Como trabalhar a estratégia de conteúdo digital

Marketing Digital

Como trabalhar a estratégia de conteúdo digital

29 de dezembro de 2017

Desenvolver estratégias de criação de conteúdo digital de uma marca, é uma das ferramentas mais valiosas que as empresas têm para se envolver com os clientes e, claro, obter resultados positivos para o seu negócio.

Vale lembrar que o Google, por exemplo, melhorou recentemente seu algoritmo para concentrar-se fortemente no conteúdo e na freqüência de posts / atualizações de um site. Portanto, se um blog estiver bem gerenciado, o que significa atualizar regularmente e com base em tópicos relevantes para o seu negócio, ele aumentará o SEO do seu site.

Se você já produz conteúdo, mas ainda não obtém os resultados desejados e precisa de um pouco de inspiração, aqui estão estratégias de conteúdo digital para manter o ranqueamento no Google e se destacar no mercado:

#1 Crie um calendário editorial

Fonte: Bigstock

Se você pensa que desenvolver conteúdo para blog é só separar temas, produzir e postar conforme deseja temos uma notícia: você está enganado! O desenvolvimento de conteúdo depende, primeiramente, de um calendário editorial. Por mais que o Google esteja disponível para publicações a qualquer momento, ele também trabalha com estratégias que influenciarão no sucesso do seu negócio.

Então, já sabemos que a primeira maneira de obter tráfego para o blog é por meio do calendário editorial que ajudará a desenvolver a organização do marketing. A melhor parte sobre o uso de um calendário editorial é que ele pode ajudá-lo a começar o hábito de usar um para planejar seu marketing de conteúdo.

Eventualmente, você precisará de ferramentas maiores e melhores, mas esta é uma ótima maneira de começar sem fazer um grande investimento financeiro. Baixe aqui o modelo de calendário editorial que te ajudará a dar os primeiros passos em como produzir conteúdo para o seu blog.

#2 Desenvolva um conteúdo original

Fonte: Bigstock

Tá aí uma coisa que pega muitos profissionais de marketing por aí: o desenvolvimento de conteúdo original. E sim, está cada vez mais difícil ver isso e por um simples motivo: estamos em uma era digital de reprodução daquilo que faz sucesso (os famosos “memes” são a prova disso). Funciona mais ou menos assim: um assunto ficou em destaque na mídia e logo muitos canais estão reproduzindo ajustando apenas algumas palavras. Mas nós temos uma outra notícia para você:

Ninguém quer ler notícias antigas! A produção de conteúdo para blog deve ser novo, fresco e original. Ele deve oferecer muito mais do que já está disponível na internet.

Escrever postagens de blog originais é a melhor maneira de gerar tráfego para seu site. Desde que você tenha feito bem sua pesquisa de palavras-chave e está trabalhando os termos que geram tráfego para seu site, o conteúdo original pode ser um grande impulso para seu ranqueamento. Acima disso, é uma ótima maneira de mostrar experiência em seu nicho específico para o seu público.

Lembre-se sempre: o que você quer dizer ao seu público? Qual será a mensagem principal do seu artigo? E qual é o propósito? O que você quer que seu público faça depois de ler seu artigo? Pensar sobre essas questões irá ajudá-lo a criar uma idéia original para a criação de conteúdo para blog.

#3 Invista em títulos fortes  

Fonte: Bigstock

Quando você está fazendo pesquisas na internet, o que te faz entrar em um determinado conteúdo? Na maioria das vezes é o título, não é mesmo?

O ideal é investir em títulos que chamem a atenção do seu público, e não há melhor maneira de fazer isso do que ser direto com ele: colocar exatamente o que ele está procurando!

Mas como saber o que ele quer? Bom, isso será resultado da pesquisa de palavra-chave que você fez ao produzir o conteúdo. Além do conhecimento da persona. Com base nessa pesquisa, inclua a palavra-chave e torne o seu título direto e atrativo.

Veja este exemplo:

Se você entrou neste post é porque quer saber, de fato, como produzir conteúdo para blog, certo? Uma mensagem simples e direta. Mas a sua decisão de clicar ou não talvez seria diferente se o título abordasse “a importância do conteúdo para blog” – não que o tema seja ruim, mas não cumpre com a proposta do conteúdo. Esteja sempre atento a isso – enganar o leitor, mesmo que ‘sem querer’, não é uma atitude legal.

#4 Seja exato e completo nas informações

Fonte: Bigstock

Assim como no título, o conteúdo do seu blog também precisa ser exato e completo nas informações. O bom conteúdo é o que separa o seu site das diversas opções que o Google apresenta hoje, além do mais, é ele que entrega a mensagem certa para o seu cliente.

O sucesso do seu site é determinado principalmente pela produção de conteúdo do seu blog. Em última análise, o conteúdo que ganha o coração do cliente. Todos os outros componentes do seu site (design, visuais, vídeos) também são extremamente importantes, mas fornecem uma função de suporte secundário.

O conteúdo do seu blog deve sempre começar com pesquisas de mercado adequadas e o seu entendimento quanto à dor do seu cliente. Identifique-os e defina tipos de conteúdo ideal que irá, de fato, satisfazer as necessidades reais do seu cliente.

A chave para um site bem sucedido é ter conteúdo claro, relevante e rico em palavras-chave que entrega a mensagem certa com poder e convicção. O conteúdo do seu site deve segmentar seu público, envolvê-los e persuadi-los a agir.

#5 Comunique-se por imagens e vídeos

Fonte: Bigstock

“Uma imagem vale mais do que mil palavras”. No web design, isso é bem claro, pois as primeiras impressões são mais importantes – quando falamos em conteúdo para blog, não é diferente. Estatísticas mostram que seu blog normalmente tem entre um e cinco segundos para manter o visitante do site e este não é tempo suficiente para ler e processar qualquer conteúdo.

Isso significa que você deve encontrar métodos adicionais para manter a atenção do visitante. É aqui que a formatação de conteúdo entra. Utilizar Imagens nas postagens, fortalecem a sua mensagem, além da entrega visual, são fáceis de processar e permitem que seus clientes se conectem de forma mais profunda.

É preciso lembrar que a imagem deve funcionar em conjunto com o conteúdo, a fim de enfatizar os pontos fortes e os principais valores. Vale lembrar que o uso de imagens no decorrer do texto tornam a leitura muito mais leve e prática.

#6 Conheça a persona e o público-alvo

Fonte: Bigstock

Para alcançar um cliente, você precisa conhecê-lo, afinal, como oferecer um serviço sem saber o que ele deseja e quais são as dificuldades do seu dia-a-dia?

Conhecer a persona é o primeiro passo para compreender o seu público-alvo. Aqui você pode tirar melhores dúvidas sobre quem é quem.

Ter uma compreensão profunda do seu público-alvo é fundamental para gerar a criação de conteúdo, desenvolvimento de produtos, acompanhamento de vendas e realmente tudo o que se relaciona com a aquisição e retenção de clientes.

Dessa forma, você pode criar mensagens que atraem especificamente eles. A melhor forma de fazer isso, é estudando o perfil e as necessidades de cada um. Assim, será muito mais fácil ao produzir conteúdo de qualidade e atrativo.

#7 Faça atualizações contínuas

Fonte: Bigstock

Deixar seu blog parado não é a melhor forma de obter bons resultados. Seu site precisa de atualizações constantes e isso inclui muita criação de conteúdo para blog. Ficar muito tempo sem atualizar, pode fazer seu tráfego cair pela metade, além das inscrições RSS não aumentar.

Com o seu calendário editorial, decida uma frequência ativa de publicações para a produção de conteúdo do blog. Nem sempre você vai ter tempo para fazer a atualização, mas a maioria das plataformas para blogs tem a opção de agendar posts com antecedência. Não deixe de aproveitar isso.

Mesmo que você pense que não terá conteúdo suficientes, saiba que, quanto mais postagens fizer, mais temas irão surgir. Basta manter seus olhos sempre abertos e atentos a novos conteúdos. Para isso, você precisa estar atento e sempre procurando por novos conteúdos.

Se você seguir essas regras de ouro, certamente terá muito mais resultados positivos na busca pela sua marca. Saiba como a consultoria de marketing digital pode te ajudar nessas produções e a manter o ranqueamento da sua marca no Google.

 

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