Uma das tendências do marketing digital que mais atende o ritmo e estilo de vida do atual consumidor: conheça o real-time marketing.
Com o advento da internet, a criação do 3, 4 e 5G e a popularização dos smartphones e dispositivos móveis, o comportamento de consumo da sociedade tem enfrentado grandes mudanças.
De acordo com a Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia, da empresa PwC, os consumidores digitais são imediatistas, seletivos e exigem experiências adaptadas às suas próprias preferências, contextos e horários.
Para se adequar a estas tendências, o marketing digital deve ser ágil e aproveitar o timing das novidades na hora de desenvolver suas estratégias.
Acompanhe este artigo para entender melhor o que é o real-time marketing e por que aderir a esta tendência no marketing de conteúdo para empresas de tecnologia é uma boa ideia!
Principais assuntos desta postagem:
Influência dos novos comportamentos de consumo de conteúdo no marketing digital
Como ficou claro na introdução deste artigo, o fácil acesso à internet tem impactado o comportamento da sociedade em relação à forma com que o consumo de conteúdo digital ocorre.
A VidMob, empresa conhecida por sua plataforma de tecnologia criativa, produziu um relatório sobre tendências de consumo de conteúdo digital chamado State of Social 2020, e apontou os seguintes dados:
- 40% do tempo livre dos entrevistados é gasto em plataformas de vídeo e streaming.
- 53% das pessoas disseram que estão usando o Youtube e o Instagram mais do que no ano passado.
- 81% dos entrevistados disseram que estão mais propensos a ler notícias por meio de mídias sociais do que por outros meios.
Quanto a este último tópico, nos últimos anos a mídia social se tornou a principal fonte de notícias, superando sites e outros meios tradicionais. Alguns fatores contribuíram para esta tendência, entre eles acesso gratuito, capacidade de compartilhamento, mais tempo gasto em frente às telas e, novamente, o imediatismo.
Segundo a VidMob, um tweet é mais atraente do que um artigo de 880 palavras. Além disso, as agências de notícias confiam no Twitter e no Facebook para promover as notícias, o que condiciona ainda mais o uso social. No entanto, entre audiências qualificadas, materiais mais longos e aprofundados geram mais leads e conversões.
O fato é que o marketing digital deve estar atento a essas características e trabalhar de forma ágil para não perder o timing da comunicação. No marketing de conteúdo para tecnologia, por exemplo, não transmitir as novidades conforme elas surgem pode custar grandes oportunidades de engajamento e relevância.
Se você ainda está se perguntando o que exatamente é o real-time marketing, vamos mostrar agora.
Uma nova estratégia de marketing digital: real-time marketing
Real-time, em português, significa “em tempo real”. Ou seja, real-time marketing é a adaptação das estratégias de marketing digital ao novo perfil imediatista e conectado do consumidor e da sociedade. O que se traduz em ações de marketing ágeis e multicanais.
Este conjunto de ações digitais é mais popular entre as marcas com perfis em redes sociais, porém, é muito vantajoso quando utilizada em outros meios, como na produção de marketing de conteúdo para empresas de tecnologia, por exemplo.
Mas quais as vantagens dessa abordagem? Estar por dentro das novidades pode gerar engajamento e proximidade do público com a marca. A partir do cenário montando pelas ações de marketing, o público consegue se identificar com a informação e começar um diálogo que pode abranger outros nichos e aumentar o alcance do negócio.
Uma boa ação de marketing em tempo real é criada a partir de quatro práticas. Vamos entendê-las a seguir:
# 1 – Escute seu público
Nem todas as novidades funcionam para todos os públicos, não é verdade? Para não investir em ações de marketing ineficientes, é necessário entender as dores, gostos e interesses do público-alvo da marca. Só assim a estratégia será capaz de falar a mesma língua de quem consome o conteúdo e, desse modo, gerar aproximação.
# 2 – Não perca o timing
Como já deve ter ficado claro, o marketing digital em tempo real deve estar sempre atento para não deixar a oportunidade passar. Sempre que um tópico aparece nos trends do Twitter, por exemplo, ou está em alta no Instagram, existe um tempo, geralmente curto, em que o assunto continuará relevante. Perder este timing pode culminar na criação de mais um conteúdo perdido no meio de um público-alvo saturado.
# 3 – Seja ágil
A agilidade é tão importante quanto conhecer o público-alvo. Assim que o profissional de marketing digital identifica um cenário que pode gerar engajamento, o que pode ser o “meme” do momento, é necessário agir rápido para colocar a estratégia em ação antes que o timing se perca e todo o trabalho se torne infrutífero.
# 4 – Aposte na segmentação do conteúdo
Esta última prática demanda algumas reflexões. Nem todos os cenários serão duradouros o suficiente nem responsáveis por gerar uma quantidade de interações que valha a pena a elaboração de um vídeo no Youtube, por exemplo. É necessário refletir sobre o conteúdo para identificar se uma ação rápida de pouco investimento, como um tweet ou uma foto no instagram, já serão suficientes.
Como trabalhar o real-time marketing na empresa de tecnologia?
O real-time marketing pode ser uma abordagem vantajosa também para empresas tech, principalmente se o profissional conseguir apontar como a tecnologia poderia ser útil em determinado cenário.
Vamos imaginar o casamento real do príncipe William e Kate. Um evento como este demanda muita mão de obra e milhares de libras investidas em fornecedores, aluguéis e organização em geral. O profissional de marketing poderia usar este evento para mostrar como um software para organização cerimonial é fundamental, e como pode ser essencial também para quem organiza eventos comuns.
As possibilidades do real-time marketing são infinitas, mas independentemente do foco, a agilidade é essencial. Responda ao quiz para saber o quão ágil é sua empresa tech!
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