Não estar atento ao planejamento coloca em risco todo a estratégia. Um bom planejamento possibilita uma gestão eficiente dos resultados e dos ajustes necessários, sem pesar no seu orçamento de marketing.
Que o marketing digital é pauta presente na mesa dos profissionais de marketing das empresas de tecnologia, isso não é novidade, já faz um bom tempo. O ponto chave é: o planejamento está sendo feito corretamente visando melhores resultados? E mais: os resultados estão sendo mensurados corretamente? E vamos além: e o planejamento está sendo ajustado de acordo com o resultado mensurado?
Preparamos este post para tratar com mais profundidade este assunto, que na teoria pode parecer muito mais simples que na prática.
Para começar, é importante reforçar que o marketing digital oferece às empresas de tecnologia uma grande variedade de estratégias que podem ser utilizadas pra gerar melhores resultados a um menor custo. Porém, algumas empresas não dão a devida às etapas de planejamento e mensuração dos resultados. Isso acontece por, em alguns casos, não enxergarem com clareza por onde começar e quais caminhos seguir.
Confira, passo a passo, como planejar sua estratégia de marketing digital:
#1 Delineamento de objetivos: antes de começar uma estratégia, é preciso saber exatamente onde se quer chegar. Tendo definido seu objetivo final, será mais fácil direcionar seus trabalhos e enxergar o caminho que se tem pela frente. Para traçar seus objetivos, tenha em mente a sigla SMART, que, do inglês, indica que suas metas devem ser específicas, ambiciosas, realistas e com um tempo estipulado para seu alcance.
#2 Conhecimento da persona: sua empresa precisa saber com quem deseja se comunicar, como seu público se comporta, como interage, e como pode ser atingido. Criando uma persona, ou seja, um perfil fictício que contemple as características das pessoas que sua empresa deseja atingir, ficará muito mais fácil encontrar seu público e levar a ele conteúdo relevante e valioso. Afinal, como vamos convencer alguém que temos o produto certo para suas necessidades, se não conhecemos de fato quais são os seus principais desafios?
#3 Entendimento dos canais digitais: quando já se estabeleceu os objetivos da estratégia e para quem direcioná-la, é o momento de conhecer sobre os canais de divulgação que levarão seu marca até a sua persona, por exemplo, redes sociais, sites de busca, e-mail marketing, entre outros. O marketing digital permite que se combine diversos canais em uma mesma campanha. Logo, sua empresa pode optar por seguir somente um meio, ou apostar na convergência. Uma boa estratégia é sempre testar os canais por um determinado período e avaliar os resultados. Desta forma será possível identificar os canais mais atrativos para sua persona.
#4 Produção de conteúdo: é o seu conteúdo que irá atrair a atenção da sua persona, e é por meio dele que sua empresa irá se relacionar com o lead, dando a ele informações que facilitem o seu dia a dia, conduzindo-o a comprar seu produto ou serviço. É importante que seu conteúdo seja compatível e adequado às plataformas escolhidas para divulgação. Por exemplo, textos muito longos não funcionam bem no Facebook, assim como o uso de hashtags são extremamente eficientes no instagram, e por aí vai. O grande segredo da produção do conteúdo é planejar o conteúdo de acordo com a persona. É preciso trabalhar o marketing de conteúdo de fora para dentro, ou seja, baseado no que o mercado precisa e não de dentro para fora, abordando as maravilhas do seu produto. Erro ainda muito comum.
#5 Detalhamento do cronograma de ações: planejar seu conteúdo com antecedência, além de poupar tempo do seu time, garante uma visão mais ampla do que há de material disponível para publicação. Desta forma fica claro saber quais são os próximos passos das pautas que devem ser preparadas. Para ajudar sua empresa de tecnologia em sua campanha de marketing digital, preparamos este modelo de calendário editorial gratuito, confira!
#6 Acompanhamento dos resultados: é fundamental mensurar os resultados obtidos, comparar com anos anteriores, diagnosticar o que deu certo e o que não deu, de forma a antecipar erros em estratégias futuras. O marketing digital muda rapidamente, por isso é preciso estar atento e garantir que o investimento feito de fato apresenta os resultados esperados. Quando isso não acontece é preciso rever o mais rápido possível as estratégias.
Seguindo esse passo a passo, sua empresa de tecnologia irá conseguir orientar-se melhor antes, durante e após a sua campanha de marketing de conteúdo, aumentando suas chances de obter sucesso.
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