Agência de content marketing: escolha a certa

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Agência de content marketing: escolha a certa

6 de dezembro de 2018

Encontrar uma agência de content marketing para sua empresa tech pode ser um desafio. Com tantas presentes no mercado, o risco de errar na escolha é muito grande. Confira o que você precisa analisar para garantir resultados no seu marketing.

Imagine um CMO que decide que está na hora de alavancar os resultados tanto de sua área quanto da empresa. Ele sabe que o marketing de conteúdo é uma excelente ferramenta para isso. Portanto, decide investir em uma agência de content marketing.

Ele resolve, então, fazer uma pesquisa no Google. Contudo, tem a impressão de que a busca mais atrapalhou do que ajudou. Isso porque na lista de resultados aparecem todos os tipos de agências. Com tantas opções, qual escolher?

Se assim como o CMO da nossa história você procura por uma agência de content marketing para sua empresa de tecnologia, este post vai ajudar. Acompanhe!

Primeiro passo: análise das agências marketing de conteúdo

Continuando com o CMO, ele separou algumas empresas que o interessaram em um primeiro olhar. O que ele não sabia, mas percebeu depois, foi que existem dois tipos de agências de content marketing: as generalistas e as especializadas.

Agências generalistas de marketing de conteúdo

São aquelas que possuem clientes de vários segmentos. Embora tenham em seu portfólio grandes nomes de diferentes indústrias, elas não possuem um foco.

O maior problema disso é que não compreendem com exatidão a persona do negócio tech. Tampouco conhecem o melhor caminho para vencer os desafios de quem, como o CMO da história e você, precisa vender tecnologia.

Para exemplificar, pense em uma empresa de moda que decide contratar uma agência de content marketing. Nesse caso, ela precisará contar com profissionais que se mantenham atualizados sobre as tendências, certo?

Apesar de o exemplo ser bem simples, a mesma situação ocorre quando olhamos para o setor de tecnologia. Uma agência generalista não conseguirá acompanhar os boletins e pesquisas do Gartner, os relatórios da Cisco, da Microsoft, da Amazon e de outras líderes do mercado tech.

Quando se deu conta disso, o CMO da nossa história se perguntou: se os redatores não conseguem surfar a onda de conhecimento produzida sobre tecnologia, como minha empresa conquistará novos clientes por meio do marketing de conteúdo

É aí que aparecem as agências especializadas.

Agência de content marketing especializada em tecnologia

Quando uma agência de content marketing é voltada para um único segmento, os materiais que ela entrega são mais aprofundados.

Escrever sobre tecnologia na contabilidade, por exemplo, é muito diferente de abordar o mesmo tema na área de vendas. Afinal de contas, a tecnologia contábil pode oferecer ao mercado um ERP (Enterprise Resource Planning) especializado, um sistema de download automático de XML e muitas outras soluções para os desafios da área.

Enquanto isso, uma empresa que desenvolve soluções voltadas para comércio e e-commerce precisa aumentar o engajamento de seu site. Quando uma agência de content marketing respira tecnologia, conhece os caminhos para atingir seus objetivos.

Isso foi algo que a Alternativa Sistemas percebeu. Com a ajuda de profissionais que vivenciam tecnologia todos os dias e produzem conteúdo tech, eles conseguiram um aumento de 30% para 70% de engajamento no blog. Além disso, obtiveram 400% mais de visitantes no site.

Caso tenha interesse, você pode conferir essa história no nosso blog. Mas, antes, vamos ver o que nosso CMO decidiu fazer.

Segundo passo: agência de content marketing especializada x generalista

Apesar de já termos visto em linhas gerais a diferença entre cada tipo de agência de content marketing, o ideal é fazermos uma análise mais detalhada. Vamos lá:

Experiência

Para conseguir ser especialista em marketing de conteúdo tech é preciso ter experiência. Afinal, quanto maior o repertório de conhecimento técnico e prático dos redatores, mais fácil se torna falar sobre um determinado assunto, não é mesmo? 

Ainda que os produtores de conteúdo generalistas tenham experiência no desenvolvimento de artigos de uma forma geral, eles não possuem a mesma afinidade com o mercado tech. 

Somente quem trabalha todos os dias respirando tecnologia consegue entender como atingir a persona. Igualmente, os profissionais especialistas no segmento tech têm capacidade para sugerir pautas para diferentes nichos. Confira neste artigo alguns exemplos para você entender melhor.

Outra característica que denota experiência é saber que ninguém constrói sozinho uma boa estratégia de marketing de conteúdo para empresas de tecnologia. Por isso, contar com uma agência especializada, que possui também especialistas em Inbound, é uma das ações importantes para uma estratégia perfeita.

Afinal, a sua equipe de marketing pode não ter tantos braços para manter a performance alta!

Linguagem e tom de voz

Toda boa empresa de marketing de conteúdo sabe que o tom de voz de seus materiais deve estar de acordo com a persona do cliente. O mesmo vale para a linguagem utilizada.

A questão é que o público de tecnologia costuma ser mais exigente. Encontrar o meio termo entre um conteúdo acessível e um mais técnico não é algo fácil. Ou seja, a densidade do material precisa ser na dose certa para não afastar o leitor que queremos impactar. 

Ao entenderem as dores da persona, a empresa e o ambiente em que ela está inserida, redatores especializados conseguem atrair os leads certos. Aliás, isso foi o que constatou a Alternativa Sistemas, mencionada no tópico anterior do artigo.

Conhecimento em tecnologia

Já pensou se você precisasse produzir conteúdo sobre integração de ferramentas? Esse pode ser um tema complexo para redatores que não conhecem o mercado tech. O resultado é que o conteúdo, geralmente, fica aquém do esperado.

É por isso que vale ressaltar a importância de investir em uma fornecedora de conteúdo que vive tecnologia diariamente.

Ainda, como possuem o conhecimento do segmento tech, agências de content marketing atuam como uma ponte. O que elas fazem é criar conteúdos digitais especializados e que valorizam a qualidade das informações transmitidas.

Justamente pelo fato de consumirem tecnologia todos os dias, profissionais que trabalham em agências especializadas sabem também quais são os desafios dos projetos de TI

E o melhor: conseguem dar exemplos práticos e sugestões para facilitar a compreensão do lead.

Resumindo

Após ter entendido as comparações acima, o CMO da nossa história decidiu resumir tudo na tabela abaixo:

Agência de content marketing especializadaAgência de marketing de conteúdo generalista
Clientes100% da carteira de clientes é do segmento de tecnologia.A carteira de clientes é composta por empresas de diferentes áreas.
EquipeA equipe tem conhecimento em marketing digital e suas boas práticas. Além disso, consome conteúdo de tecnologia e, assim, entende o que é tendência no setor.A equipe tem conhecimento em marketing digital e suas boas práticas. Por trabalhar com diferentes empresas, não está antenada às novidades tech.
Experiência Possui redatores experientes em marketing de conteúdo para o segmento de tecnologia.Possui experiência em marketing de conteúdo, mas não tem expertise em tecnologia.
Linguagem e tom de vozEntende que o público é exigente e que, para mantê-lo interessado, é preciso utilizar exemplos da área. Além disso, conhece o vocabulário do setor.Tem dificuldade em encontrar o meio termo entre um conteúdo acessível e um mais técnico. Costuma achar que precisa ter um linguajar mais robusto.
Tempo de rump-upCurto, pois todos os profissionais da agência já estão acostumados a desenvolver materiais para os diferentes nichos de tecnologia.Pode ser longo, uma vez que, geralmente, os profissionais não conhecem a dinâmica do setor tech. Com isso, têm dificuldade para criar os materiais. 

Como vimos, ao ter produtores de conteúdo especializados em tecnologia à disposição para produzir materiais diferenciados, você tem a garantia de que terá o conteúdo para a persona certa, na linguagem ideal e com a qualidade que você merece. Além disso, a abordagem dos materiais é condizente com a etapa de funil indicada.

Inclusive, isso foi constatado pela GR1D Insurance. Quando a empresa tech investiu  em uma agência de content marketing especializada, passou a ter conteúdos em diferentes formatos

Com isso, aumentaram em 70 vezes o acesso no blog. Para saber os detalhes, aproveite que está aqui e confira o case de sucesso completo.

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