Em tempos cada vez mais colaborativos no marketing, que demanda inúmeras estratégias de marketing digital e mais profissionais com diferentes especialidades como SEO, analytics, campanhas, planejamento digital e inbound, fica cada vez mais complicado ter tudo dentro de casa. A gente sabe!
O marketing digital está sempre mudando. O que funcionou há um ano já não existe mais. “Melhores práticas” de cinco anos atrás, já não servem mais para hoje. Manter-se não só por dentro, mas atualizado com as tendências é quase impossível.
É por isso que, em algum momento, você vai precisar de um consultor ou agência de marketing digital para te ajudar.
Pense bem: ter uma boa metodologia, templates ou processos mais otimizados ajudaria sua estratégia de marketing digital? Ou, talvez apenas ter mais velocidade nas ações já resolveria o seu desafio atual? É sabemos que, provavelmente, não!
Então, vamos começar explicando quem, exatamente, um consultor de marketing digital é e o que ele faz:
Os consultores de marketing digital são profissionais qualificados com uma ampla gama de conhecimentos: negócios, comunicação, e o mais importante, marketing.
Você pode ter uma equipe de 2, 5 ou 20 pessoas para lidar com seu marketing digital, mas eles são quase sempre contratados para executar e não escrever a estratégia.
Exatamente por isso normalmente as empresas procuram consultores de marketing digital quando desejam terceirizar os serviços de marketing. Já que os consultores costumam trabalhar ao lado de equipes existentes nas empresas para desenvolver, expandir e implementar estratégias de marketing bem-sucedidas.
Um consultor pode criar um plano estratégico de marketing online de acordo com as necessidades da sua empresa como forma de alavancar sua marca no mercado e fazê-la ganhar mais reconhecimento.
Como assim?
Os objetivos de um consultor de marketing digital estão em aumentar o número de vendas de produtos ou serviços de uma empresa e na capacidade de gerar conhecimento de marca online.
Ele tem potencial para espalhar a mensagem da sua marca pela internet de forma rápida e estratégica. O plano de um consultor de marketing digital para uma empresa pode incluir uma série de táticas de marketing de guerrilha que ajudam a realizar o objetivo: ser reconhecido e atrair clientes!
(Fonte: Bigstock)
Mas, além de oferecer idéias e opiniões acionáveis de uma perspectiva objetiva, há muitos benefícios em contratar um consultor de marketing digital. Veja:
#1 Economia nos custos da equipe de marketing
Ah, isso é o que todo gestor quer ouvir: menos custo e mais resultados!
Ok! Embora não seja uma varinha mágica, a contratação de uma consultoria de marketing digital pode reduzir SIM os custos da sua equipe de marketing!
Se você contratou uma equipe de profissionais freelancer experientes, por exemplo, você estaria gastando o mesmo ou mais do que contratar uma agência que vai se especializar no seu negócio. E isso não inclui o pacote de benefícios que você teria que fornecer. Um consultor ou agência de marketing digital custa muito menos e proporciona experiências e conhecimentos muito altos na área de marketing.
#2 Otimização de recursos
Através do método tradicional de contratação, ou seja, internamente, a única maneira de aumentar sua produção e marketing para obter melhores resultados seria contratando mais funcionários, não é mesmo?
Já as agências de consultoria têm acesso a equipes de pessoas habilitadas e capazes de implementar mudanças em uma estratégias de marketing digital. E o melhor: tudo em um pacote só. Afinal, não é fácil encontrar o profissional que se encaixe diretamente e perfeitamente com a sua empresa. A gente sabe!
#3 Total envolvimento com as tendências de marketing digital
Uma equipe interna sempre está muito atarefada e nem sempre tem tempo para ler e acompanhar as últimas tendências da área de marketing, SEO, ou de mídia social.
Uma agência de marketing digital possui profissionais que estão 100% ligados às novidades. Com um consultor, você obtém acesso às últimas tendências de marketing ficando atualizado com as mudanças mais recentes possíveis como, por exemplo, o algoritmo do Google ou então saber quais canais onlines são os mais adequados ao nicho da sua empresa.
#4 Mais velocidade
Como o time da consultoria de marketing digital é especializado, ajuda a encontrar os caminhos e como fazer de forma mais rápida porque já está habituado a fazê-lo. Diferente de um profissional interno que precisa dedicar energia a outras atribuições, o que o impede de ficar monitorando e implementando novas ações tão rapidamente. Os consultores digitais lideram a estratégia para que você possa executar da melhor forma possível.
#5 Acompanhamento dos seus concorrentes
Os seus concorrentes tem o próprio aplicativo? Ou possuem ferramentas próprias para os clientes terem acesso? O site é mais otimizado?
Sabemos que não é fácil ficar acompanhando as mudanças em todos eles, muito menos entender as estratégias que os fazem se sair bem no mercado. Este é um trabalho de um consultor digital, que vai acompanhar tudo isso e notificá-lo quando você estiver atrasado. Assim, ele vai lhe dar as recomendações necessárias sobre o que você precisa fazer para estar à frente dos concorrentes.
Um bom consultor digital realizará pesquisa competitiva para ver onde seus principais concorrentes estão, onde estão investindo tempo e dinheiro, e, assim, permitem que você saiba se vale a pena para você manter o ritmo ou mudar o rumo.
#6 Conhecimento da persona
Provavelmente você já ouviu o ditado: “conheça seu cliente”. É um clichê antigo no mundo do marketing. Talvez a razão pela qual esse ditado ainda persista hoje é porque realmente é mais do que um desafio.
A personalidade do comprador é o processo de aprofundar as atitudes e os comportamentos de seus compradores, conhecendo seus pontos de dor, e as soluções de que precisam para funcionar melhor. Ou seja, é uma abordagem sistemática para entender as pessoas que comprarão de você, o que faz com que você tenha que pesquisar sobre eles e verificar quais informações os atraem ao ponto de comprarem de você.
A consultoria de marketing digital tem 100% dessa visão. Ela pode ajudá-lo a alinhar o seu marketing de conteúdo com o que é importante e relevante para os seus clientes.
#7 Análise de dados
Produzir conteúdo não é só desenvolver temas que atraem o leitor. Claro que este é um ponto importante, como já observado acima. No entanto, é preciso fazer todo o monitoramento do envolvimento nos canais de transmissão. Afinal, você precisa medir quem, como e quais resultados os seus conteúdos estão trazendo, não é mesmo?
É aí que a consultoria de marketing digital entra: a consultoria já tem pessoas especializadas e preparadas para fazer todo o levantamento necessário do seu conteúdo – sem que você tenha que ficar se preocupando. Por exemplo, é preciso analisar os dados gerais, obter os insights, verificar se está de acordo com a sua proposta inicial, avaliar os dados por mês/conteúdo, entre outros muitos detalhes.
Além disso, essa prática já oferece para a própria consultoria uma visão mais abrangente do que está dando certo e o que não está!
#8 Melhor direcionamento financeiro
Vamos lá… Em todo o processo do seu marketing digital você vai ter algum gasto financeiro – na verdade, inúmeros gastos – que, se você não souber avaliar, poderá gastar além do necessário. Para saber onde e como investir verba, é preciso muito estudo.
A qualidade com que um profissional de uma agência de marketing digital presta em uma consultoria de marketing digital acaba gerando melhor controle dos seus investimentos financeiros. Sabe por que? A consultoria de marketing digital te ajuda a controlar os gasto definindo orçamento de marketing.
Não esqueça que você precisará investir em mídias digitais e, neste caso, a consultoria te auxilia a identificar o que de fato vai gerar resultados para sua empresa, qual a melhor forma e qual o momento certo de investir. Assim, você não gasta dinheiro à toa, com estratégias que não darão certo!
Conte com uma consultoria de marketing digital e aplique seu orçamento em ações que vão otimizar o resultado no seu marketing! Se você quer saber mais sobre isso, entre em contato conosco para entender melhor de que forma podemos ajudá-lo com está estratégia.