Veja como a Alternativa Sistema conseguiu aumentar de 30% para 70% o engajamento dos visitantes no site. Conheça esse case de marketing que tece ajuda do conteúdo especializado em tecnologia.
Em meados de 2019, a Alternativa Sistemas decidiu procurar algumas opções de produção de conteúdo, como terceirização e atendimento sob demanda. Foi uma pesquisa no Google que fez os caminhos da empresa começarem a se unir aos da Motor Tech Content e seus redatores especializados.
A Alternativa Sistemas está localizada na cidade paulista de Bauru e desenvolve soluções voltadas para comércio e e-commerce. Neste case de marketing, mostramos a você como aconteceu a parceria entre as empresas e os resultados alcançados até o momento.
Principais assuntos desta postagem:
Por que a Alternativa Sistemas se tornou um case de marketing de conteúdo
Gustavo Andrade, gerente de marketing da Alternativa Sistemas, conta que o primeiro contato com a Motor aconteceu em 2019, mas que a parceria entre as empresas foi firmada em 2021. A mudança de cenário resultante da pandemia foi citada como a principal razão para a Alternativa precisar de ajuda.
Alguns integrantes da equipe de Andrade optaram por seguir um outro objetivo de vida e, portanto, desligaram-se da empresa. Por conta de toda a reestruturação, a Alternativa, que produzia — e ainda produz — conteúdo internamente, precisava de reforços.
“Fez total sentido ter um conteúdo sob demanda”, conta Andrade, explicando um dos motivos pelos quais decidiram iniciar com a Motor Tech Content. Isso porque o desafio da Alternativa era o de atender a uma demanda recorrente de curto prazo.
Andrade comenta que já tentaram dar conta dessa demanda com freelancers e até outras agências. Mas, nas palavras dele:
“Queria o melhor dos dois mundos”.
Gustavo Andrade, Gerente de Marketing da Alternativa Sistemas.
Ou seja, uma o gerente de marketing precisava de uma equipe que tivesse redatores especializados, mas também revisores. Além disso, havia a necessidade de que o “conteúdo entregue fosse o mais assertivo possível e tivesse a menor necessidade de retrabalho”.
Quais são as vantagens dessa parceria?
O gestor conta que durante o período de testagem da produção dos conteúdos conseguiu se certificar de que a Motor não era “mais uma agência com o mesmo papo de vendedor das outras”. Foi então que viu os pilares de confiança, assertividade, empatia com o cliente e retrabalho zero serem levados a sério por todo o time.
Além disso, Andrade cita o trabalho bem direcionado dos redatores especializados. De acordo com ele, os produtores de conteúdo entendem bem a persona, a empresa e o ambiente em que ela está inserida.
“Comparando com outras experiências, às vezes essa parte do entendimento da persona ficava um pouco vaga”, relembra Andrade.
Outra vantagem citada pelo gestor é poder contar com uma empresa de marketing totalmente focada em atender o segmento de tecnologia, pois isso garante a profundidade do conteúdo entregue.
Sobre isso, Andrade diz estar muito satisfeito também com o trabalho de revisão dos textos, etapa pela qual passam todos os conteúdos produzidos pela Motor.
“Fiquei impressionado com a qualidade da entrega”.
Qual a importância da estratégia de conteúdo para a Alternativa Sistemas?
Como a Alternativa possui redatores internos e procurou a Motor Tech Content para atender a uma demanda recorrente, já dá para perceber que a criação de conteúdo é algo importante e muito valorizado por eles. Andrade confirma isso, dizendo que o conteúdo faz parte dos pontos mais importantes da estratégia na empresa.
Para explicar, ele conta que a Alternativa acredita no crescimento mútuo com parceiros e clientes. “Um dos pilares para movimentar esse crescimento em conjunto é justamente compartilhando know-how (…) e esse conhecimento compartilhado permite que a gente consiga crescer mais”, relata o gestor. Não é à toa que a Alternativa se tornou um case de marketing.
Quais os resultados obtidos com o marketing de conteúdo?
A Alternativa Sistemas passou por uma mudança de estratégia geral. Isso, somado aos conteúdos de qualidade produzidos pela Motor Tech Content, ajudou a empresa a ter um aumento de 30% para 70% de engajamento no blog, além de 400% mais de visitantes no site.
Parte disso, segundo Andrade, se deve ao fato de que hoje os textos no blog possuem um tom de voz adequado e sem o linguajar técnico da área que muitas vezes pode afastar o lead. Para ele, isso ocorre justamente porque a Motor possui redatores que entendem como funciona o segmento de tecnologia.
Além disso, a Alternativa conta com uma equipe que sabe do que precisa para atrair esse público.
Case de marketing: como funciona a relação entre Alternativa e Motor no dia a dia?
A Alternativa utiliza o plano on demand, isto é, sempre que precisa de um conteúdo, a equipe entra na plataforma desenvolvida pela Motor para comprar créditos. Em outras palavras, seria o mesmo que contratar um conteúdo pré-pago.
Vale ressaltar que a intermediação entre solicitante e a equipe da Motor ocorre pela plataforma. Ela faz parte de todo o ecossistema disponível para as empresas tech.
Uma vez que a solicitação é criada, segue um fluxo definido. Graças a ele, é possível ter um processo de produção de conteúdo organizado, por meio da contratação simples e prática de redatores especializados.
Para resumir a facilidade e os benefícios do ecossistema da Motor, Andrade é direto:
“Sob demanda, prático, do jeito que a gente tá vivendo: on-line e digital”.
Gustavo Andrade, gerente de Marketing da Alternativa Sistemas.
O gestor de marketing complementa, dizendo que recomendaria a Motor por oferecer um serviço sob demanda e self service, com liberdade para escolher o conteúdo e rapidez durante todo o processo.
Caso você também possua uma empresa de tecnologia, pode se cadastrar gratuitamente no Ecossistema Tech da da Motor. E se, assim como a Alternativa Sistemas, que é um case de marketing, você precisar de redatores especializados, pode igualmente adquirir créditos para a produção de conteúdo.
Compre créditos no Ecossistema Motor Tech Content