Faz tempo que o LinkedIn deixou de ser apenas uma rede social para facilitar o networking entre profissionais e busca por novas oportunidades de trabalho. O crescimento da Internet e das redes sociais, tornou o LinkedIn uma plataforma de interação entre pessoas e empresas de diferentes segmentos e interesses, e parte ativa no mundo dos negócios.
As empresas de TI passaram a usar esse canal para potencializar suas estratégias de marketing de conteúdo e atingir maior audiência e engajamento. Fazendo bom uso das ferramentas oferecidas por esta plataforma, com conteúdos atuais sobre tendências tecnológicas e participação ativa, é possível usar o LinkedIn também como gerador de negócios.
#1 Company Pages
Para marcar presença corporativa, é importante desenvolver um ambiente de apresentação formal da sua empresa, por meio de uma página que mostre no LinkedIn o propósito do seu negócio. Apresentar as características de suas soluções e serviços, seus valores e ideias. Sua company page pode mostrar quais segmentos suas soluções atendem, apresentar seus clientes atuais, divulgar eventos sobre tecnologia que você participa ou promove. A empresa Softplan, por exemplo, utiliza sua página para compartilhar conteúdos relevantes, direcionados e de interesse do seu público, boa apresentação gráfica e atualizações constantes.
#2 LinkedIn Ads
O LinkedIn Ads é uma forma de publicidade com links patrocinados. É uma ótima ferramenta para divulgação de produtos e serviços. Permitem a segmentação do público, por nome, setor e tamanho das empresas, função, nível de experiência dos participantes da rede social, entre outros. Se sua empresa está lançando uma solução para atender uma nova exigência fiscal, por exemplo, você pode criar um anúncio sobre isso, que direcione o leitor para para uma página do seu site ou para uma landing page, com opção de baixar um ebook sobre o tema. Esse recurso exige um investimento de valor pago por clique (CPC) ou por mil visualizações (CPM). A estimativa de investimento é feita com base nas segmentações indicadas. Por isso, é importante conhecer bem sua persona e público-alvo.
#3 Grupos do LinkedIn
Sua empresa precisa ser ativa no LinkedIn, e participar de bons grupos é uma excelente estratégia. Propor debates, levantar questionamentos e divulgar ideias, são um bom caminho para mostrar sua marca e conquistar seu espaço. Digamos que sua empresa fornece solução especializada em comércio eletrônico. Ela pode participar de um grupo, como o E-Commerce Network, por exemplo, que tem mais de 140 mil participantes. Sua participação pode gerar excelentes contatos com profissionais que precisam de uma solução como a sua. Encontre os grupos mais adequados para sua empresa, de acordo com seu público-alvo e suas palavras-chave. Consulte as estatísticas dos grupos, para conseguir um panorama da participação e interação das pessoas em cada um, para avaliar se é interessante participar.
#4 Showcase Pages
Lançadas mais recentemente, o objetivo das Showcases Pages é ajudar as empresas a destacar os diferentes aspectos de seus negócios e construir relações com uma comunidade específica. São como vitrines para diferentes conteúdos. Se sua empresa de tecnologia tem mais de uma linha de produtos, como soluções para construção civil e para gestão de facilities, por exemplo, essa é uma maneira para direcionar as informações, ao invés de listar tudo em sua company page. Veja novamente o exemplo da Softplan, que tem uma showcase para sua solução Sienge, onde divulga informações referentes a construção civil, segmento no qual a solução é especialista. Seu público tem a grande vantagem de seguir apenas os conteúdos que interessam. Criadas suas showcase pages, basta começar a compartilhar conteúdos relevantes e monitorar o desempenho das páginas.
Converse com seu fornecedor de conteúdo, certamente ele irá lhe ajudar a movimentar o perfil de sua empresa no LinkedIn e assim fomentar novos negócios!