O marketing de conteúdo, tem sido aplicado cada vez mais por empresas de diversos tipos, como por exemplo: startups de tecnologia, consultórios na área da saúde, e-commerces, entre outros. Grandes empresas têm adquirido resultados incríveis com a aplicação de marketing de conteúdo, como é o caso da Netflix, que priorizou a produção de conteúdo, a análise de dados e a experiência do cliente .
Mas hoje em dia, não basta apenas criar um blog e sair produzindo conteúdo. É preciso ter todo um planejamento editorial e também, se preocupar em atender aos requisitos mobiles. As ações de marketing digital, não podem mais ser planejadas tendo apenas o computador em mente, pois o uso de smartphones é cada vez mais popular.
Confira nesse post o impacto mobile e como sua empresa pode aproveitá-lo para aprimorar ainda mais as estratégias de marketing digital!
Principais assuntos desta postagem:
O impacto mobile
O impacto mobile na vida das pessoas atualmente, é altamente significativo. Uma pesquisa realizada pela agência de mídia Zenith prevê que em 2017, 75% do uso da internet será feita apenas por meio de dispositivos móveis.
No Brasil a população utiliza muito mais aparelhos mobiles para acessar a internet, do que seu computador pessoal. Segundo uma matéria da Exame o número de acessos em banda larga móvel já supera em muito o de banda fixa. Considerando acessos 3G e 4G, a banda larga móvel fechou o ano de 2015 no Brasil com 191,8 milhões de acessos, contra apenas 25,4 milhões em banda larga fixa.
O crescimento dos usuários mobiles no Brasil tem sido muito significativo nos últimos anos. Uma matéria publicada pela UOL revelou que, em quatro anos o uso desses aparelhos cresceu cerca de 3,5 vezes, passando de apenas 14% de usuários em 2012 para 62% em 2016.
O fato é que os aparelhos mobiles influenciam muito as estratégias de marketing de conteúdo, pois têm sido utilizados como a principal ferramenta na hora de fazer buscas, se informar, se organizar e outras atividades comuns do dia a dia. As empresas que perceberam isso, já estão voltando suas estratégias de marketing para atender com eficiência as plataformas mobiles.
Confira nos próximos tópicos, três dicas para você melhorar suas estratégias de marketing de conteúdo focando em dispositivos mobiles.
Tenha um site responsivo!
A primeira dica é verificar se seu site é responsivo e caso não seja, proceder com as mudanças necessárias. Atualmente é difícil que algum site seja desenvolvido de forma não responsiva, mas é comum que alguns sites mais antigos não tenham sido desenvolvidos desta forma, pois a popularidade mobile não era tão alta quanto hoje.
Mas afinal o que é um site responsivo?
É um site que tem a capacidade de se adaptar o tamanho das suas páginas ao tamanho da tela em que está sendo exibido. Ou seja, é um site com o poder de se adaptar a qualquer ferramenta que o usuário esteja utilizando, a fim de facilitar essa visualização.
Na hora de avaliar a responsividade do seu site fique atento! Acesse seu site de um dispositivo mobile e verifique pontos como:
- Se o layout do site está agradável e com fácil usabilidade;
- Se as principais ferramentas de acesso estão disponibilizadas de forma clara;
- Se as imagens e cores do site estão em sintonia e não embaraçam a visão do usuário;
- Se os links estão distantes um do outro, para que o usuário consiga clicar no link desejado e não encostar em outro sem querer.
Esses são os principais pontos, mas você pode efetuar essa análise constantemente, avaliando qualquer aspecto que desejar. Lembre-se de usar empatia, se colocar no lugar do usuário a fim de identificar aquilo que pode ser melhorado e desta forma, melhorar a experiência do usuário.
Otimize seu site: Conheça as AMPs (Acceleratad Mobile Pages)
Outra dica importante é deixar as páginas do seu site com a tecnologia das AMPs e assim, otimizar o carregamento do seu site em dispositivos mobiles. A velocidade de abertura do seu site implica diretamente no número de visitantes, afinal ninguém gosta de ficar esperando muito tempo até que uma página seja aberta.
Mas o que são AMPs?
São páginas otimizadas para um carregamento simplificado e quase instantâneo quando acessadas por dispositivos mobiles.
O Facebook e Google priorizam cada vez mais o mobile, devido ao seu alto número de usuários mobiles. A matéria da UOL revelou que 65% das pessoas entrevistadas usa o celular para acessar redes sociais e 44% para pesquisar algo nos motores de busca. Com as AMPs tanto Google como Apple buscam melhorar a performance de carregamento nos dispositivos móveis. Lembrando que qualquer site pode configurar AMPs.
Ficou interessado? Confira como configurar AMPs no seu site.
Marketing de conteúdo: foque em dispositivos mobiles
Na hora de planejar e produzir o conteúdo para seu site, tenha em mente que a maioria de seus leitores estarão consumindo esse conteúdo de forma mobile. Para isso é importante se atentar para algumas questões, como:
- Produza seu conteúdo de forma clara e de fácil usabilidade;
- Posicione as CTAs em locais estratégicos e de fácil acesso;
- Se preocupe com o tamanho da fonte, lembre-se que as telas mobiles são menores do que as de computadores;
- Desenvolva conteúdos dinâmicos e que gere interação com o usuário.
Agora que você sabe o potencial do mercado mobile, seus conteúdos nunca mais serão os mesmos! Eduque seu olhar para analisar constantemente, como está sendo a experiência dos usuários do seu site via computador e via mobile.
Planejar o marketing de conteúdo da sua empresa, tendo em vista a leitura por meio de dispositivos móveis não é fácil e requer dedicação e trabalhos para otimizar sua comunicação digital, mas definitivamente traz resultados positivos para sua empresa.
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