Precisando escalar os conteúdos no seu blog? A Curadoria de conteúdo é a solução cada vez mais presente nas empresas.
A Curata, empresa americana que desenvolve software para marketing de conteúdo, desenvolveu uma pesquisa em 2016 que mostrou as principais dores dos gestores de marketing de conteúdo B2B:
- 60% Quer conteúdos mais envolventes
- 57% Sente falta de conteúdos consistentes
- 35% Tem carência de orçamento para produção
- 35% Busca variedade de assuntos
- 25% Sofre com a falta de conhecimento e habilidades da equipe interna
Você sofre com uma ou mais dificuldades como essas? Sabia que elas podem ser aliviadas com a curadoria de conteúdo?
Aqui na Motor Tech Content os clientes e prospects sempre nos perguntam sobre o tópico. O que nos motivou a dividi-lo em uma série de três posts. Quer então tirar suas dúvidas sobre esse assunto? Continue conosco!
Principais assuntos desta postagem:
A definição de curadoria de conteúdo
Bom, é muito provável que você já tenha visto um conteúdo com uma chamada assim “Listamos os 10 melhores infográficos sobre cloud computing para você”, não é mesmo? Então, você já leu um conteúdo curado!
O número de páginas indexadas pelo Google cresceu assustadoramente nos últimos sete anos, segundo o instituto de pesquisas Statistic Brain: de um trilhão para 30 trilhões. Já quando o assunto é conteúdo digital produzido em todo o planeta (filmes, livros, músicas, documentos e dados computacionais) uma pesquisa do IDC calculou que serão 44 trilhões de gigabytes até 2020.
Somente o jornal americano The Washington Post publica cerca de 1,2 mil posts por dia, sabia?
Já segundo dados da empresa de desenvolvimento web Go-Globe, a cada segundo no mundo 2,8 milhões de e-mails são enviados, 10 vídeos são postados no Youtube e 25 textos são postados em blogs. Resultado: é conteúdo que não acaba mais!
Como as empresas podem então posicionar-se frente a essa tsunami de conteúdos e melhorar a presença online? A curadoria pode ajudar!
Ela é uma estratégia utilizada no marketing de conteúdo que pode ser resumida no ato de descobrir, compilar e compartilhar grandes quantidades de conteúdo na web. Eles são apresentados em uma nova roupagem, que seja organizada e tenha significado para o leitor.
O processo inclui:
- Pesquisar;
- Analisar;
- Escolher;
- Separar;
- Organizar os conteúdos encontrados em uma ou em diferentes fontes;
- Interpretar todas essas informações (que geralmente são de temas específicos);
- Publicá-las.
Em outras palavras, a curadoria implica em descobrir, compilar e compartilhar conteúdo já existente na internet, no seu ambiente online.
Qual a diferença entre fazer curadoria e criar conteúdo próprio?
A geração de conteúdo é o processo de criar seu próprio conteúdo a partir do zero e divulgá-lo para seus seguidores. Eles podem ser produzidos por meio de uma ideia sua ou com base em pesquisas na internet mas, ainda assim, é original.
Curadoria de conteúdo é o processo de pesquisar, selecionar, compilar e reunir informações existentes, como blogs, postagens de mídia social ou ebooks relevantes para um tópico específico, e apresentá-los em uma nova forma de conteúdo, organizada e significativa para os seguidores da sua marca.
Quer dizer então que a curadoria vale menos que do que um material original? Nunca! O importante é mesclar os dois tipos de conteúdos conforme sua estratégia.
Um exemplo é deixar, no blog, textos mais densos de fundo de funil a cargo de especialistas da área que vão se aprofundar e apresentar um artigo técnico. Já para poder ter mais volume de conteúdos de topo, que atraiam novos visitantes e gerem tráfego, parte deles podem ficar a cargo da curadoria. Temas quentes e urgentes, que não podem esperar, também merecem ser ‘curados’: reúna as informações, trabalhe-as, emita a opinião da empresa e faça a postagem.
Quer dois exemplos práticos?
Um dos posts mais acessados do blog do Hubspot é justamente um conteúdo curado! Ele mostra justamente uma lista com mais de 300 estatísticas sobre mídias sociais publicadas por outros blogs e veículos de imprensa, comentando-os e ressaltando sua relevância.
E a curadoria não se atém apenas aos blogs. O portal de notícias Uol, por exemplo, usou a curadoria para noticiar e repercutir a oinião do piloto Fernando Alonso sobre o Grande Prêmio de Mônaco. Perceba que toda a notícia foi construída em cima de uma entrevista à revista Autosport.
A curadoria de conteúdo é considerada plágio?
A resposta é rápida e certeira: não! Mas apostamos que com certeza essa ideia passou pela sua cabeça. Bom, tranquilize-se. Um bom conteúdo gerado a partir da curadoria passa por todas as etapas descritas acima, o que o coloca longe do plágio.
Uma regra importante a ser seguida: Nunca apenas copiar e colar o texto original. Se você decidir compartilhar na íntegra um texto interessante de outra fonte, deve sempre citar quem é ela e posicionar-se:
- Por que sua empresa achou importante compartilhar?
- O que foi refletido ou concluído sobre o conteúdo compartilhado?
O assunto também garante a originalidade do texto final.
Por que fazer curadoria de conteúdo?
Você quer ter maior frequência de conteúdo sem precisar investir tanto em produções originais? Tem consciência que quantidade com qualidade impacta nos resultados? Sim, os algoritmos do Google valorizam isso na hora de posicionar o blog na busca orgânica.
O universo digital está cheio de informações relevantes e que podem fazer a diferença em uma estratégia de marketing de conteúdo e utilizá-las em um conteúdo curado faz toda a diferença.
E quais os principais ganhos de utilizar conteúdos curados?
# 1- Volume, escalabilidade e diversificação: Ela garante maior quantidade de publicações no blog corporativo, Twitter ou Facebook, por exemplo, com a mesma qualidade de um material próprio.
Tanto que 82% dos profissionais de marketing entrevistados pela Curata dizem aprovar a mistura de compartilhar os próprios conteúdo e outras pessoas em seus canais sociais;
# 2- Velocidade e melhoria do SEO: A curadoria também economiza tempo no ato de escrever e postar, além de prover um mix de diferentes conteúdos para o blog ou redes sociais. Ela também ajuda a construir relacionamentos.
É o que diz a comunicóloga Heidi Cohen: “Como compartilhar uma garrafa de vinho com amigos, a curadoria melhora seus relacionamentos”;
#3- Back Links: Citar fontes importantes do setor que se está escrevendo, como veículos jornalísticos ou influenciadores, é uma excelente forma de ‘trocar figurinhas’ e iniciar um relacionamento de futuro;
#4- Credibilidade e brand awareness: Outro motivo interessante é que, ao mencionar outros produtores de conteúdo trará credibilidade por mostrar opiniões de especialistas externos à empresa. Também ajuda na formação da imagem de um blog especialista no assunto que está sendo tratado, aumentando a visibilidade da marca no mercado;
#5- Valor: A curadoria de conteúdo também permite entregar um valor extra para a audiência da marca e também para os clientes. É a chave para construir relações duradouras com fãs leais;
# 6- É uma roda que gira sem parar: o blog atualizado leva a e-mails marketing com conteúdo interessante para a base de assinantes, que consomem as notícias e se sentem cada vez mais cativados;
# 7- Nutrição de leads: Os conteúdos abordados fornecerão assuntos de relevância para sua persona, podendo ser de grande ajuda na atração de leads e geração de novas oportunidades de negócios.
Você tinha ideia que os benefícios eram tão importantes?
E agora que você já sabe o que é curadoria de conteúdo e a sua importância, ficam as perguntas: por que será que ela está tão em alta? E como fazê-la na prática?
É o que você vai descobrir nos outros posts da série! Fique ligado no nosso blog!