O planejamento editorial é uma etapa muito importante para colocar em prática sua estratégia de marketing digital. Ela se baseia em conteúdo relevante, mas não se resume apenas a escrever e distribuir.
Você precisa pensar previamente nos materiais mais adequados para sua estratégia, em quais canais promovê-los e em que momento. E claro, precisa ter uma forma prática de visualizar todas estas informações.
Para ter boa visibilidade deste planejamento, você deve contar com um calendário editorial. A construção de um calendário editorial será essencial para que você, seu time e se necessário, toda a empresa, tenha ciência do que está sendo desenvolvido em relação às suas ações de marketing de conteúdo.
Principais assuntos desta postagem:
Por que o calendário editorial é tão importante?
Planejar seu conteúdo com antecedência e organizar seu material em um calendário editorial vai poupar tempo do profissional responsável pela publicação. Afinal, ele terá toda a informação organizada dia a dia, para fazer o agendamento das publicações.
Além disso, ele propicia um entendimento mais profundo do que já foi produzido, das peças disponíveis para publicação, do que ainda será publicado. Dessa forma, os próximos passos a serem tomados na estratégia ficam mais claros. E você tem certeza que a matéria prima necessária para suas ações – o conteúdo! – estará disponível no momento certo.
No seu calendário editorial você deve registrar informações para sua organização, de seu time e de seus fornecedores, tais como:
- A persona para quem o conteúdo é direcionado;
- O formato de cada conteúdo;
- A etapa da jornada que ele representa;
- A situação do conteúdo, como um status;
- Data de publicação no blog da sua empresa;
- Data de promoção nas redes sociais que você atua.
Ah, entre outras coisas, estas informações direcionam priorização de ações dos envolvidos na execução do seu projeto!
Vantagens do calendário editorial no marketing digital
Para não restar dúvidas de que montar um calendário editorial é muito importante para sua estratégia de marketing digital, confira as principais vantagens desta ferramenta:
- Visibilidade das publicações – futuras e passadas;
- Maior controle sobre a estratégia de publicação dos conteúdos;
- Mais insumos para avaliação dos resultados de consumo do conteúdo;
- Melhor entendimento da estratégia de marketing;
- Facilidade de organização do dia a dia do time de marketing;
- Visibilidade das necessidades de prazo da produção do conteúdo;
- Facilidade de comunicação entre os envolvidos na estratégia.
E há algum tempo, nós da Motor de Conteúdo disponibilizamos um modelo para ajudar você na confecção desse calendário. Ele foi muito acessado! Sinal de que gestores de marketing de fato percebem sua importância.
Este modelo foi disponibilizado em planilha eletrônica para que o gestor de marketing pudesse montar o seu calendário editorial sem esquecer de nada. Nós promovemos algumas melhorias, e queremos que você conheça esta nova versão.
E trouxemos uma novidade!
Como melhorar a visibilidade do seu calendário editorial com o Trello
O seu calendário editorial vai fornecer uma visão ampla da sua estratégia de marketing de conteúdo. No modelo, em planilha eletrônica, você vai montar o seu. Mas desta vez, trouxemos mais uma opção para você fazer seu calendário editorial.
Ele deve servir para melhorar a comunicação e a colaboração de todos os envolvidos, para garantir o alinhamento de todos em prol dos objetivos traçados pela área.
Então preparamos um vídeo para mostrar como você pode levar as pautas registradas na sua planilha eletrônica – aquele nosso modelo, onde você registra o que precisa ser feito, que vai funcionar como um banco de dados para o Trello.
O Trello é muito prático para gestão de atividades, tem uma interface muito amigável e uma visão em formato de calendário que cai como uma luva aqui!
Acesse nosso modelo e confira também o vídeo! Você vai ver como disponibilizar facilmente seu calendário editorial! Não perca tempo, o ano está passando.