Neste ano estreamos o Boletim Tech e, por isso, vamos trazer para você um resumão do que aconteceu no mundo da tecnologia na nossa retrospectiva 2019.
Nessa época do ano costumamos olhar para os meses que ficam e analisar as mudanças pelas quais passamos, quais objetivos alcançamos, que projetos conseguimos colocar em prática e quais ficaram para um próximo momento.
Deixando de lado a conotação um tanto romântica que essa reflexão traz, no âmbito profissional também é importante que façamos isso.
No mundo da tecnologia, as coisas acontecem muito rápido e, em apenas um ano, muita coisa nova surge. Claro que nem sempre conseguimos aplicar tudo. Mas ter um conteúdo tech com pontos de destaque, vem bem a calhar.
Então, leia e guarde esse post em seus favoritos. Ele é um resumão de conteúdo tech para você lembrar o que aconteceu no mundo da tecnologia em 2019.
Boa leitura!
Principais assuntos desta postagem:
Destaques da retrospectiva 2019 no mundo da tecnologia
Inteligência artificial, IoT e todo tipo de automação na prática
O uso de inteligência artificial tem sido apontado como tendência já há alguns anos. Essa trend já mudou a forma de produzir conteúdo e em 2019 foi usada para trazer rapidez e precisão à identificação de câncer de mama, doença que preocupa mulheres em todo o mundo com risco de mortalidade intimamente ligado ao acesso do diagnóstico e ao tratamento adequado, no tempo certo. Pois, velocidade neste caso é essencial!
Já o aplicativo Instagram passou a usar inteligência artificial no combate ao bullying, por meio de alertas ao usuário que pretende publicar um comentário que pode ser ofensivo. Uma outra feature permite a restrição de acesso aos seguidores “problemáticos”.
Um relatório da Oxford Economics aponta que em 2019 o fundo composto por 90 empresas de ponta na indústria de robótica, automação e inteligência artificial cresceu mais de 18%. E, já no 2º trimestre do ano, a demanda por trabalhos relacionados à Inteligência Artificial e Machine Learning vinha em crescimento, ao mesmo tempo em que essa tecnologia era aplicada em diversas áreas, como saúde e entretenimento.
Por falar em demanda por mão de obra, quanto o assunto é IoT, o estudo IoT Signails, divulgado pela Microsoft, revela que a adoção desta tecnologia está sendo rápida e os entrevistados acreditam que, em até 2 anos, 30% da receita das suas empresas virá da Internet das Coisas. No entanto, o estudo também mostra que o setor enfrenta uma significativa falta de mão de obra especializada em IoT.
Esses fatos mostram que as novas tecnologias, por vezes tão temidas por eventualmente substituírem seres humanos em alguns postos de trabalho, trazem ganhos para toda a sociedade, assim como novas oportunidades profissionais. Além é claro dos ganhos de negócio, como aumento de produtividade e eficiência, não só operacional, como também estratégica.
A redes sociais seguem em evolução
A Snap, empresa responsável pelo Snapchat, divulgou em seu relatório fiscal do 2º trimestre de 2019 que sua receita cresceu 12% em relação ao mesmo período do ano passado. E a rede também obteve uma maior retenção de usuários. No 3º tri, as coisas seguiram bem, e a rede rede social de mensagens ganhou 7 milhões de usuários no período. Ao todo, o Snapchat contava na época com 210 milhões de usuários ativos diariamente no mundo. Número que compra sua retomada de popularidade em 2019.
Enquanto isso, o nosso queridinho WhatsApp realizava testes em iPhones para permitir que mensagens de áudio sejam ouvidas pelas notificações. Assim, o usuário não precisa abrir o aplicativo para acessar o conteúdo. O aplicativo também realizou testes com um sistema de pagamentos próprio, algo similar ao Apple Cash. Em 2020 ele deve estar liberado.
Ah, sabe por que chamamos o Whats de “queridinho”? Porque 93% dos usuários acordam com o despertador dos seus dispositivos móveis e destes, 38% olham as mensagens do app antes de sair da cama.
Já o Facebook anunciou no meio do ano o lançamento do News Tab, seu futuro serviço de notícias. A proposta é reunir uma equipe de jornalistas experientes, provenientes de diferentes canais e mídias, para montar um feed com as histórias mais recentes e relevantes.
Outro lançamento do Facebook atualizou o Creator Studio. As contas comerciais passaram a poder agendar seus posts do Instagram e seus vídeos da IGTV com até 6 meses de antecedência na plataforma. E mais recentemente, a rede social lançou um aplicativo chamado Viewpoints, que tem foco em pesquisa de mercado. Os usuários que responderem suas pesquisas serão recompensados e o objetivo é coletar informações das pessoas que usam seus serviços para melhorar, por exemplo, o Instagram e o WhatsApp.
E em meio à digitalização dos negócios, o LinkedIn lança uma ferramenta para criação de eventos offline. É o Eventos, ferramenta gratuita para que os usuários planejem, anunciem e convidem pessoas para encontros ou reuniões presenciais.
Ciência de dados na mira das empresas
No ano de 2019 muito se falou (e usou) a ciência de dados. Na mira das empresas, é ela quem vai permitir que a imensidão de dados gerados por todos nós diariamente seja utilizada de forma a agregar valor às relações.
O Gartner prevê que até 2020 85% das interações entre empresas e consumidores acontecerão sem a intervenção de humanos. Isso significa mais dados. E é a ciência de dados que vai ajudar a trazer insights, entender tendências e comportamentos para direcionar os negócios no futuro, formulando as análises de uso relevantes para esses dados em cada organização.
Por isso trouxemos no nosso Boletim há alguns meses sugestões de cursos gratuitos para aprender ciência de dados. Falamos também sobre as linguagens Julia e Phyton, importantes para quem quer seguir nesta área. É um pouco técnico, mas você pode compartilhar com o pessoal aí a sua empresa.
Veja as sugestões de cursos gratuitos aqui.
Vale ressaltar que a ciência de dados pode ser uma excelente aliada também para fazer marketing de tecnologia.
Fica a dica para 2020!
Economia da recorrência na tecnologia
O evento Superlógica 2019 teve como tema a economia da recorrência. Esse conceito vem mudando o mercado e a forma como as empresas se relacionam com seus clientes. O consumidor não quer mais comprar algo, ele quer pagar para usar algo, enquanto, quando e na quantidade que lhe convém. Então, os vínculos longos, com grandes pacotes, caem em desuso.
Veja as informações da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que indicam uma queda de -6,86% no número de domicílios com acesso à TV por assinatura entre os meses de julho de 2018 e junho de 2019. Houve tempo que se pagava até pelo aparelho onde se trocava os canais, agora, queremos pagar apenas pelo conteúdo que estamos consumindo, não pela programação toda disponível, que muitas vezes nem acessamos.
Entre Netflix e diversos aplicativos de streaming, como o Telecine Play e Globo Play, a Amazon anuncia acordo de licenciamento exclusivo de conteúdos da Disney no Amazon Prime Video, para toda a América Latina. É um fenômeno semelhante ao causado pelo Spotify na indústria fonográfica.
Para que comprar vários discos inteiros se posso pagar menos e ter acesso apenas às minhas músicas preferidas?
Economia da recorrência no marketing de conteúdo
Nós da Motor Tech Content participamos do Superlógica 2019, e aproveitamos para lançar nosso novo modelo de trabalho, sob demanda. Nossos clientes podem contar com conteúdo especializado em negócios de tecnologia sem precisar de contratos fechados com fee mensal.
Mas como funciona?
O clientes se cadastram na nossa plataforma online e gratuita. E isso já permite que participem do Ecossistema Tech de Produção de Conteúdo e contratem a execução de materiais especializados quando for preciso. Neste caso, os clientes pagam para consumir apenas o tipo de conteúdo que precisam — desde uma chamada para rede social ou post de blog até um infográfico ou vídeo e assim por diante.
Você pode clicando no botão aqui do lado Plataforma de gestão de conteúdo gratuita
Quem sabe é uma boa alternativa para suas estratégias e orçamento em 2020. E, assim, você também pode contar com a economia de recorrência no seu dia a dia no marketing tech.
Aproveitando, quanto vale para você um conteúdo de tecnologia? Responda esse quiz rapidinho e descubra.
O que o profissional de marketing tem a ver com tudo isso?
Para os profissionais de marketing que atuam em empresas de tecnologia, é fundamental estar por dentro do que acontece no setor. Desta forma, é possível tanto usufruir das novidades para obter ganho no marketing de tecnologia quanto para contribuir com soluções e ideias junto às áreas de negócios.
Acompanhar a evolução das redes sociais, por exemplo, pode ajudar a trazer insights de como usá-las para estar mais próximo do público-alvo da sua empresa.
Como aqui na Motor fazermos marketing de conteúdo tech, acompanhamos bem de perto esse setor. Por isso criamos o Boletim Tech, em que semanalmente trazemos um apanhado geral sobre o que está acontecendo no mundo da tecnologia.
Neste post trouxemos algumas das notícias apresentadas. Mas temos muitos outros conteúdos d=sobre marketing e tecnologia no nosso blog.
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