Gig economy: o que é, qual sua relação com o marketing

Tecnologia e inovação

Gig economy: o que é, qual sua relação com o marketing

3 Minutos

19 de maio de 2020

Modelos de trabalho mais flexíveis e de acordo com a demanda: assim se caracteriza a Gig Economy. Entenda a seguir a contribuição do conteúdo on demand para que essa economia seja realidade no marketing.

Da primeira revolução industrial até aqui, o mundo do trabalho mudou radicalmente e passou a se organizar de modo mais globalizado. Com controles mais sutis e menos centralizados, a gig economy ganha muita força. 

Também chamada de sharing economy, freelance economy e economia sob demanda, esse modelo avança dos trabalhos com pouca qualificação até os perfis mais qualificados. Conduzido principalmente pela tecnologia.

Sua empresa tech já conta com os giggers? Sabe como a economia compartilhada pode contribuir, por exemplo, com o marketing de conteúdo sob demanda na sua empresa de tecnologia? Descubra tudo isso e muito mais a seguir.

O que é Gig Economy?

Gig Economy é como se chama o novo arranjo das relações de emprego, com predominância do trabalho temporário e sem vínculos entre prestador e contratante.

A palavra gig teve origem em um jargão do Jazz, usado para nomear os compromissos onde os músicos são contratados para uma apresentação específica. O famoso contrato por apresentação ou obra.

Quer exemplos?

Você conhece serviços de aplicativo, como Uber, Rappi, Ifood, Airbnb? Provavelmente sim. E plataformas de trabalho freelancer, como Fiverr e Freelancer.com

Esses são apenas alguns exemplos de negócios da Gig Economy. Nela as relações de trabalho envolvem contratações temporárias, como freelancers ou autônomos e empresas que contratam estes profissionais.  A relação não tem vínculo empregatício e o trabalho é realizado de forma independente e muitas vezes é apenas pontual.

Assim se configura a gig economy, uma nova (mas nem tanto!) forma de trabalho que une inovação e tecnologia. E que nos Estados Unidos, por exemplo, deve representar 43% da força de trabalho em 2020.

Empresas tech, gig economy e os millenials

A pesquisa #QUEMCODAOBRASIL, realizada entre os meses de novembro de 2018 e março de 2019, levantou dados sobre o perfil dos profissionais de tecnologia no Brasil. Segundo o estudo, 77% dos profissionais que trabalham em tecnologia no país têm entre 18 e 34 anos. Ou seja, são pessoas da geração Y ou millenials, e que se desenvolveram em uma época de grandes avanços tecnológicos.

Essa geração cresceu no digital e está familiarizada com dispositivos móveis e comunicação em tempo real. Talvez por isso, o que parece muito complicado para as anteriores, se torna mais fácil agora. Isso inclui: formas de trabalho flexíveis, projetos de interesse e relações hierárquicas menos evidentes.

A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) informou que na Europa, 40% dos jovens com menos de 40 anos têm interesse em trabalho flexível. Nos Estados Unidos, aproximadamente 57,3 milhões de pessoas trabalham como freelancers, e quase a metade pertence à geração Y.

Esses dados mostram que, para as empresas de tecnologia, é essencial se adaptar à contratação sob demanda para contar com os profissionais certos em seus projetos. Principalmente pelo fato de que, com a evolução da gig economy, profissionais altamente capacitados têm optado por esse modelo de trabalho.

Além de possibilitar custos menores com a folha de pagamento, também é uma forma de atração de profissionais, se considerarmos o perfil millenial e suas características. E não pense que esse cenário diz respeito apenas às funções relacionadas ao desenvolvimento de software: ele também vale para marketing. Em funções como analista de mídias sociais, especialista em SEO (Search Enginee Optimization), designer, analista de UX, entre tantas outras.

Benefícios da economia sob demanda

Os profissionais da gig economy têm mais flexibilidade sobre como e quando trabalham. Assim como autonomia para escolher quais projetos desejam assumir. Já as as empresas, conseguem acesso mais rápido às competências e experiências do gigger que trabalha por projetos ou sob demanda. 

Nesse contexto, os benefícios que sua empresa tech pode obter com o modelo são vários:

  • Flexibilidade financeira; 
  • Acesso à mão de obra competitiva;
  • Processo de “contratação” menos burocrático e longo; 
  • Velocidade para agregar valor aos serviços e projetos;
  • Maior possibilidade de sanar a escassez de talentos para projetos especializados;
  • Menos gastos com infraestrutura física, já que o gigger pode (e até prefere) trabalhar em home office;
  • Menos esforço na gestão do trabalho em si, e mais acompanhamento do resultado.

A dinâmica trazida pela tecnologias e plataformas em que o trabalho sob demanda pode operar, viabiliza a flexibilidade ao mesmo tempo em que promove colaboração e mantêm um controle sobre todo o processo de produção.

O marketing na era gig economy 

Se as relações de trabalho têm se modificado com o desenvolvimento da tecnologia, essas mudanças se intensificam neste momento complicado imposto pela pandemia de Covid-19. 

Na área de marketing você pode estar lidando com a necessidade de trabalhar com seus profissionais em home office. E para isso, precisa de tecnologia para manter seus processos em andamento. 

Aqui neste artigo temos algumas dicas de ferramentas que podem ajudar. Mas queremos destacar aqui a solução que usamos na Motor Tech Content para manter nosso ecossistema conectado e produtivo. Desde a criação da empresa, estamos na gig economy e há alguns anos começamos a trabalhar os conceitos da economia sob demanda. 

Os profissionais que trabalham conosco moram em diferentes cidades do Brasil e do mundo. Então, desenvolvemos uma plataforma para organizar o processo de planejamento e produção do conteúdo especializado que entregamos aos nossos clientes.

E por que estamos falando isso para você? Muitas empresas tech trabalham o marketing de conteúdo internamente e podem acessar o nosso ecossistema de forma gratuita e usar os recursos disponíveis para organizar a produção do seu conteúdo. Basta criar uma conta para sua empresa e convidar o seu time para acessá-la. 

Neste ambiente você vai gerenciar a demanda e alocar os profissionais necessários para a produção, sem custo algum. Toda a comunicação pode ser feita lá. Você usa a solução e seu próprio time para colaborar e produzir o conteúdo tech que precisa para suas estratégias digitais. 

Sobe a Motor Tech Content e a economia sob demanda

Somos especialistas em marketing de conteúdo para negócios de tecnologia. Estamos há décadas inseridos nesse setor, e falamos sobre carreira, inovação, tendências, temas de negócios dos diversos nichos e segmentos de tecnologia. Também produzimos conteúdos mais complexos e técnicos, mas sem tecniquês e para todos os estágios do funil de vendas.

É claro que, se as “coisas apertarem” você pode nos acionar para contratar créditos e solicitar a produção de algum conteúdo sob demanda. Mas só se precisar. Vamos deixar aqui uma lista de situações como exemplo dos momentos nos quais você pode precisar do materiais sob demanda. 😉

Quase esquecemos: crie sua conta e aumente sua capacidade de gestão no marketing de conteúdo


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