Está difícil encontrar o fornecedor ideal para sua estratégia de criação de conteúdo de tecnologia? Confira 7 pontos importantíssimos que sua empresa pode considerar.
O marketing de conteúdo se apresenta como um grande pilar no processo de comunicação com sua persona. Por essa razão, para aumentar a audiência e qualificar o lead para alavancar o giro dos negócios, é fundamental aproveitar os ganhos trazidos pela criação de conteúdo.
Isso porque se os materiais que sua empresa divulga possuem a profundidade e a clareza que sua audiência precisa, é possível fidelizá-la. No entanto, como escolher um fornecedor de marketing de conteúdo para sua empresa?
Ainda, quais são os critérios que você deve considerar para escolher um bom parceiro, especializado em tecnologia? Será que qualquer um consegue abordar com clareza e precisão o contexto de TI?
Para conseguir encontrar a agência de produção de conteúdo mais capacitada, confira estes 7 pontos que devem ser analisados. Com isso, temos certeza de que você terá a ajuda de que precisa para atingir os melhores resultados na sua empresa tech:
Principais assuntos desta postagem:
1 – Entendimento do seu negócio
Embora existam muitas agências focadas na criação de conteúdo, nem todas trarão os resultados que você espera. Enquanto algumas atuam com clientes em vários nichos, outras desenvolvem um trabalho direcionado para um setor específico.
Sendo assim, o primeiro ponto a ser avaliado é o grau de entendimento da agência sobre sua empresa, seus produtos e serviços, clientes e segmento de atuação. Colocando em outros termos, é fundamental que você se concentre nas principais agências de marketing de conteúdo que atuam em seu nicho.
Assim, considere a complexidade e a especificidade dos temas relacionados ao seu negócio e certifique-se que o fornecedor tenha ampla experiência no mercado de tecnologia. Esse conhecimento do setor tech permite a identificação dos temas ideais para cada momento da jornada de compra do seu cliente.
Aliás, quando a Useall, desenvolvedora de soluções para facilitar a gestão de empresas, decidiu investir na produção de conteúdo, procurou por uma agência com know-how em tecnologia. Você pode conferir aqui como foi o processo de busca e quais os resultados atingidos.
2 – Serviços oferecidos
Você já tem uma equipe interna e precisa de braços extras para criação de conteúdo? Ou, quem sabe, quer terceirizar toda essa estratégia?
Seja qual for a resposta, seu objetivo é obter o apoio de uma agência que atenda a um determinado número de expertises, certo? A questão toda é que o processo de produção de conteúdo envolve algumas etapas.
Por mais “simples” que seja o texto, ele precisará passar por uma revisão. E, em caso de um material rico, quem fará a diagramação? Outro aspecto: você conta com um profissional responsável por criar a pauta?
Vale lembrar que, embora um membro de sua equipe possa realizar uma tarefa, isso não significa que essa pessoa deva fazê-lo. Você pode, por exemplo, delegar a atividade à agência para que possa desenvolver novos conhecimentos internos.
Portanto, quando for contratar uma fornecedora para a estratégia de criação de conteúdo tech, verifique se ela possui profissionais com experiência nas diferentes etapas do processo.
3 – Criação de conteúdo com estratégia
Todo bom redator e toda agência que se destaque sabem que existem técnicas de marketing, como as boas práticas de SEO, que textos em blogs, por exemplo, precisam atender. Contudo, a parte estratégica não pode ser negligenciada.
É exatamente por esse motivo que a criação de conteúdo precisa ser pensada de forma conectada com seus objetivos de negócio. Um fornecedor pautado em conteúdos relevantes para sua audiência consegue desenvolver materiais que vão ao encontro do planejamento da sua empresa tech.
Outro fator importante a considerar quando tratamos de estratégia é a linguagem adotada. Afinal, de nada adianta desenhar um planejamento perfeito na teoria, mas que peca na execução.
Uma agência especializada na criação de conteúdo para o segmento tech conhece as dores das personas, pois sabe o que a audiência procura. Assim, consegue conversar com o público com a profundidade esperada, mas sem o linguajar técnico que pode afastar o lead.
Gustavo Andrade, gerente de marketing da Alternativa Sistemas, percebeu essa diferença depois que dirigiu parte dos esforços de marketing de conteúdo para uma agência especialista em tecnologia.
“Comparando com outras experiências, às vezes essa parte do entendimento da persona ficava um pouco vaga”, relatou aqui. E com um conteúdo mais assertivo, os resultados melhoraram, pois a empresa conseguiu aumentar em 70% o engajamento em seu site.
4 – Flexibilidade na criação de conteúdo
Você sabe tanto quanto nós que o mercado tecnológico é um dos mais movimentados e dinâmicos. Com isso, até mesmo o planejamento mais cuidadoso sofre impactos e necessita de mudanças rapidamente.
Pense o seguinte: sem um fornecedor de criação de conteúdo flexível, como sua empresa se manterá conectada com sua audiência e com o momento do seu negócio?
Por isso, certifique-se que o parceiro de inbound marketing terá flexibilidade para adequação de temas, canais de divulgação, palavras-chave e estratégias de conteúdo que acompanhem este movimento.
5 – Plano de produção de conteúdo
O preço é outra peça importante na hora de decidir a melhor agência de marketing que irá atuar na criação de conteúdo tech. Aqui vale prestar atenção nos planos que ela possui.
É interessante que ela ofereça opções que atendam às necessidades do seu negócio. Para exemplificar, a Kyros Tecnologia queria contratar serviços de produção de conteúdo especializado. Todavia, desejava uma contratação leve, pautada pela flexibilidade.
A Kyros desenvolve, gerencia, implanta e mantém os sistemas de seus clientes funcionando. Como contamos neste texto que traz marketing de conteúdo e exemplos, a empresa encontrou a resposta no conteúdo on demand, ou seja, pré-pago.
Entretanto, como cada caso é um caso, é ideal que a agência ofereça também outros planos, como a possibilidade de um atendimento consultivo para cuidar do planejamento e da produção.
6 – Credibilidade na criação de conteúdo
Conquistar o mercado tem relação direta com a credibilidade de sua marca. Para garantir que nada venha a abalar sua imagem, consulte os clientes do fornecedor.
Uma ótima maneira de saber sobre o trabalho da agência é conhecer os cases e os diferentes tipos materiais que ela produz. Além de, claro, seus textos para redes sociais e blog.
7 – Inovação
Se o segmento tech está sempre inovando, por que a criação de conteúdo deve ficar para trás? Dessa maneira, é válido verificar como a própria agência lida com a inovação.
Como exemplo, é interessante que o fornecedor ofereça um ecossistema para potencializar a comunicação entre os times de desenvolvimento em TI, marketing e vendas. Isso dará uma visão acurada do que está sendo produzido e das datas de entrega, bem como garantirá mais eficiência.
Falando em ecossistema e inovação, sua empresa de tecnologia pode começar, agora mesmo, a utilizar gratuitamente uma plataforma voltada para criação de conteúdo tech. É só clicar aqui e se cadastrar.