Automação e liderança na gestão da empresa data driven

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Automação e liderança na gestão da empresa data driven

11 de maio de 2021

Neil Hoyne, estrategista-chefe de medição de dados da Google, aclamado globalmente por sua pesquisa em análise de clientes, diz que as empresas que ganharão são as que usam dados, não as que fazem adivinhações. Em outras palavras, sairá na frente a chamada empresa data driven.

De modo geral, ser data driven significa ir além das planilhas e usar automação para extrair percepções por meio de dados. Mas qual é a importância que os dados desempenham na liderança de empresas de TI? Encontre a resposta a seguir!

Entendendo a empresa data driven

Em plena transformação digital nas empresas tech, o data driven não é apenas uma realidade. É principalmente uma necessidade.

Traduzindo para o português, “data driven” é uma organização “orientada a dados”. Portanto, o conceito refere-se a uma abordagem que permite empresas examinarem e organizarem seus dados com o objetivo de atender melhor seus clientes e consumidores.

Isso é possível, pois, ao adotar a visão data driven, a organização toma decisões estratégicas com base na análise e interpretação dos dados. Por essa razão dizemos que a abordagem ajuda negócios a direcionarem suas ações.

Para explicar melhor, uma empresa data driven é capaz de personalizar suas mensagens para criar uma estratégia mais centrada no cliente e com um direcionamento mais assertivo. Consegue compreender como os resultados do marketing são potencializados quando temos uma cultura orientada a dados?

Mas antes de falarmos especificamente do marketing, temos que lembrar que ainda falta muito chão a ser percorrido até que o data driven seja realidade nas empresas de TI.

Algumas estatísticas 

Para se ter uma ideia, segundo relatado pela Forbes, quase 36% das empresas não usam todos os dados que possuem e 47% estão planejando implementar uma ferramenta de análise de dados no futuro. 

Como diz o texto, isso não significa que você pode sentar e relaxar. Para mostrar a importância de agir, o artigo traz a visão de Amir Orad, CEO da Sisense (empresa de software de inteligência de negócios orientada para Inteligência Artificial): “empresas que não usam seus dados desaparecerão”. 

Um outro estudo – o Agile Procurement Insights –  conduzido pela SAP SE em colaboração com a Oxford Economics – traz resultados similares. Conforme relatado no site CIO, eles constataram que, para fundamentar a tomada de decisão, 49% dos gestores dizem ainda utilizar dados manuais. 

De acordo com o que explicamos no início deste artigo, uma empresa data driven usa automação para extrair dados e insights. Ou seja, passa bem longe dos dados manuais.

E qual a importância do marketing tech data driven?

Você entendeu que os resultados do marketing são potencializados em uma empresa data driven. Isso resume os benefícios de ser um negócio orientado a dados, mas podemos ir além.

À medida que, como gestor de marketing, você começa a extrair dados para desenhar estratégias e ações, consegue encontrar respostas para perguntas como:

  • Nossos recursos estão sendo usados de forma eficiente?
  • Como nossos concorrentes estão se saindo? Há algo que eles estejam fazendo, mas nós não?
  • Quais são as iniciativas de marketing de nossa empresa tech atualmente?
  • Há espaço para melhorias?
  • Em que pontos precisamos investir nosso dinheiro e tempo?
  • O que nosso público quer ouvir? O que esperam de nós?

As questões podem ser respondidas facilmente analisando os dados, os quais nos mostram:

  • O que aconteceu, pois a empresa de tecnologia pode colher insights sobre o desempenho de estratégias anteriores e estudá-los. Assim, ao descobrir quais ações não tiveram tanto sucesso quanto deveriam, a equipe de marketing pode evitar cometer erros semelhantes no futuro.
  • O que está acontecendo, uma vez que o status em tempo real dos esforços de marketing pode ajudar a melhorar e otimizar as campanhas atuais de forma quase imediata. Afinal de contas, uma empresa data driven sabe como os clientes estão respondendo ao plano de marketing. 
  • O que pode acontecer, pois as empresas tech têm a possibilidade de prever mudanças no comportamento do consumidor aproveitando os modelos preditivos de análise de marketing.

Atenção! Não basta ser data driven sem agir!

Existe uma frase que diz que “saber e não fazer é o mesmo que não saber”. Você sabe que a transformação digital nas empresas tech precisa ser colocada em prática para que a organização tenha resultados. Então devemos seguir o mesmo raciocínio ao falarmos sobre organizações data driven.

Será inútil fazer a análise dos dados se você, gestor de marketing, decidir não agir de acordo. Sem reunir os dados e os analisar para, em seguida, apresentar soluções e ideias de melhoria, tudo será uma perda de tempo e energia.

Aqui na Motor gostamos de dizer que o marketing data driven é um efeito dominó. Primeiro a informação é descoberta. Depois são elaboradas estratégias para agir com base nessa informação. Logo após, as estratégias são colocadas em prática. Por fim, isso leva a melhores resultados do marketing.

Sobre quais ações adotar, vemos que muitas empresas tech têm dificuldade em traçar as estratégias. Isso é algo normal, pois o gestor de marketing costuma estar envolvido em outras questões.

Para lidar com esse obstáculo, um parceiro especializado no marketing tech, como é o caso da equipe da Motor Tech Content, pode ser uma verdadeira mão na roda. A partir da análise de dados, discutimos seus objetivos com o marketing digital e ajudamos a entender os melhores temas e tipos de conteúdo a serem produzidos, com volume e frequência mensal pré-definidos. 

Cada ação irá ao encontro dos resultados que sua empresa deseja atingir e sempre leva os dados em consideração. Por fim, para que todos os esforços realmente tragam melhorias e o time esteja na mesma página, outra dica é apresentar as iniciativas de marketing de forma consolidada para seus pares e comitê executivo.

Você pode fazer isso na planilha que disponibilizamos gratuitamente. Ela tem como objetivo ajudá-lo a demonstrar o planejamento estratégico de marketing em uma página, segundo referência do Gartner. Baixe agora mesmo a Planilha Gartner para planejamento de mudanças rápidas e comece a usá-la imediatamente!

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