Entenda o Inbound Marketing e gere mais leads para sua empresa de TI

Marketing Digital

Entenda o Inbound Marketing e gere mais leads para sua empresa de TI

14 de janeiro de 2016

Inbound marketing ou marketing de atração é uma abordagem moderna relacionada a área de marketing, que diferente do marketing tradicional, está baseada na promoção de ações para atrair potenciais clientes até sua empresa, por meio do consumo do conteúdo. Essa estratégia tem tudo a ver com a era do conhecimento em que vivemos!

Ações para atração de leads, por meio de conteúdo relevante e presença na Internet, trazem grandes resultados para empresas do segmento de tecnologia, mas para que sua empresa de TI seja bem sucedida em relação ao inbound marketing, é necessário estar atento aos elementos e requisitos envolvidos.

Que tal exercitar identificando os elementos do inbound marketing presentes no exemplo abaixo?

Imagine uma empresa de tecnologia que fornece soluções para a área de Recursos Humanos.

Sobre a Empresa:

  • Tem um blog e publica frequentemente posts, infográficos e ebooks, abordando assuntos muito interessantes para quem é da área de recursos humanos.
  • Tem páginas no LinkedIn e no Facebook. Participa de grupos de discussão no LinkedIn voltados à área, trocando idéias e ajudando os participantes em busca de produtividade.
  • Os materiais produzidos são divulgados continuamente, para cativar e conduzir os leitores, mostrando a eles como sua área pode evoluir, e como suas dores podem ser resolvidas com tecnologia. Também são divulgados nas redes sociais.
  • Em 4 meses, a empresa já consegue medir resultados, como aumento de tráfego no site e na geração de leads qualificados. Isso apenas com buscas orgânicas, porque a empresa ainda não investiu em campanhas digitais pagas.

Sobre o público alvo:

  • Os gerentes e diretores de RH de indústrias e empresas de serviço se interessam por soluções que atendem a legislação trabalhista e que facilitam o processo de gestão de pessoas, cargos e salários, planejamento de carreira e avaliações de desempenho.
  • Quando esses profissionais acessam a Internet, costumam buscar informações sobre eSocial, gestão de RH, controle de folha de pagamento, leis trabalhistas, CLT, gestão de cargos e salários, que são exemplos de palavras-chave usadas.

 

Vamos aos elementos:

  1. Conteúdo: um dos principais objetivos da produção de conteúdo relevante e estruturado para o meio digital é atrair o interesse de possíveis clientes para o blog da empresa, e a partir daí, gerar engajamento para convertê-los em lead qualificado. Eles podem ser desenvolvidos em diversos formatos, de acordo com o objetivo, mensagem a ser passada e o mais importante, sempre focados na persona.
  2. Presença Digital: as redes sociais são grandes aliadadas para geração de tráfego e leads qualificados, por meio da divulgação de conteúdos e informações que tornam sua empresa referência no segmento em que atua. Outros canais, como sites especializados, de parceiros e associações também são canais importantes para serem desenvolvidos.  
  3. Jornada de compras: a jornada de compras é o caminho percorrido pela persona, na busca por informações sobre a solução, comparação e avaliação de produtos até a efetivação da compra. É imprescindível entender esse caminho e suas etapas, para direcionar o conteúdo e a estratégia de nutrição de leads.
  4. Mensuração dos resultados:. Medir os resultados é muito importante para direcionar os trabalhos e fazer a medição do ROI do marketing para sua empresa.
  5. Persona: é ela quem precisa ser convencida de que a solução que sua empresa oferece é exatamente o que  ela precisa.
  6. Palavras-chave: elas são usadas pela persona nas buscas da Internet. Elas precisam estar relacionadas a seu conteúdo para que sua empresa figure nos principais resultados dessas buscas.  O uso de palavras-chave é uma técnica fundamental para que a estragégia de SEO funcione.


Esse é um exemplo simples, para destacar os principais elementos que fazem do inbound marketing um sucesso. Eles precisam estar presentes para sua empresa atingir os resultados que só essa estratégia pode trazer.

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