Produção de conteúdo evergreen: sua empresa tech sabe como fazer?

Marketing de Conteúdo

Produção de conteúdo evergreen: sua empresa tech sabe como fazer?

17 de abril de 2023

Como sua empresa tech está melhorando a visibilidade e o alcance de seus textos? Produzir conteúdo evergreen é uma estratégia que pode aumentar esses números! 

Ao produzir artigos para o blog, a empresa espera que seus materiais se mantenham “vivos” pelo máximo de tempo possível. Ou seja, entreguem informações úteis sem que se tornem ultrapassadas para o leitor.

O desafio, porém, está em produzir esses conteúdos. Na hora de escrever os artigos, é comum o redator apresentar alguns vícios de linguagem. É o caso do uso de palavras como “ontem”, “hoje”, “amanhã” e “atualmente”, que tendem a deixar o material datado. A mesma regra vale para a estruturação do planejamento de conteúdo, que pode trazer apenas tópicos temporais e pouco relevantes.

Os chamados conteúdo evergreen, ou posts duráveis como muitos conhecem, são materiais sem prazo de validade. Não importa quando são escritos ou publicados, eles simplesmente mantêm a relevância para os leitores, mesmo que se passem meses ou anos. 

Existem conteúdos que tratam de assuntos específicos e não apresentam problema em ser datados? Sim! Artigos sobre tendências, notícias e reportagens são alguns exemplos. Entretanto, isso não significa que a empresa deve apostar unicamente neles. Escrever de forma atemporal e trabalhar tópicos duradouros também é necessário para aumentar a credibilidade da marca e gerar mais leads qualificados.  

A seguir, veja os cuidados para fazer um conteúdo evergreen e quais as vantagens de produzir esse tipo de material para sua empresa tech! 

O que é conteúdo evergreen?

Conteúdo evergreen, também conhecido como post durável, nada mais é que um termo usado para descrever um artigo atemporal. Isto é, aquele texto que passa informações úteis e mantém a sua relevância não importa quanto tempo passe. 

A diferença entre um conteúdo datado e um conteúdo evergreen está no tipo de assunto abordado no texto e na forma com que o redator transmite as informações. O conteúdo datado costuma focar em abordagens e eventos mais específicos, enquanto o conteúdo evergreen trabalha temas mais amplos e de linguagem abrangente.

Tópicos como, por exemplo, “Atualmente, o mercado está aquecido, com empresas investindo cada vez mais em tecnologia” / “Ontem, o Gartner divulgou os obstáculos para finanças autônomas” / “Segundo a Tesla, amanhã será lançado um novo produto”,  indicam que os conteúdos estão tratando de eventos isolados e, portanto, não são duradouros. Eles não apresentam conceitos atemporais. A pessoa que os ler futuramente, vai saber que os materiais contém informações relacionadas a assuntos passageiros.

Já tópicos, como, “De que forma as empresas estão potencializando seus resultados?” / “Quais são os obstáculos das finanças autônomas?” /  “O que o ser humano pode esperar para o futuro quanto à inovação e tecnologia?” mostram que o conteúdo possui uma linguagem mais abrangente e, portanto, traz informações sem prazo de validade. Os materiais podem ser lidos em qualquer data e ainda assim se mostrar relevantes para o leitor.

Vantagens de produzir conteúdo evergreen

Devido à quantidade absurda de conteúdos disponíveis na rede, o Google realizou uma nova atualização, a fim de filtrar os materiais realmente úteis para os usuários. Artigos com pouca ou quase nenhuma qualidade perderão o seu espaço no buscador, bem como os materiais escritos por dispositivos robóticos.

Essa atualização liga um alerta para as empresas: é preciso mais do que nunca inserir conteúdo evergreen no planejamento estratégico. A produção desses artigos será praticamente um divisor de águas para a empresa criar uma presença robusta e destacar seu modelo de negócio.

Além de diferenciar a empresa das concorrentes, a produção de conteúdos atemporais garante outros benefícios interessantes que também precisam ser mencionados. São eles:

Garantia de autoridade sobre o assunto

Uma vez que o conteúdo evergreen aborda informações úteis para curto, médio e longo prazo, mais pessoas passam a acessar e se interessar pelos artigos. Isso faz com que, aos poucos, a empresa tech adquira mais autoridade sobre o assunto, sendo vista por muitos como uma especialista no seu segmento. 

Melhora a posição nos mecanismos de busca

Produzir artigos atemporais também é uma forma de melhorar o posicionamento do blog em sites de pesquisa, uma vez que se tornam mais relevantes para os usuários. Além disso, os materiais que contêm informações duradouras atraem visitantes mais engajados e qualificados, que permanecem mais tempo na página e possuem mais chances de conversão.

Maior chance de conseguir backlinks

Ao conquistar autoridade sobre o assunto e aumentar a relevância da página nos mecanismos de busca, a empresa de tecnologia consegue também ampliar a chance de receber backlinks em seus textos. Outros sites passam a reconhecer o blog como uma fonte confiável de informação, sabendo que qualquer conteúdo postado no blog é útil e relevante para os leitores. 

Exemplo de conteúdo evergreen x datado 

Para explicar melhor a diferença entre um conteúdo evergreen e um conteúdo datado, veja a seguir dois exemplos que preparamos. Ambos abordam o tema de redes sociais, mas o nosso time usou abordagens diferentes na escrita, sendo um conteúdo mais temporal e outro atemporal.

Exemplo de conteúdo evergreen

Redes sociais para empresas tech: como usar da melhor forma?

“Ver e ser visto é importante, mas como as empresas tech podem aproveitar as redes sociais para fomentar mais oportunidades? São muitos os canais e tão pouco tempo para testar e descobrir qual é o melhor para sua empresa de tecnologia.

Segundo pesquisa do Content Marketing Institute, 96% dos profissionais de marketing de tecnologia usam as mídias sociais como sua principal estratégia de marketing de conteúdo

Já o relatório Future of B2B Content 2019, da Walker Sands, revelou que 63% das empresas B2B citaram a mídia social como sua principal forma de atrair novos clientes.

Você não pode se dar ao luxo de não manter presença. Mas isso também não significa que você deve estar em todas elas. Sim, as redes sociais para empresas são capazes de melhorar o conhecimento da marca e a geração de leads, mas é necessário usá-las com inteligência para não perder tempo e dinheiro.”

Nesse primeiro exemplo, vemos uma linguagem atemporal, mesmo apresentando dados de 2019. A informação é útil, reflete a importância de estar nas redes (mas não em todas elas) e são apresentadas pesquisas para dar base à afirmação. A escolha do título também foi pensada de forma estratégica para atender a uma dor do leitor, independentemente do tempo.  

Exemplo de conteúdo datado

Redes sociais: o que esperar em 2023?

“As redes sociais se mostraram ferramentas valiosas para empresas de tecnologia alcançarem suas personas e aumentarem a presença digital. Porém, com a evolução constante dessas plataformas e as mudanças repentinas nas preferências dos usuários, é preciso ficar atento às tendências de mídia social para que as estratégias usadas nesses canais não sejam ultrapassadas.

Abaixo, confira as previsões para as redes sociais em 2023 e como elas podem ser aplicadas para melhorar as estratégias de marketing e criar conteúdos de tecnologia relevantes. 

1- O interesse pelo TikTok aumentará

2- Regras de conteúdo de vídeo

3- O orçamento de anúncios está crescendo

4- A autenticidade venderá melhor

5- A escuta social aumentará

6- O público se transformará em comunidades leais

7- Realidade aumentada e realidade virtual crescem em popularidade

8- Micro e nanoinfluenciadores serão favorecidos

9- O áudio social se tornará mais popular

10- As redes sociais serão usadas para atendimento ao cliente”

Já nesse exemplo vemos que o conteúdo é mais específico, trazendo informações relevantes para um período de tempo determinado. Os tópicos apresentados neste material terão uma relevância muito menor no próximo ano, porque já terão surgido novas tendências sobre o assunto. O título desse material também estabelece um prazo de validade para o conteúdo que, nesse caso, é 31 de dezembro de 2023.

Como evitar que um conteúdo fique datado

Sabendo que o conteúdo evergreen é valioso para as estratégias e campanhas de marketing, o desafio, agora, é saber como produzir esses artigos ou até mesmo evitar que um conteúdo relevante fique datado. Abaixo, veja algumas dicas que podem ajudar:

1- Foque em conceitos atemporais

Tutorial de produtos novos, artigos sobre tendências, reportagens sobre eventos tecnológicos e notícias de mercado são tópicos temporais, ou seja, atendem dores e necessidades de um evento específico. Podem ser produzidos e publicados pela empresa, mas se o foco é entregar conteúdos que superam o teste do tempo, deve-se priorizar conceitos e tópicos mais amplos, tais como:

  • Dicas para melhorar a produtividade e resultados;
  • Desafios e soluções na segurança cibernética;
  • Impactos da tecnologia em indústrias e segmentos;
  • Explicação sobre conceitos técnicos; entre outros.

2- Use linguagem intemporal 

Outro ponto importante para construir um conteúdo evergreen é evitar o uso de gírias, jargões ou referências culturais de uma determinada época. O ideal é sempre priorizar uma linguagem mais neutra e intemporal, abordando ideias e conceitos que sejam compreendidos por todos os usuários, e sejam relevantes em qualquer tempo ou localidade. 

3- Atualize o conteúdo regularmente 

Atualizar o conteúdo regularmente também é uma estratégia inteligente para manter o conteúdo útil e atemporal. A empresa pode atualizar os seus artigos sempre que sentir necessidade, surgir novas tendências e pesquisas de mercado, ou desejar trazer tópicos mais aprofundados acerca de um assunto.  

Revitalização como estratégia para resolver os conteúdos datados

A revitalização é uma abordagem que consiste em modificar um conteúdo já produzido pela empresa tech para aumentar a qualidade do material e torná-lo mais atualizado. Essas mudanças podem ser aplicadas em suas postagens de blog, páginas de produtos, infográficos, ebooks, tutoriais, whitepaper e até mesmo vídeos. 

As principais práticas que podem ser usadas nessa estratégia, envolvem: 

  • Adicionar novas informações: são inseridos novos trechos e tópicos, a fim de deixar o conteúdo mais robusto e completo. Aqui podem ser acrescentadas informações mais recentes, estatísticas e atualizações de referências;
  • Otimizar o SEO: são aplicadas técnicas e estratégias de SEO para melhorar a visibilidade e o posicionamento do texto nos mecanismos de busca, como o Google. O foco com isso é gerar mais tráfego orgânico para o blog tech;
  • Aprimorar a estrutura do conteúdo: são realizadas melhorias internas em todo o corpo do artigo. Estas melhorias envolvem ajustes de tópicos para simplificar a compreensão sobre o assunto e melhorar a leitura e a experiência dos usuários;
  • Aplicar melhorias visuais: são realizadas ações para melhorar a apresentação dos conteúdos aos leitores. Algumas das atividades consistem em definir mais títulos em H1, H2, H3 e H4, inserir asteriscos, incluir imagens e vídeos ou outros elementos visuais;
  • Compartilhar o conteúdo revitalizado: consiste em divulgar o material atualizado em redes sociais e outros canais de comunicação para alimentar o interesse do público-alvo em acessar e conferir o novo conteúdo. 

Gostou da ideia de produzir conteúdo evergreen? Aproveite e leia também Como fazer vídeos? Use a revitalização de conteúdo!

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