6 sinais que você pensa que faz inbound marketing mas não faz

Marketing Digital

6 sinais que você pensa que faz inbound marketing mas não faz

2 de fevereiro de 2017

Em algum momento você já cantou alguma música e depois percebeu que estava errando a letra o tempo todo? Por exemplo, na famosa cantiga “Se essa rua fosse minha”, é comum que as pessoas confundam “eu mandava ladrilhar”, que é a maneira correta de se cantar, com “eu mandava ela brilhar”.

Isso acontece porque o nosso cérebro forma falsas memórias. São memórias de situações que acreditamos ter vivido – como ouvir a letra de uma música -, mas que na verdade não passam de criações, ou distorções arquitetadas por nosso próprio cérebro. Dessa forma, acreditamos, sem restrições, estar cantando corretamente a canção.

Assim como muita gente acredita estar cantando “Se essa rua fosse minha” da forma correta, enquanto na verdade estão confundindo a letra, diversas empresas acreditam estar fazendo inbound marketing, mas na realidade não estão. Erros e desvios na estratégia afetam o rendimento e prejudicam o retorno esperado para a empresa. Por isso, confira a seguir 6 sinais de que sua empresa pode estar fazendo inbound marketing da maneira errada:

  1. Pular a etapa de planejamento

Parece simples, mas algumas empresas insistem nesse erro. Começar sua estratégia sem um planejamento definido é equivocado e põe em risco toda sua estratégia de inbound marketing. Para uma estratégia bem-sucedida, é fundamental um planejamento bem traçado, com objetivos claros e alinhados com toda equipe. 

Definir persona, conhecer o mercado e entender as forças e fraquezas da sua empresa são algumas das diversas etapas de um planejamento de marketing digital que, quando bem definido, tem a capacidade de gerar resultados e alcançar as metas pré-definidas.

  1. Sem dedicação, sem resultados

Aplicar o inbound marketing não é uma tarefa fácil e é preciso dedicação e comprometimento para que a estratégia seja efetiva e gere resultados. Entretanto, se tornou comum encontrar no mercado empresas que tentam encaixar o inbound marketing na rotina do escritório ou que não possuem uma equipe dedicada à sua estratégia.

Questões simples como estas mostram que o inbound marketing não está sendo aplicado da maneira correta, uma vez que a dedicação e foco são etapas importantes na tarefa de buscar resultados. Com um planejamento adequado, metas pré-definidas e uma equipe dedicada à alcançar os resultados, a sua estratégia se torna eficiente e certamente irá gerar retorno notável para a empresa.

  1. Não acompanhar os indicadores

A estratégia sem a presença dos indicadores é um grave erro que faz com que o inbound seja executado de maneira imprecisa. Sem o acompanhamento adequado, se torna difícil entender os pontos a serem melhorados, onde a estratégia está acertando e se as metas foram alcançadas.

Acima de tudo, inbound marketing é um estratégia que tem como objetivo gerar mais leads e negócios, sendo assim, o acompanhamento das métricas – como visitas e conversão de leads – se tornam necessárias para entender melhor o desempenho da estratégia e os resultados alcançados.

  1. Deixar o conteúdo de lado

Um problema que afeta diversas empresas que usam da estratégia de inbound marketing é o conteúdo pouco interessante e atrativo. O conteúdo é o ponto chave na sua estratégia, portanto, é necessário a produção de textos relevantes e que sejam de interesse à sua persona.

Com a persona traçada e suas dores definidas, o conteúdo que ao mesmo tempo cativa e conquista seu público-alvo, precisa educar e auxiliar na resolução dos problemas, sendo essa etapa importante para a progressão do consumidor na jornada de compras.

  1. Não utilizar blog na sua estratégia

Tem quem discorde, mas o uso do blog é indispensável para as estratégias de marketing digital. Certamente que muitos usuários estão presentes nas redes sociais, mas milhares de pesquisas são feitas no Google e pouquíssimas levam o usuário ao Facebook, por exemplo.

O blog, além de ser uma maneira de hospedar todo o seu conteúdo, a cada texto publicado é uma página nova e única que sua empresa possui e se destaca nos motores de busca. Alinhado com as estratégias de SEO, o blog serve como meio de conquistar visitantes e convertê-los em leads, isso mostra que sem o uso de um blog, a estratégia tem poucas chances de gerar os resultados esperados.

  1. É necessário nutrir os leads

Diversas empresas ainda falham neste momento não dando a devida importância para a estratégia, o que faz com que acabem perdendo uma boa oportunidade de fechar negócio. Sendo uma etapa importante e pouco administrada, a nutrição de leads é fundamental para manter o consumidor antenado e engajado com a sua marca.

Ignorar essa etapa faz com que o inbound marketing se torne menos eficiente, uma vez que esse é o momento de aumentar o engajamento e para melhor qualificar o lead, buscando entregar conteúdo relevante, que seja programado e direcionado para o momento e ocasião exatos, assim auxiliando na assertividade da estratégia.

Com a popularização do inbound marketing, diversas empresas adotaram a estratégia, mas nem todas estão fazendo da maneira correta. Ao fazer o seu planejamento, seguir todas as etapas e investir na estratégia ideal para o seu negócio é a certeza que você terá de retorno positivo e alcance de resultados para a sua empresa.

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