Como produzir conteúdo sobre integração de ferramentas?

Tecnologia e inovação

Como produzir conteúdo sobre integração de ferramentas?

27 de maio de 2021

Responda rápido: o público-alvo da sua empresa tech sabe sobre a integração de ferramentas que pode ser feita com a sua solução? O mercado tem conhecimento das APIs desenvolvidas, ou das integrações que elas geram?

Como estratégia de marketing e vendas, abordar o tema pode atrair leads qualificados e reter os que já estão na base de clientes. Se você não sabe por onde começar a produção de conteúdo sobre suas APIs, não se preocupe. 

Dedicamos este artigo a ajudá-lo com dicas para que você comece a produzir materiais sobre integração de ferramentas e Interface de Programação de Aplicações no blog da sua empresa. Confira!

1 – Planeje o conteúdo de acordo com o funil

Não existem atalhos quando falamos de marketing de conteúdo tech, pois sem uma base de leads engajados será muito difícil fechar uma venda. A fim de conseguir esse engajamento, a empresa precisa ter uma gestão de leads tech.

Explicando de maneira simples, significa que é fundamental contar com uma estratégia para diferentes etapas do funil de vendas que são: topo, meio e fundo. Cada uma delas diz respeito a um momento do seu cliente e toda empresa que entende isso consegue reforçar o relacionamento, favorecer a fidelização e gerar resultados.

O funil de vendas tem bastante relevância para a estratégia de marketing, uma vez que fala muito sobre os passos que o visitante vai dar até que seja convertido em cliente. No entanto, para que trilhe o caminho do jeito certo, a audiência precisa receber combustível suficiente. É aí que entramos no terreno do marketing de conteúdo tech.

Sendo assim, para sua empresa tech abordar o tema de integração de ferramentas, é importante que produza conteúdo com diferentes abordagens e para diferentes momentos do lead, como detalhamos a seguir:

  • No topo de funil temos os conteúdos focados em informar e educar. Tenha em mente que muitas vezes este é o primeiro contato do lead com a marca.
  • No meio de funil a estratégia de marketing se volta para conteúdos que engajam com o lead.
  • No fundo de funil é a etapa na qual a empresa ajuda o lead a decidir pelo melhor produto ou serviço.

Pensando em integração de ferramentas, um exemplo prático de conteúdo especializado seria:

  • Topo de funil: conteúdo para explicar o que são APIs.
  • Meio de funil: conteúdo para mostrar como a integração de ferramentas pode ajudar o lead a ser mais produtivo.
  • Fundo de funil: conteúdo para apresentar as APIs da sua solução e a de parceiros.

2 – Defina o formato ideal 

O marketing de conteúdo tech é o aliado – diríamos até “o aliado mais precioso” – para divulgar as soluções e os serviços da empresa de tecnologia. Todavia, há alguns requisitos para que essa aliança renda bons frutos.

Um deles tem a ver com a escolha do formato para transmitir as informações. No blog corporativo os artigos ganham destaque, mas além dos posts, você pode apostar nos ebooks, que são materiais mais densos.

Outra alternativa são os whitepapers, utilizados para conteúdos mais condensados. Como estratégia de marketing, eles são ótimos para expor resultados (como em casos de sucesso) e outros elementos quantificáveis sobre um assunto. 

Para dar ao lead um conteúdo mais visual, os infográficos são uma ótima opção. Eles são caracterizados por ilustrações explicativas sobre um tema. Pensando em material audiovisual, o marketing pode promover webinars com um especialista para falar sobre integração de ferramentas, por exemplo. 

Todos esses formatos podem ser acessados pelo blog corporativo gratuitamente e por meio de uma página de conversão, ou landing page. Nesses tipos de páginas, em troca do material o lead deixa dados como e-mail, nome e telefone. Com essas informações em mãos, a empresa tech pode seguir se relacionando com a persona no funil de vendas.

3 – Patrocine conteúdos sobre integração de ferramentas

O conteúdo patrocinado é uma publicidade paga. É possível, por exemplo, patrocinar os blog posts nas redes sociais. Além de gerar mais tráfego para o blog, esta estratégia de marketing dá mais visibilidade para a marca.

Outra maneira de patrocinar conteúdo é com os artigos patrocinados. Trata-se de produzir uma matéria para promover uma marca, produto ou serviço em canais de divulgação acessados pelo lead.

Um exemplo dentro do tema das APIs seria divulgar um artigo sobre os benefícios da integração de ferramentas em sites como CIO.

4 – Contrate produtores de conteúdo especializados em tech

Embora não existam atalhos que tragam bons resultados nas estratégias de marketing de conteúdo tech, não significa que a empresa tenha que andar devagar. É o que ocorre quando faltam profissionais dentro da organização para dar conta da estratégia de marketing.

Sem pessoas suficientes para produzir materiais que vendam as APIs criadas pelo seu negócio ou parceiros, a empresa corre o risco de não conseguir criar conteúdo com frequência e qualidade. 

Uma boa solução para esse tipo de problema é procurar por um parceiro especializado que atenda aos seguintes critérios:

Qualidades de um parceiro especializado 

  • Especialização tech: você e nós, da Motor, sabemos que o lead da empresa tech é mais exigente. Isso se traduz na necessidade de dar o aprofundamento adequado de informações, algo que muita agência de conteúdo não consegue. Por sua vez, uma empresa especializada no setor de tecnologia conta com especialistas na produção de conteúdo.
  • Diversificação: comentamos sobre os diferentes formatos que um conteúdo especializado pode ter. Ao escolher um parceiro, veja como ele consegue atender às diferentes etapas do funil e os tipos de materiais que ajuda a produzir.
  • Flexibilidade: por mais que exista um planejamento, sabemos que desvios são normais de ocorrerem. Pensando nisso, verifique como o parceiro que está sendo avaliado lida com os imprevistos. Se surgir uma demanda de emergência, ele é capaz de dar conta? Além disso, ele possui planos flexíveis de contratação?
  • Velocidade: é imprescindível que o parceiro consiga entregar o conteúdo especializado conforme suas necessidades.
  • Experiência: a experiência de mercado pode ser um desafio no marketing de conteúdo tech. Sem ela fica mais difícil garantir a criação de bons conteúdos. Para ter resultados concretos, verifique se o parceiro que você está avaliando possui bom conhecimento do setor de forma geral.

Conheça os diferenciais da Motor

A Motor Tech Content preenche todos os requisitos elencados acima. Nosso time é composto por vários profissionais de marketing, incluindo desde especialistas em análise de mercado e estratégia de marketing a redatores e designers especializados em tecnologia.

Assim, temos uma equipe pronta para atender a empresa tech com qualidade e frequência. Além disso, graças a um know-how de mais de cinco anos, conseguimos favorecer as vendas a partir do estabelecimento de uma boa relação entre sua empresa e os potenciais clientes.

Vale destacar que, focando na flexibilidade, oferecemos dois planos de produção de conteúdo:

Conheça o Plano On Demand
  • Plano Corporate: fechamos um contrato com os clientes, que automaticamente já os coloca em contato com nosso ecossistema especializado em tecnologia. 
Conheça o Plano Corporate

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