Produzir conteúdo inteligente para a internet é um trabalho que exige tempo, foco e dedicação.
Embora a elaboração de conteúdo inteligente nem sempre seja uma tarefa fácil, permanece sendo uma estratégia em crescimento, cada vez mais utilizada para atrair clientes.
Para os que esperam impulsionar a marca através do oferecimento de conteúdos, fazer crescer o número de acessos ao site têm se tornado algo desafiador e estimulante. Mas, será que as empresas sabem produzir esse tipo de conteúdo realmente inteligente?
Para ajudá-las nesse processo, citamos abaixo alguns métodos que, se implementados, podem auxiliar a criação de forma mais objetiva. Com essas dicas é possível criar materiais interessantes como o infográfico inteligente, por exemplo e fortalecendo o relacionamento com o leitor.
Quer saber a importância de produzir conteúdos de qualidade e modos de se conseguir fazer isso? Continue então lendo este post!
Principais assuntos desta postagem:
A importância de criar conteúdo inteligente
O conteúdo inteligente têm realizado um papel extremamente significativo nas estratégias de negócios. Ele ensina, atrai e qualifica leads, o que consegue aumentar ainda mais a taxa de conversão. Com isso é possível avaliar a performance do site, selecionando as práticas que trazem resultados daquelas que necessitam de maior aprimoramento.
Você pega a quantidade de visitantes e divide pelo número de conversões de um determinado período, por exemplo. Desta forma, é possível medir o retorno que a sua empresa está tendo ao investir em táticas de marketing digital e se é vantagem ou não seguir insistindo nesta ação.
Como o primeiro contato do cliente acontece por meio desse material, oferecer conteúdo inteligente e especializado é importantíssimo para as empresas que esperam criar laços de maior fidelidade com o leitor.
Não só os blog posts, as empresas podem também optar por produzir conteúdos ricos, que conseguem gerar maior valor e número de leads para os negócios. Através do preenchimento de formulários, elas conseguem trocar dados do usuário por materiais que agregam valor e conhecimento como infográfico inteligente, e-books, white paper, entre outros.
Se você ainda não sabe como fazer isso, veja aqui como usar do marketing de conteúdo para gerar mais leads para a sua empresa de tecnologia.
Produzir conteúdo inteligente e especializado
No planejamento de pautas estão envolvidas as seguintes etapas:
- Leitura da persona: analisar as características, dores e os problemas de potenciais compradores.
- Levantamento de temas já abordados: verificar quais os temas elaborados e se eles conseguem atender as necessidades do leitor.
- Levantamento de temas da concorrência: estudar o que está sendo divulgado em outros sites para assim formular conteúdo inteligente e atualizado.
- Elaboração de lista temas da área mais recentes na mídia: ver os temas que estão sendo discutidos e quais os assuntos mais relevantes para o seu público-alvo.
- Definição da jornada do lead e da quantidade de conteúdos que serão classificados como topo, meio e fundo: saber direcionar o conteúdo e a linguagem dos textos para o perfil de cada persona.
- Escolha de temas e angulações das pautas, conforme jornadas, com definição de título e com base nas dores da persona: elaborar conteúdos que consigam solucionar os problemas do cliente.
- Elaboração do briefing detalhado, com formato de texto/conteúdo e listagem de tópicos; além de definição de objetivos para o texto: formular um resumo que especifique o foco do conteúdo e como deve ocorrer a escrita para facilitar a comunicação com o leitor.
- Elaboração dos materiais: selecionar os materiais que vão ajudar a construir esses conteúdos.
Entenda mais sobre o detalhamento dessas etapas a seguir.
1 – Público-alvo e persona
O primeiro passo é estabelecer qual o público-alvo que a marca está pretendendo alcançar. Como é preciso oferecer um material que atenda às necessidades do cliente, esclarecer qual a persona e a sua “dor”, pode auxiliar o redator durante o processo de criação e direcionamento de conteúdos.
2 – Check list da produção
Nesta etapa, realizar um check list da produção pode ser útil para ajudar os redatores a formular conteúdos mais objetivos. Itens como:
- materiais de apoio: que ajudam o redator a ter embasamento sobre os conteúdos que serão abordados;
- entrevistas: gravações em áudio, questionários impressos; documentos que consigam direcionar o redator para atender as necessidades do cliente;
- informativos: explicativos que consigam instruir o redator a produzir textos de qualidade;
- acesso a conteúdos ricos: disponibilizar e-books e conteúdos com maior profundidade para que o redator agregue mais informações para o desenvolvimento de conteúdo;
- acesso a links de fontes seguras: sites que produzem materiais autênticos, verídicos e que oferecem suporte ao redator para os temas tratados.
Se a sua empresa não está segura para produzir ou não consegue publicar materiais de qualidade, veja as orientações para produção de conteúdo que preparamos para você!
3 – Tenha revisores
Depois de concluído o planejamento das pautas, o check list da produção e os conteúdos, está na hora de examinar quais os materiais produzidos e se estão prontos para a publicação. Só após a análise desses conteúdos é que os textos serão aprovados e, então, publicados.
Para fazer esse diagnóstico dos textos, verifique se a sua empresa já conta com o apoio de um ou mais revisores capazes de realizar esse tipo de atividade. Com isso, os conteúdos são capazes de chegar até o leitor de forma ajustada e sem que hajam possibilidades de erro.
Caso a empresa não tenha interesse algum em produzir conteúdos internamente, pode-se também contar com o apoio de parceiros especializados para concluir esse e demais serviços.
Gostou do conteúdo?
Deixe sua opinião nos comentários e continue então lendo o blog da Motor!