Como Jack Welch pode contribuir na gestão dos times de marketing e na inovação do marketing de conteúdo? Leia este conteúdo e entenda.
“Adaptabilidade é a característica mais importante que uma empresa pode ter atualmente. Ela precisa ser flexível. Isso exige muitas tentativas e erros. Quando você tenta algo novo e aquilo não funciona, é preciso ser rápido em deixar o projeto de lado e buscar outro”.
Quem disse isso foi Jack Welch, eleito maior gestor do século XX pela revista Fortune. E apontado como CEO dos CEOs pela Forbes.
Quando o assunto é marketing de conteúdo, gestores e equipe conhecem muito bem a necessidade de adaptação constante e ágil, não é mesmo?
Essa é apenas uma das lições deixadas por Welch. Um gênio da liderança corporativa, que revolucionou culturas organizacionais, quebrou paradigmas e desburocratizou muitos processos durante seus 20 anos de gestão na General Eletric (GE). Com ele, o valor da empresa passou de 12 bi para mais de 400 bilhões de dólares.
O que podemos aprender com o legado deixado por esta personalidade singular?
Principais assuntos desta postagem:
Ensinamentos valiosos de Jack Welch
O inbound marketing exige dos profissionais um olhar diferenciado sobre o comportamento das pessoas, empresas e suas equipes. Para que o marketing de conteúdo seja eficiente, é fundamental que a liderança e seus membros entendam a fundo o tema, inovem e criem peças que toquem as pessoas e construam um laço com o público alvo.
Estamos vivendo em um momento de plena transformação digital, em que inovação faz parte do dia a dia de empresas tech e das pessoas que usufruem das soluções oferecidas por essas organizações. Com a pandemia do Covid-19, por exemplo, a necessidade das pessoas e empresas se “digitalizarem” foi urgente. O modus operandi de organizações de todos os portes, dos profissionais e, principalmente, o comportamento da sociedade em todo planeta mudou radicalmente.
Com tanta velocidade nas mudanças, nunca as ações de marketing de conteúdo foram tão importantes e relevantes para pessoas e empresas quanto são atualmente.
Tamanha demanda exige jogo de cintura, inovação, planejamento, gestão, ação. Diante disso, não existe exemplo melhor para líderes que o revolucionário Jack Welch.
Para ele “a principal função de qualquer líder, consiste em construir uma cultura corporativa sólida e formar uma grande equipe, com missão bem definida, objetivos bem traçados antes mesmo de focar somente em resultados”.
O que podemos aprender a partir disso?
#4 lições lições deixadas por Jack Welch
1- Um líder que evita situações que demandam decisões importantes, além de reduzir os resultados da empresa prejudica os funcionários que tenta resguardar. Com o tempo, essa falsa proteção acaba prejudicando toda a equipe;
2- Em seu livro “Paixão por vencer” o valor da franqueza é algo amplamente estudado. De acordo com seu mindset, a falta de franqueza bloqueia o fluxo de criatividade, aumenta o tempo na tomada de decisões importantes e impede que os membros do time utilizem todo o potencial. A franqueza é vital para boa comunicação, essa que é fundamental para o sucesso de qualquer iniciativa;
3- Em uma entrevista realizada pela Endeavor, Jack afirma o seguinte quanto o comportamento do líder em relação à equipe:
“Se alguém pensar diferente, quero que fale. Vamos discutir. Tenho um ponto de vista mas ele não é único. Será mais proveitoso se, em vez de ficarem só me olhando, comunicarem o que pensam. Não hesitem”!
4- Um clima de informalidade no ambiente de trabalho, em conjunto com uma relação baseada em conversas honestas e feedbacks positivos aos funcionários são fatores indispensáveis para construir uma cultura corporativa inovadora.
Um líder que encara decisões importantes com transparência, que expõe suas ideias com franqueza e está aberto para receber opinião sincera de sua equipe, constrói um relacionamento que promove a honestidade na comunicação. E tem maior chance de ter sucesso nas adversidades.
A série: Ask Jack Selecionamos no Youtube para você essa série de 5 episódios em que algumas perguntas são feitas diretamente a Jack Welch. Que responde conforme seus ensinamentos: de forma muito transparente. As perguntas têm relação a: 1 – Crescimento na carreira 2 – Importância dos mentores 3 – A falta do gene da generosidade nos líderes 4 – Que conselho ele daria a ele próprio no início de carreira 5 – Medo de correr riscos O que você perguntaria para Jack Welch? |
Marketing de conteúdo e inovação
Para Jack Welch, dar voz aos colaboradores, incentivar o feedback e não ter medo de correr riscos são pontos fundamentais para quem quer crescer. Se lançarmos um olhar para o marketing, vemos exatamente isso. A inovação é fundamental. Assim como a velocidade para tomar decisões e agir. Só assim a área de marketing pode acompanhar e contribuir para o crescimento dos negócios. Para isso, ouvir o próprio time, a área de vendas,os clientes (atuais e potenciais) é fundamental.
Então, você precisa automatizar o marketing, inovar com conteúdos diferenciados, fazer growth hacking, contar com parceiros que possam contribuir com suas estratégias, se comunicar bem com a área de vendas, e assim por diante. Além de estar bem atento às tendências da área, para não ficar para trás.
Para concluir, Welch dizia que um líder está sempre aprendendo, mas 5 características precisam estar presentes para liderar bem:
- Energia para trabalhar quantas horas forem necessárias;
- Capacidade de energizar e motivar os outros;
- Ousadia para tomar decisões;
- Capacidade de execução para fazer o que for preciso;
- Paixão em tudo que faz.
Gostou de conhecer um pouco mais do que pensava Jack Welch? Viu como eles podem ser extremamente construtivos para qualquer líder? Aproveite o momento e faça uma reflexão 😉
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