Economia de API: como o inbound marketing pode ajudar?

Tecnologia e inovação

Economia de API: como o inbound marketing pode ajudar?

25 de maio de 2021

O marketing de conteúdo é uma das melhores oportunidades para mostrar aos leads como as soluções da empresa tech podem ser a resposta aos seus problemas. A economia de API (Interface de programação de aplicações) que o diga. Quer um exemplo?

Um ótimo argumento de vendas e marketing são as possíveis integrações de software. Deixar o lead bem informado sobre elas é uma oportunidade que a empresa tem de tornar seus produtos conhecidos.

É, também, a oportunidade para mostrar que seu negócio pode ajudar os clientes a integrarem com ferramentas que eles já possuem. Pensando nisso, neste artigo decidimos falar sobre integração de software.

Conheça, a seguir, sobre a economia de API e a importância do inbound marketing para quem tem ou produz API.

O que significa API?

API é a sigla proveniente do inglês para Application Programming Interface. Trazendo para o português temos Interface de Programação de Aplicação. Desse modo, APIs são aplicações que permitem que componentes de softwares se comuniquem com eficácia.

Graças a elas temos um sistema conectado a outro, isto é, a integração de software. Isso ocorre pois as APIs levam a conectividade e o compartilhamento de dados para vários aplicativos a um outro patamar, independentemente de suas estruturas de dados, tecnologias subjacentes e plataformas. 

Como explica o Gartner, as APIs tornam mais fácil tarefas como: 

  • Integrar e conectar pessoas, lugares, sistemas, dados e algoritmos;
  • Habilitar transações e algoritmos;
  • Criar novas experiências de usuário;
  • Autenticar pessoas e coisas;
  • Compartilhar dados e informações;
  • Alavancar algoritmos de terceiros e 
  • Criar novos produtos / serviços e modelos de negócios.

Isso fez com que a empresa tech visse nas APIs um componente crítico das soluções corporativas, o qual contribui para a eficiência, o crescimento e a inovação. E, assim, surgiu a economia de API.

Do que se trata a economia de API?

De uma maneira bem simples, a economia de API diz respeito à maneira como as APIs podem afetar a lucratividade de uma empresa tech de forma positiva. Segundo Kristin R. Moyer, vice-presidente e analista do Gartner, “a economia de API é um facilitador para transformar um negócio ou organização em uma plataforma”.

Podemos dizer ainda que a economia da API é o caminho para a criação de novos serviços e recursos. E, como quem trabalha no setor de vendas e marketing sabe, isso acabará por levar a novos caminhos de receita. 

Dois exemplos bem conhecidos são a API do Google Maps e a API WhatsApp Business. A primeira permite que o Maps seja integrado a diversos sites. A segunda possibilita uma comunicação eficiente com clientes por meio do WhatsApp, com ferramentas que garantem diversos benefícios à empresa que a utiliza.

Apesar de ambos os exemplos serem de certo modo mais atuais, o pai da API é o Salesforce. Em 7 de fevereiro de 2000 a empresa lançou sua primeira API feita em XML.

Também em 2000, a tecnologia das APIs ganhou o segmento de e-commerce com o “​eBayDeveloper Program​”, da eBay. Em 2002 foi a vez da Amazon lançar sua API. A ideia era permitir que conteúdo e funcionalidades da Amazon pudessem ser adicionados em sites por seus desenvolvedores.

Por que a economia de API é importante?

Um artigo publicado no site da Forbes começa com a seguinte pergunta logo no título: “API Economy: Is It The Next Big Thing?” (em uma tradução literal, “Economia da API: é a próxima grande novidade?”).

Diz o texto que “as APIs permitem que as empresas criem mais facilmente produtos e serviços que, de outra forma, levariam muito tempo para construir. (…) Os desenvolvedores podem usar essas APIs para acessar mais facilmente informações críticas de negócios e se concentrar em outras prioridades.”

Peguemos o Uber como exemplo. O aplicativo móvel é simples, mas trouxe uma disrupção ao setor de transporte. A empresa começou consumindo a API do Google Maps sem ter que construir seu próprio sistema de mapeamento.

Portanto, a importância das APIs é justamente a de abrir um leque de oportunidades para a empresa tech tornar seu portfólio mais avançado e moderno, atender melhor seu cliente, transformar novas maneiras de criar valor e, assim, estender seus serviços e resultados.

Não é à toa que, com a transformação digital e conceitos como Inteligência Artificial, Business Intelligence, Internet das Coisas e o progresso acelerado da tecnologia móvel, muitos especialistas acreditam que a economia de API continuará crescendo em um ritmo rápido.

Ligando os pontos: como o inbound marketing pode ajudar sua empresa?

Uma estratégia de inbound marketing serve, entre outras coisas, para educar o lead. Ao fazer isso, indiretamente a empresa tech mostra que tem autoridade no assunto. Logo, o lead vê nela não apenas um ponto de referência para se informar, mas igualmente uma organização que entende do assunto e é confiável.

Outra característica relevante do inbound marketing é que ele considera o funil de vendas a fim de sanar a dor exata do seu lead naquele momento. Para isso, entregar conteúdo de valor é prioridade.

E o que isso tem a ver com a economia de API? Pense o seguinte: empresas que possuem ou desenvolvem APIs têm na estratégia de inbound uma aliada para mostrar o quanto podem agregar valor aos seus clientes. Todavia, para que as APIs ganhem destaque, é preciso educar os clientes sobre elas.

Com conteúdo consistente e de qualidade, sua audiência pode ser informada sobre o poder da sua API. Para o inbound, parte desse conteúdo precisa estar no blog corporativo. 

No entanto, não basta ter um blog se o conteúdo não for atrativo e não tiver uma frequência de divulgação. Entendemos que para o marketing da empresa tech muitas vezes faltam braços para darem corpo à missão de produção de conteúdo.

É para casos assim que o conteúdo sob demanda pode ser um complemento à sua produção de conteúdo atual. Aqui na Motor Tech Content, além de fornecermos conteúdo pré-pago, temos um time especializado para garantir que sua estratégia de inbound marketing realmente traga resultados. 

Nossa equipe tem experiência no setor tech e está sempre antenada às tendências do mercado, bem como ao que há de novidade no marketing.
Se você acompanha nosso trabalho, já sabe que criamos conteúdos todos os dias. Por isso, queremos compartilhar com você algumas planilhas de gestão de conteúdo para redes sociais e blog. Quem sabe elas ajudem sua empresa a divulgar a integração de software possibilitada pelo seu portfólio de APIs?

Comentários