Produzir conteúdo digital sobre tecnologia é fundamental na estratégia de marketing de qualquer empresa do setor. Confira 5 razões pelas quais você deve aumentar essa produção.
Como anda a sua estratégia de marketing de conteúdo? Você está produzindo tech content em quantidade suficiente? Está explorando todos os formatos disponíveis? As suas personas estão chegando até a sua empresa?
Essas são perguntas que todo profissional de marketing digital de uma empresa de tecnologia precisa se fazer com frequência.
Mas uma coisa podemos adiantar: você precisa começar a produzir mais conteúdo sobre tecnologia para alavancar os seus resultados e aumentar o lucro do negócio.
Quer saber por quê?
Continue a leitura deste texto que iremos listar 5 motivos pelos quais todo profissional de marketing deve investir mais na produção de tech content.
Principais assuntos desta postagem:
1 – Melhore seus resultados na busca orgânica
Conquistar as primeiras posições nos buscadores, em especial no Google, é o sonho de todo responsável de marketing. Nas empresas de tecnologia, isso não é diferente. Para que isso seja possível, vários detalhes precisam ser colocados em prática na hora de montar o seu site e blog, como o uso correto de todas as técnicas de SEO (Search Engine Optimization).
Porém, um elemento desempenha papel fundamental nesse processo: o conteúdo. Dentro da sua estratégia de marketing de conteúdo é muito importante ter consistência e atualizar o seu blog semanalmente.
Uma frequência de publicações de tech content de qualidade garante melhor desempenho na busca orgânica. E quanto mais bem posicionados estiverem o seu blog e site, maiores as chances de você captar leads e se tornar referência na mente do seu público-alvo.
2 – Palavras-chave: Concentração e volume fazem a diferença
O estudo e uso correto das palavras-chave na sua estratégia de marketing de conteúdo são fundamentais. Na hora de produzir conteúdo digital, atentar-se a esse detalhe garante melhor desempenho nos buscadores e mais pessoas acessando os seus materiais.
Aqui, é muito importante mapear todas as palavras-chave que são relevantes para a sua empresa de tecnologia, de acordo com as soluções que você oferece e as necessidades do seu cliente.
Em seguida, pense em diferentes conteúdos que podem ser produzidos a partir delas. Explore conceitos, exemplos, formatos e temas variados dentro da mesma palavra-chave. Tudo isso irá fazer a diferença para o sucesso das suas ações de marketing digital.
É importante que você tenha conteúdos desenvolvidos para palavras-chaves de grande volume de pesquisa. Mas descobrir um novo termo é como encontrar uma mina de ouro. Por isso, criatividade e conhecimento das suas personas, para saber o que elas buscam e pensar como elas, é fundamental. Da mesma forma, é muito importante usar as chaves de busca de médio e baixo volume.
3 – Trabalhe diversas personas ao mesmo tempo
Essa é outra vantagem muito importante de se produzir cada vez mais conteúdo digital relevante e especializado na sua empresa de tecnologia. Com certeza, você possui mais de uma persona (perfil de cliente) de acordo com as funcionalidades das suas soluções.
Aqui, é preciso pensar em estratégias de marketing de conteúdo para cada uma delas. Ao publicar tech content variado e explorar todas as oportunidades do mercado, o profissional de marketing digital consegue desenhar estratégias bem focadas em cada persona do seu negócio, o que melhora os resultados e a qualidade dos leads gerados.
Uma dica aqui é conhecer a fundo a sua solução e como ela pode contribuir no dia a dia de cada persona. Assim, você consegue pensar em conteúdos bem segmentados e assertivos.
4 – Ofereça formatos diferenciados e saia na frente da concorrência
Hoje em dia, o conteúdo digital pode ser oferecido ao seu público-alvo em diferentes formatos, como blog posts, podcasts, depoimentos de clientes, vídeos, infográficos, ebooks, webinars, entre outros. E isso faz toda a diferença nos resultados das suas ações.
Você conhece a forma como a sua persona consome informação sobre o universo em que a sua empresa de tecnologia está inserida? Já testou diferentes formatos para comparar performance? Se a resposta for não, saiba que você está perdendo tempo.
Comece hoje mesmo a produzir mais conteúdo de tecnologia pensando nos diversos formatos à sua disposição. Dessa forma, você conseguirá impactar novas pessoas em plataformas diferentes, além de aumentar a sua credibilidade na sua área de atuação e ficar por mais tempo na mente da sua audiência.
5 – Esteja sempre atualizado e informe a sua audiência
Um dos grandes trunfos do mercado de tecnologia é a informação. Mais do que você, profissional de marketing de conteúdo, estar sempre por dentro do que está acontecendo e das novidades, o importante é sempre repassar isso ao seu público-alvo o mais rapidamente possível.
O lançamento de uma nova funcionalidade, produto ou serviço, uma mudança no mercado ou uma alteração em uma legislação, por exemplo, são assuntos que precisam ser explorados como conteúdo digital e disponibilizados na hora nos canais da sua empresa.
Tenha uma estratégia mensal ou bimestral de produção de tech content, mas saiba que esse universo está em constante transformação e a sua equipe de marketing precisa estar preparada para incluir essas demandas repentinas.
Como aumentar já a produção de conteúdo digital sobre tecnologia?
Agora que você já conhece 5 razões para aumentar a sua produção de conteúdo de tecnologia, não há por que esperar até amanhã, não é mesmo?
Mas faltam pessoas na sua equipe para colocar tudo isso em prática? Isso não é mais motivo para deixar de produzir tech content e publicar.
Com um plano de produção de conteúdo on demand, você escolhe como prefere contratar o seu conteúdo especializado em tecnologia de acordo com as necessidades da sua empresa e as estratégias desenhadas pelo seu time de marketing digital.
Com o plano de conteúdo sob demanda, não existe um contrato fixo mensal e você encomenda apenas os materiais que precisa naquele momento, ganhando mais liberdade e agilidade.
Ficou interessado no plano de produção de conteúdo on demand para a sua estratégia de marketing digital? Entenda melhor como ele funciona e descubra por que ele foi feito sob medida para o seu negócio.