Conteúdo de qualidade: 11 ferramentas para alavancar a produtividade

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Conteúdo de qualidade: 11 ferramentas para alavancar a produtividade

18 de novembro de 2022

O marketing de conteúdo é uma das principais estratégias capaz de ajudar a construir a imagem de um produto, serviço ou marca de uma empresa tech.

Quando gerenciado corretamente, o conteúdo de qualidade pode contribuir no desenvolvimento da credibilidade do negócio e expandir seu público-alvo.

Por outro lado, sem um planejamento estratégico de projetos adequado, é possível que o marketing de conteúdo não traga os resultados esperados, impactando diretamente na performance de vendas e no relacionamento com os clientes.

Mas com a adoção de uma ferramenta de gestão de projetos aplicada ao planejamento estratégico de marketing tech, tudo pode ser diferente. 

Continue a leitura até o final e conheça ferramentas que podem ajudar o setor de marketing tech!

A base para a construção de um conteúdo de qualidade

Na prática, três pontos importantes formam o suporte para uma estratégia de marketing de conteúdo de sucesso: o time de especialistas envolvidos, a gestão de projetos e a tecnologia para gerenciar todo o processo.

Isso significa que para uma empresa tech construir, de fato, conteúdo de qualidade ela precisa saber como gerenciar sua equipe e seus projetos. 

O Hubspot Marketing Agency Growth Report apontou que a falta de um sistema de gerenciamento de projetos adequado e a ausência organização na gestão são dois motivos principais para as equipes não conseguirem atingir as metas desejadas. 

O relatório mostrou que cerca de 20% das organizações, em todo o mundo, nunca trabalharam com uma ferramenta de gerenciamento de projetos, portanto, não têm ideia do que estão perdendo.

Na prática, o número confirma que agências e setores de marketing têm dificuldade de conciliar seus recursos entre tarefas administrativas, integração de clientes, novos investimentos, manutenção de fluxos de caixa e tantos outros processos.

O que uma ferramenta de gestão de projetos faz pelo marketing de conteúdo de sua empresa?

Uma ferramenta de gestão de projetos contribui para o marketing de conteúdo da sua empresa de diversas maneiras.

Em primeiro lugar, uma boa ferramenta de gestão de projetos ajuda a garantir que o conteúdo seja entregue dentro do prazo.

Além disso, o gerenciamento de projetos, feito com o suporte de um software, ajuda a criar um conteúdo de qualidade. Boas práticas de desenvolvimento são adotadas na elaboração de um artigo, por exemplo.

Por fim, a gestão de projetos de marketing de conteúdo também contribui para o rastrear o desempenho do conteúdo desenvolvido pela sua empresa. Isso, geralmente, resulta em um ROI (retorno sobre o investimento) positivo.

Como vimos até aqui, uma ferramenta de gestão de projetos desempenha um papel vital no marketing de conteúdo da sua empresa.

Principais características de uma boa ferramenta de gestão de projetos

Uma boa ferramenta de gestão de projetos de marketing deve ter as seguintes características:

  • Compartilhamento de arquivos: o recurso facilita o trabalho em equipe e ajuda a garantir que todos os membros estejam atualizados com as últimas versões dos arquivos.
  • Gestão de fluxo de trabalho: é importante porque ajuda a garantir a fluidez do desenvolvimento de conteúdo, da ideia até a sua entrega final.
  • Revisão dos conteúdos e feedback: a avaliação de artigos e outros materiais de marketing permite que as equipes trabalhem para garantir a qualidade do conteúdo.
  • Documentar informações e criar uma base de conhecimento: o registro de dados e a criação de uma base de conhecimento ajuda a realizar pesquisas e acessar rapidamente as informações necessárias para a construção de um conteúdo de qualidade.
  • Recursos de comunicação um a um: faz com as equipes se comuniquem de forma ágil e precisa, auxiliando em todas as fases do projeto de marketing.
  • Automatizar tarefas recorrentes: a automação de tarefas ajuda a garantir que trabalhos repetitivos sejam realizados de forma consistente e precisa.
  • Controle de tempo: o gerenciamento  do tempo ajuda a garantir que o conteúdo seja entregue dentro do prazo.
  • Relatórios automatizados: são importantes porque ajuda na avaliação do desempenho de todo conteúdo produzido durante o projeto.

Com os atributos listados acima, as empresas tech podem desenvolver de forma eficiente o planejamento estratégico de marketing. A partir dele, é possível criar e publicar conteúdo de qualidade nos diferentes canais da marca.

Plataformas de gerenciamento de projetos de marketing de conteúdo

De fato, existem no mercado diversas ferramentas que podem contribuir no gerenciamento de projetos de marketing de conteúdo de sua empresa. Vamos apresentar uma lista das mais conhecidas.

Gestão de projetos

  1. Motor Tech Content: uma plataforma completa de planejamento e acompanhamento de projetos de conteúdo. O ambiente da Motor integra clientes e makers de forma que a comunicação flua e todos saiam ganhando. Além disso, a solução permite que empresas como a sua consigam: planejar a produção de conteúdo, desenhar campanhas, gerenciar processos de produção, integrar e manter um histórico de comunicação entre as equipes envolvidas e visualizar dados gerenciais.
  2. JIRA: plataforma de gestão desenvolvida pela Atlassian que disponibiliza vários recursos, como análise de requisitos, planejamento e acompanhamento de execução de tarefas.
  3. Asana: uma das melhores soluções de gerenciamento de projetos e tarefas, a ferramenta é ideal para equipes que precisam dividir o trabalho e acompanhar o andamento dos processos.
  4. Instagantt: uma ferramenta de gerenciamento de projetos online que permite os usuários visualizarem facilmente as tarefas e prazos.
  5. Meisterplan: um recurso de gestão de projetos que colabora no planejamento, alocação de recursos e acompanhamento de projetos.
  6. LiquidPlanner: uma ferramenta de gerenciamento de projetos dinâmica que apoia a equipe a se adaptar rapidamente às mudanças. 

Soluções de gestão de tempo

  1. TimeDoctor: a solução perfeita para gerenciar o tempo de seus colaboradores  e aumentar a produtividade. O TimeDoctor fornece um registro preciso do tempo que os profissionais gastam em cada tarefa. 
  2. RescueTime: a ferramenta ajuda você a entender como está gastando seu tempo e fornece recursos para ajudá-lo a se concentrar e ser mais produtivo. O RescueTime monitora o tempo gasto pelo usuário em cada aplicativo e site, classificando-os de acordo com sua produtividade. Ele também oferece um recurso de bloqueio de sites para ajudá-lo a evitar distrações.
  3. Hubstaff: é uma solução de monitoramento de produtividade que fornece registros precisos do tempo gasto em cada tarefa. Ele também rastreia a atividade do mouse e do teclado para que você possa ver exatamente o que seus funcionários estão fazendo em cada momento. 
  4. Desktime: é uma ferramenta de gerenciamento de tempo que funciona, basicamente, como um controle de ponto, registrando suas atividades durante o dia para que você possa analisar seus hábitos e aperfeiçoá-los.
  5. Harvest: a solução perfeita para gerenciar o tempo do seu time e aumentar a produtividade. O Harvest fornece um registro preciso do tempo gasto pelos colaboradores, permitindo identificar gargalos.

Desenvolver um conteúdo de qualidade ainda é um desafio? A gestão de projetos é um passo importante para o sucesso

Como vimos, a implementação de um sistema de gerenciamento de projetos e de tempo pode ser a chave para o sucesso.

Neste artigo, listamos algumas ferramentas que podem ajudá-lo a organizar o planejamento estratégico de marketing tech e, ao mesmo tempo, aumentar a produtividade da equipe na produção de conteúdo de qualidade.

Ao investir em uma plataforma de gestão de projetos com o melhores recursos, o gestor garante que  as tarefas serão desenvolvidas para contribuir com o alcance dos objetivos de negócio da empresa.

Ao usar essas ferramentas e soluções, você pode otimizar seu processo de marketing e produzir conteúdo de qualidade para  envolver os clientes e gerar conversões.Para você que busca desenvolver conteúdo de qualidade e entende que a gestão de projeto é o caminho a ser seguido para alcançar os seus objetivos de marketing, conheça hoje mesmo a plataforma da Motor Tech Content.

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