O setor de e-commerce vem crescendo muito no Brasil. Segundo dados divulgados pelo E-bit no relatório WebShoppers, em 2016 o setor arrecadou R$ 19,6 bilhões e obteve um crescimento de 5,2% em relação ao ano de 2015.
Para desfrutar desses resultados, as empresas de e-commerce do país têm investido cada vez mais em estratégias de marketing de conteúdo, utilizando key words e ações de SEO. Desta forma, garantem um posicionamento nos primeiros lugares nos motores de busca, obtém mais tráfego orgânico e se destacam perante à concorrência.
Aproximadamente 67% das empresas de e-commerce têm aplicado estratégias de marketing de conteúdo. E-commerces que aliam a produção de conteúdo com estratégias de SEO, têm alcançado as primeiras colocações nos motores de busca e com isso, têm conseguido participar das estatísticas de crescimento no país.
Confira nesse post, os benefícios de adotar ações de marketing de conteúdo e SEO no seu e-commerce!
Principais assuntos desta postagem:
Compreendendo o SEO e sua importância no e-commerce
Pode se dizer que estar entre os primeiros lugares no Google, é uma das maiores ambições das empresas que investem em marketing digital atualmente. Mas simplesmente ter um bom site, não garantirá que seu e-commerce esteja nessas posições.
Para alcançar essas posições, é preciso que seja efetuado também, um planejamento com ações estratégicas focadas para alcançá-las. É nesse momento que entra o papel do SEO.
SEO é a sigla que representa Search Engine Optimization (em português: otimização para mecanismos de busca) e pode ser definido como, um conjunto de técnicas que possuem como objetivo otimizar um determinado site, para obter melhores resultados orgânicos do Google. A estratégia de SEO para e-commerces vai muito além da utilização de key words. É preciso ter uma estratégia muito bem definida para se fortalecer no mundo online.
Utilizar ações de SEO é essencial para ganhar destaque perante à concorrência, garantir uma maior visibilidade no meio digital, ganhar mais leads e assim, obter crescimento no negócio e consequentemente garantir um maior faturamento para o seu negócio.
Sendo assim, quanto mais houver investimento em SEO em determinado e-commerce mais otimizado ele será e quanto mais otimizado ele for, mais facilmente ele será encontrado pelo seu consumidor ao efetuar buscas no Google e aí está o ciclo do sucesso.
E-commerce: os benefícios das estratégias de SEO + marketing de conteúdo
O consumidor atual têm buscado cada vez mais informações na internet, antes de tomar suas decisões de compra e 90% das pessoas que utilizam o Google em suas pesquisas, clicam apenas em resultados que aparecem na primeira página do mecanismo.
Com o objetivo de influenciar estes consumidores na decisão de compra, muitas empresas têm adotado marketing de conteúdo em suas estratégias de SEO. Segundo os dados do SEO Trends 2017 84,7% das empresas que utilizam estratégias de SEO adotam o marketing de conteúdo.
Sabendo disso, os e-commerces que adotarem marketing de conteúdo de forma eficiente aliados à suas estratégias de SEO, terão chances de garantirem o primeiro lugar nos motores de busca e automaticamente gerar muito mais vendas
Isso acontece porque o site que estiver em primeiro lugar nas pesquisas do Google adquire cerca de 33% do tráfego todo para si, enquanto o site que estiver em segundo lugar fica com apenas 18% e assim por diante, diminuindo gradativamente a cada posição.
Quais são os principais ganhos para o seu e-commerce ao investir em SEO?
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É importante que no seu e-commerce suas estratégias de SEO estejam diretamente ligadas a uma boa estratégia de marketing de conteúdo. Suas estratégias devem priorizar qualidade e relevância nas informações divulgadas, com o objetivo de sanar as dúvidas de seus clientes, da melhor forma possível.
Desta forma seu site poderá entregar aquilo que seus clientes procuram, no momento que eles precisarem e consequentemente, fidelizar esses clientes, fazendo com que escolham produtos e serviços do seu e-commerce na decisão de compra.
Conhecendo a importância e os benefícios dessas práticas, confira cinco dicas no checklist que preparamos, para o seu e-commerce produzir conteúdo com foco em fortalecer seu SEO.
Checklist: produção de conteúdo para fortalecer o SEO do seu e-commerce
1- Dê a importância que seu conteúdo merece: seu conteúdo é muito mais poderoso do que você imagina, ele têm a capacidade de informar e educar, proporcionar entretenimento e também vender. Utilize esse poder a seu favor. Produza conteúdos estratégicos focando em temas que resolvam as dores de seus clientes.
2 – Defina key words relevantes: suas key words devem ser definidas com base no que suas personas costumam pesquisar. Lembrando que investir parte de seu planejamento em key words de cauda longa ajudam a ganhar um tráfego mais qualificado. Ferramentas podem te ajudar no planejamento dessas key words como o planejamento de key words do Google.
3 – Atenção ao definir os títulos de seus conteúdos: o título é uma das primeiras coisas que o Google avalia na hora de determinar sobre o que o conteúdo trata. Na hora de definir um título lembre-se de inserir a key word, descrever algo sobre o produto para convencer seu público a clicar e buscar não passar do limite de corte de caracteres do Google.
4 – Cuidado com o tempo de abertura de suas páginas: o tempo de abertura de sua página, é um dos principais pontos que o Google avalia na hora do seu ranqueamento. Sem contar que cada segundo perdido na hora de abrir uma página do seu e-commerce pode acarretar em prejuízo. Adquira o hábito de sempre se preocupar com o tempo de abertura de suas páginas e esteja sempre em busca de ações para otimiza-lo.
5 – De olho nas imagens: utilizar imagens deixa o conteúdo mais atrativo e prende a atenção do leitor, além de ser uma ótima ferramenta para expor os produtos do seu e-commerce, mas é preciso ter cuidado. Busque tornar suas imagens leves, pois isso implicará em uma diminuição no tempo de abertura dessas imagens. Outra ação importante ao lidar com imagens é torná-las rastreáveis, aplicando códigos para que o Google entenda o que aquela imagem representa.
Adotar ações de SEO + marketing de conteúdo nas estratégias de marketing digital do seu e-commerce requer muito trabalho e dedicação, mas definitivamente proporciona bons resultados.
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