma pesquisa com seus atuais e antigos clientes para desenhar essa persona. Se possível, entre em contato com clientes que considera ideais para saber o que eles esperam de uma parceria tech.

Hoje em dia, existem diversas ferramentas para questionários online. Em troca das respostas, você pode oferecer materiais especiais e outros benefícios.

2 – SEO

Sigla para Search Engine Optimization, ou otimização para os mecanismos de busca, em português, o SEO consiste em um conjunto de técnicas adotadas a fim de otimizar qualquer página na web, seja um blog ou um site específico. Dessa forma, essas páginas ficam bem posicionadas nos buscadores, em especial no Google.

Quando um site está bem ranqueado organicamente nos buscadores, ele conquista mais autoridade e mais acessos. E este é o sonho de todo profissional de marketing, não é mesmo? Ver sua página e seu blog no topo das pesquisas e os números de acessos orgânicos decolando no Analytics.

Aqui, uma série de fatores influenciam no SEO, como a otimização das imagens, uso de palavras-chave, títulos, link building, responsividade, meta description, tempo de carregamento, tamanho do conteúdo, URLs amigáveis, entre outros. O melhor é contar com um profissional especialista na área para ajudá-lo com essa tarefa.

Mas um personagem desempenha papel fundamental no SEO: a qualidade do conteúdo que a sua empresa publica. Quanto mais completo forem os materiais ofertados, maiores as chances de a sua página conquistar boas posições nos buscadores. Por isso a importância de desenhar uma estratégia consistente de Marketing de Conteúdo e produzir sempre bons materiais.

3 – Canais de distribuição de conteúdo

Uma das grandes vantagens do Marketing de Conteúdo é a variedade de canais à disposição que podem ser explorados, como blogs, e-mails e mídias sociais (Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, YouTube, Pinterest, etc.).

O segredo é incluir os canais de distribuição na estratégia da sua empresa, analisando a partir do comportamento da sua persona quais deles são mais efetivos e fazem mais sentido para o seu negócio.

Definidos os canais, também é muito importante decidir com inteligência o melhor conteúdo para cada um deles. Um conteúdo que performa bem nas mídias sociais talvez não seja o mais indicado para um e-mail marketing.

E, claro, é necessário testar e acompanhar os resultados sempre. Temos um tópico específico sobre isso, adiante, neste artigo.

4 – Formatos de conteúdos

É aqui que os profissionais de Marketing de Conteúdo deixam a criatividade fluir. Esse segmento do Marketing Digital oferece uma série de formatos diferenciados que podem e devem ser explorados na estratégia da sua empresa.

Os mais comuns são os blog posts e e-books. No entanto, existem outros que têm gerado mais retorno à estratégia de marketing. Este é o caso dos podcasts, quizzes e vídeos.

Aqui, mais uma vez, o primeiro passo é conhecer a fundo a sua persona para definir os melhores formatos. Tudo isso, sempre lembrando da necessidade de realizar testes e experimentar. Afinal, não existem fórmulas estanques  quando se trata de marketing de conteúdo de tecnologia — é tudo muito dinâmico.

Podcasts estão em alta por serem fáceis de consumir, em qualquer ambiente e hora. Vídeos tem se provado como o canal ideal para veiculação de propaganda. Por isso, já conquistaram o seu espaço.Já os quizzes são conteúdos que fazem sucesso nas redes sociais e rendem muita interação com seus leads.

5 – Funil de Marketing

O funil de marketing deve guiar a estratégia de Marketing de Conteúdo para empresas de tecnologia. Ele consiste em uma representação da jornada de compra do seu público-alvo, considerando desde o primeiro contato com a sua empresa até o momento da compra.

Graças a esse funil é possível aos profissionais de Marketing Digital desenhar uma estratégia consistente e assertiva, pensando nos melhores conteúdos a serem oferecidos em cada etapa desse método. E essa definição dos conteúdos é determinante para o sucesso e para o aumento das taxas de conversão.

O funil de marketing clássico é dividido em três principais partes: topo, meio e fundo.

Topo de funil

Nesta etapa, encontram-se pessoas em busca de informações sobre algum assunto específico, uma dúvida ou problema. Elas ainda não estão pensando em contratar um serviço ou produto. Ou seja, ainda não é o momento de fazer uma abordagem comercial.

O foco dos seus conteúdos deve ser educação, esclarecimento de dúvidas e satisfação de necessidades. Produza materiais explicativos, aprofundados e atraentes, fáceis de entender e, principalmente, de serem encontrados.

Meio de funil

O meio de funil tem como objetivo principal qualificar os seus leads. Quando a pessoa chega a esse estágio, ela já sabe que tem uma situação a ser resolvida e deseja encontrar a solução mais adequada.

Aqui os formulários de landing pages fazem toda a diferença para capturar as informações dos leads. E o incentivo para preenchimento do formulário é a entrega de um material especial, como um whitepaper, um ebook, umas inscrição em um webinário ou até mesmo um serviço ou ferramenta gratuitos.

Ao capturar esse lead, é o momento de os fluxos de nutrição entrarem em ação para coletar mais dados e identificar com mais precisão quem tem compatibilidade com o ICP.

Fundo de funil

Quando o lead finalmente chega ao fundo do funil, é o momento de convencê-lo a contratar o seu produto ou serviço. E isso não é responsabilidade apenas da equipe comercial, o marketing desempenha papel fundamental nessa etapa.

É o momento de entrar em ação conteúdos promocionais, cases de clientes, comparativos com a concorrência, demonstração da sua solução e outros materiais que falem sobre o seu negócio. E que tal oferecer um período de teste gratuito da sua solução? Ou um cupom de desconto? Essa é a hora.

6 – CTA

A famosa call to action (em português, chamada para a ação) é parte fundamental de qualquer ação de Marketing de Conteúdo. Mais do que apenas publicar ou promover um material, é muito importante pensar qual ação a sua empresa deseja que os leads façam ao consumir aquele conteúdo.

Existem algumas CTAs que são mais comuns, como as que pedem para o lead:

  • Se inscrever na newsletter;
  • Continuar navegando pelo blog da sua empresa de tecnologia;
  • Baixar um material rico que tenha a ver com o assunto de interesse;
  • Seguir a sua empresa nas redes sociais;
  • Oferecer um teste gratuito de produto, ferramenta ou serviço;
  • Divulgar inscrições em eventos online, como cursos e webinários;

Nenhum dos seus materiais deve ficar sem CTAs. Mesmo que seja uma frase curta e direta, é muito importante pedir para o visitante do site ou para o lead realizarem ações. Essa é uma das formas de promover o engajamento, muito necessário à qualificação e classificação dos leads ao longo da jornada pelo funil.

Aliás, é bem importante que a CTA seja visualmente chamativa e explore formatos diferentes como, botões e imagens clicáveis. Veja este exemplo:

Plataforma de gestão de conteúdo gratuita

Se você clicar no botão acima, poderá acessar nosso ecossistema tech de produção de conteúdo. Basta fazer seu cadastro gratuito. Deixamos o link dessa mesma landing page no corpo do texto. Desafiamos você a encontrá-lo agora!

Percebe como é muito mais efetivo deixar as CTAs visualmente em destaque?

7 – Métricas e Testes

Uma das grandes vantagens do Marketing de Conteúdo é a facilidade que suas ferramentas oferecem para mensurar as ações adotadas e realizar testes. Com plataformas cada vez mais integradas e robustas para construção do funil de marketing, além das informações fornecidas pelo seu site e mídias sociais, é possível medir em tempo real os resultados.

A dica aqui é sempre acompanhar de perto esses números e fazer testes de tempos em tempos a fim de identificar o comportamento da sua audiência e definir melhores práticas de acordo com a realidade da sua empresa e da sua persona.

Você já usa, por exemplo, o tagueamento de URLs? Com ele, é possível mapear a interação dos visitantes e leads conforme as campanhas e canais utilizados pelo marketing da sua empresa. Assim, é mais fácil identificar quais ações estão dando mais certo e quais canais oferecem mais retorno.

Além do tagueamento de links, você pode e deve contar com uma boa ferramenta de automação de marketing, que permita criação de landing pages, envios de e-mail e a geração de dados sobre o comportamento e a interação dos leads. 

Mas nem sempre é necessário usar ferramentas pagas para acompanhar os resultados. No marketing de conteúdo de tecnologia existem alternativas. O Google Data Studio, por exemplo, permite que você monte relatórios e painéis com informações sobre a saúde do site e o desempenho das principais páginas. Aliás, os links que você tagueou, podem ser exibidos em dashboards criados por você. 

Use o nosso ecossistema para aplicar os pilares do marketing de conteúdo de tecnologia

Agora que você já está por dentro dos pilares do Marketing de Conteúdo para empresas de tecnologia, comece a desenhar a sua estratégia e produzir os seus conteúdos. Para garantir assertividade e a inclusão de todos esses pilares com sucesso, use a nossa plataforma gratuita na execução das suas estratégias. Clique no botão a seguir para começar!

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