Estratégias de marketing digital para o “novo normal”

Marketing Digital

Estratégias de marketing digital para o “novo normal”

30 de junho de 2020

Confira as três principais dicas para renovar suas estratégias de marketing digital durante e após a pandemia.

O ano de 2020 já começou incerto. A evolução da Covid-19, que começou na China e se espalhou rapidamente pelo mundo, impactou todas as nações de uma forma sem precedentes. 

Os primeiros países afetados já começaram a afrouxar as medidas de isolamento social. Mas a população está vivendo na pele o chamado “novo normal”: uso de máscaras, ensino à distância, home office. Muitas dessas medidas terão que ser mantidas por tempo indeterminado.

No entanto, não é apenas a população que tem encarado esse “novo normal”. A economia, como um todo, está se reinventando. As estratégias de marketing digital que sempre foram eficientes sofreram mudanças. Os profissionais estão tendo que reestruturar seu planejamento de marketing para que ele funcione também nesse momento pós-pandemia.

Toda essa situação fez com que dados e estatísticas fossem apresentados para servirem de norte aos líderes que ainda estão inseguros diante de qual rumo seguir. 

Esse post mostrará o que mudou e como os gestores podem aproveitar o “novo normal” na hora de criar suas estratégias de marketing digital

Boa leitura!

Planejamento das estratégias de marketing digital: adequações para o “novo normal”

É claro que o ano de 2020 não tem sido fácil. Toda a sociedade e a economia ao redor do mundo viveram e ainda vivem fases de muito medo e insegurança, mas será que apenas experiências ruins foram tiradas deste momento? Será que nada do que vivemos poderá ser transformado em algo positivo? 

Confira o que aprendemos de valioso até agora: 

# 1 – A hiperconectividade nos ensina

Todos nós fomos obrigados a nos isolar para nos proteger, mas, mesmo assim, nunca estivemos tão próximos uns dos outros, não é mesmo? A internet permitiu que população, empresas e comunicadores produzissem conteúdo o tempo todo, de modo que o público estivesse constantemente entretido. 

Toda esta hiperconectividade deixou alguns aprendizados para o marketing:

Ofereça conteúdo inovador e de qualidade

A internet está cheia do chamado “mais do mesmo”. Para gerar visibilidade e engajamento, as estratégias de marketing digital tem que ser direcionadas às novas necessidades do público, mas não apenas isso. 

Para serem relevantes em meio a tanto fluxo, elas devem trazer informações de qualidade apresentadas de forma diferente do que o restante das empresas oferece. 

Deixe claro que tem um propósito nas estratégias de marketing digital

Neste momento, a população busca empatia. O posicionamento solidário, que demonstra preocupação e cuidados a longo prazo com a população e com os próprios colaboradores, tem gerado confiança e exposição positiva para as marcas. 

Pode ser uma boa ideia para o planejamento de marketing inserir conteúdos informativos e positivos em meio ao funil de vendas, assim como estratégias de auxílio às pequenas empresas e ações solidárias.  

# 2 – Surgem novos comportamentos de consumo

A sociedade global sofreu grandes impactos que acabaram mudando seu comportamento como um todo. Entender esse processo pelo qual todos estamos passando é estratégia número um para conseguir uma comunicação de sucesso.

É claro que nem todas as mudanças podem ser percebidas de imediato, já que elas acontecem lentamente conforme o desenrolar dos meses, mas em relação ao consumo de material e de conteúdo, pesquisas mostram que:

  • 6 em cada 10 brasileiros estão passando mais tempo na internet;
  • 58% da população brasileira está consumindo mais notícias;
  • 71% dos brasileiros aumentarão os gastos com compras on-line;
  • 79% da população está preocupada com a educação dos filhos.

É fácil notar que a internet e o ecommerce estão sendo fundamentais neste momento de isolamento social. Além disso, a população, sem perspectiva de cura ou vacina, continuará passando mais tempo em casa. Isso mostra que investir em canais digitais, plataformas e mídias sociais continuará sendo vantajoso no futuro.

Além disso, insights valiosos para a criação de estratégias de marketing digital podem estar presente em outras lógicas. Ao analisar a população conforme as gerações, percebemos o seguinte:

  • 51% da geração Z está consumindo mais vídeos on-line, enquanto 41% dos Millennials estão preferindo TV on-line ou streaming. A geração X, por sua vez, está dividindo seu tempo entre vídeos on-line, rádio e streaming e os boomers estão preferindo a TV convencional.  

Cada um desses comportamentos indica os canais principais de relacionamento com futuros clientes, isolados fisicamente mas presentes no mundo digital. Conhecer o público-alvo a fundo e direcionar o planejamento de marketing de acordo com as preferências de consumo de cada geração é uma estratégia muito eficiente na otimização de resultados. 

# 3 – Conteúdo é um meio de conexão nas estratégias de marketing digital

Nós já dissemos acima o quanto a empatia e a solidariedade têm sido dois grandes diferenciais na escolha de quais marcas consumir. O fato é que a população precisa de informação de qualidade e ações que demonstrem cuidado e preocupação, e é aí que um bom planejamento de marketing faz a diferença.

As tendências da comunicação no momento mostram que o público espera:

  • Transparência, coerência e relevância nas ações;
  • Inovação em novos canais e formatos digitais;
  • Demonstração de empatia e mensagens positivas;
  • Reinvenção de negócios para se adaptar aos novos desafios.

Voltando à questão do “mais do mesmo”, apenas as marcas que tiverem uma estratégia de comunicação relevante no contexto atual conseguirão se sobressair em relação à concorrência. Fizemos um especial de quarentena para ajudar você a enfrentar esse período.

Especial: Conteúdos para enfrentar a quarentena

Para fortalecer a utilização do conteúdo como conexão com o público, você pode contar com um parceiro especializado. Produzir os materiais necessários para colocar em prática suas estratégias de marketing digital pode ser mais eficiente com um especialista em marketing de conteúdo tech.  

Melhor ainda se puder contar com flexibilidade e agilidade. Neste whitepaper falamos um pouco sobre a economia sob demanda. Entender o conceito pode trazer “uma luz” em relação a busca de um fornecedor especializado em conteúdo tech.  Baixe o whitepaper para saber mais!

Whitepaper: Economia on demand, o que é e como funciona

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