A pandemia mudou a forma de se comunicar com o cliente. Cada vez mais é importante buscar a inovação no marketing! Por isso esse post evidencia a relação entre tecnologia e o novo marketing.
O que a pandemia mudou na maneira de se relacionar com o cliente? A forma de comunicação. É um novo marketing colocado em prática, muito mais inteligente e movido tanto pela transformação digital quanto pela inovação na comunicação.
Muitas empresas que antes nem sabiam o que era comércio eletrônico foram, de uma hora para outra, ‘forçadas’ a adotar as mais diversas ferramentas para conseguir continuar fazendo negócios diante do distanciamento social.
É preciso repensar a relação entre marketing e tecnologia. Caso contrário, a chance de não sobreviver à pandemia é grande! Saiba, neste post, como inovar no marketing e se relacionar melhor com o o cliente.
Principais assuntos desta postagem:
A inovação das novas tecnologias na comunicação
Uma tendência que vem sendo tomada como certa é uma nova onda de explosão de relacionamento com o cliente. Assim, as empresas terão que centrar cada vez mais o seu foco na relação com o consumidor.
De um modo ou de outro sua organização terá que focar em quem compra os produtos ou serviços. Iniciativas que promovam a inovação na comunicação e a relação da sua empresas com seus cliente precisarão ser tratadas como prioridade. E certamente passarão pelo uso de tecnologias disruptivas.
Essa chamada nova onda que liga marketing e tecnologia já estava em curso, mas teve um grande aumento principalmente causado pela pandemia.
4 tecnologias que promovem inovação no marketing
Muitas empresas que não tinham comércio eletrônico agora aprendem a lidar com conceitos tecnológicos nunca antes vistos. Conheça mais sobre eles abaixo:
1- IoT
A Internet das Coisas (IoT na sigla em inglês) é uma rede de dispositivos conectados entre si pela internet. Isso permite que eles se comuniquem e troquem dados. Os dispositivos não precisam ser os tradicionais habilitados para Internet, como laptops e celulares. Também é possível conectar diferentes eletrodomésticos e equipamentos.
No novo marketing, a IoT possibilita aproximar o relacionamento com os clientes ao melhorar sua experiência geral. É possível detectar facilmente a necessidade de manutenção, desenvolver produtos melhores, enviar uma comunicação personalizada e muito mais.
2- Big Data analytics
Com certeza você já deve ter ouvido falar que os dados são o novo petróleo. O Big Data representa grandes conjuntos de informações que podem ser analisadas para revelar padrões, tendências e associações, especialmente relacionadas ao comportamento humano e às interações.
Imagine as infinitas possibilidades que podem ser criadas, trazendo ainda mais inovação no marketing. O analytics permite ter uma visão mais profunda das necessidades e preferências de cada comprador individualmente.
Usando este sistema, você não precisa implementar a mesma estratégia para todos os clientes, mas se dedicar a cada um deles separadamente. Ao fazer isso se tem a oportunidade de expandir a base de consumidores leais, que é o maior motivador de negócios de longo prazo. O novo marketing é movido a dados e, assim como durante a pandemia, depois dela isso fará toda a diferença.
3- Chatbots
Um chatbot é um software que pode conversar com humanos por meio de uma interface de chat ao vivo. Isso pode acontecer no site da marca, em aplicativos ou plataformas como o Skype, Facebook Messenger, WhatsApp e até a Alexa.
Muitas marcas já vem usando os chatbots para para facilitar as vendas e atender clientes e, durante a crise, o potencial é praticamente infinito. Os mais simples examinam as palavras-chave e fornecem respostas predefinidas, enquanto os mais sofisticados são alimentados por inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML). Eles usam processamento de linguagem natural para criar respostas e conversas mais complexas.
Os chatbots de IA são mais flexíveis quando, ao falar com eles, não se dá a mensagem exata que estão programados para receber. Em vez disso, aprendem ativamente com as conversas e ajudam os clientes a alcançarem seus objetivos.
Quando o assunto é melhorar a experiência do cliente um chatbot pode ajudar a ter:
- Bate papo ao vivo inteligente;
- Atendimento ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana;
- Consultas infinitas;
- Menos estresse;
- Personificação da marca.
4- CRM
Um software de CRM (Customer Relationship Management) permite que você tenha uma visão de 360 graus do cliente. É usado para criar ofertas personalizadas com base em seus interesses e histórico de compras, por exemplo.
Na prática é tudo que a empresa precisa para garantir a inovação no marketing, mantendo contato e possibilitando uma comunicação contínua e significativa durante a pandemia. Ajuda também na fidelização do cliente, criação de relacionamentos pessoais ao oferecer o que eles realmente desejam.
Com ele também é possível coletar informações sobre a opinião dos produtos ou serviços ofertados a partir de fontes como as redes sociais.
Estratégia de conteúdo como fator-chave
Hoje tudo gira em torno da experiência do cliente. E, para ser competitivo e sair na frente durante a crise que vivemos é preciso ir além das expectativas e entregar uma ótima experiência.
Há dados que comprovam isso, já que surpreendentes 86% dos compradores estão dispostos a pagar mais por uma ótima experiência do cliente. As informações são da PWC.
Então, como você pode se ajustar para atender às expectativas de um cliente tão exigente?
Deu para perceber o quanto todas as tecnologias acima trabalham o relacionamento. Mas, para que as estratégias colham os resultados esperados e consiga alcançar a inovação na comunicação é preciso um bom conteúdo.
Imagine um chatbot que não fale a linguagem do cliente. Ou um CRM que não leve a experiência desse consumidor como principal prioridade. Seus planos e objetivos precisam estar ‘azeitados’. E estratégia de conteúdo para marketing e tecnologia é a palavra-chave.
No ambiente da web social de hoje, transmitir a mensagem certa ao cliente adequado no momento correto é crucial. Alcançar esses pontos de contato tão importantes requer estratégia e táticas de conteúdo específicas.
Conheça mais sobre elas a seguir.
Agora é a hora de investir em comunicação!
O momento que vivemos pede investimentos mais fortes na comunicação. Será preciso levar em conta novas abordagens, formatos e canais para diferentes interesses e assuntos.
A IoT, por exemplo, pode ser usada para ofertas e conteúdos personalizados ideais para cada tipo de consumidor. Com base em seus hábitos e como eles se comportam, você pode entender melhor seus requisitos, usando esses dados de preferências para modificar suas campanhas de marketing e tecnologia.
Você pode comercializar seus produtos para os clientes no momento exato em que eles solicitarem. Essas ofertas ‘no momento’ são mais relevantes, o que significa que eles têm maior probabilidade de conversão. Isso garantirá que você obtenha um melhor ROI em seu marketing.
Pense também em novas estratégias de conteúdo. Elas ajudarão a colocar em prática esse novo marketing ao direcionar leads mais qualificados para o seu funil de vendas.
Investir nesse tipo de comunicação pode ajudar a entender melhor seu público e a criar conteúdo relevante para suas necessidades e pontos fracos. Também pode ajudá-lo a distribuir esse conteúdo nos canais certos.
Permite também entender exatamente por que está usando qualquer tipo de conteúdo, quem você deseja alcançar, que conteúdo criará, quais metas você está procurando alcançar, quais canais alavancar e quem será responsável e por quê.
Sabemos que o orçamento pode estar apertado no momento. Porém, investir tanto em novas tecnologias como também em uma estratégia de conteúdo que leve à inovação na comunicação são os segredos para alcançar o novo marketing que este período exige.
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