Jack Welch e suas lições para o marketing de conteúdo

Marketing de Conteúdo

Jack Welch e suas lições para o marketing de conteúdo

14 de maio de 2020

Como Jack Welch pode contribuir na gestão dos times de marketing e na inovação do marketing de conteúdo? Leia este conteúdo e entenda.

Adaptabilidade é a característica mais importante que uma empresa pode ter atualmente. Ela precisa ser flexível. Isso exige muitas tentativas e erros. Quando você tenta algo novo e aquilo não funciona, é preciso ser rápido em deixar o projeto de lado e buscar outro”. 

Quem disse isso foi Jack Welch, eleito maior gestor do século XX pela revista Fortune. E apontado como CEO dos CEOs pela Forbes.

Quando o assunto é marketing de conteúdo, gestores e equipe conhecem muito bem a necessidade de adaptação constante e ágil, não é mesmo? 

Essa é apenas uma das lições deixadas por Welch. Um gênio da liderança corporativa, que revolucionou culturas organizacionais, quebrou paradigmas e desburocratizou muitos processos durante seus 20 anos de gestão na General Eletric (GE). Com ele, o valor da empresa passou de 12 bi para mais de 400 bilhões de dólares. 

O que podemos aprender com o legado deixado por esta personalidade singular? 

Ensinamentos valiosos de Jack Welch  

O inbound marketing exige dos profissionais um olhar diferenciado sobre o comportamento das pessoas, empresas e suas equipes. Para que o marketing de conteúdo seja eficiente, é fundamental que a liderança e seus membros entendam a fundo o tema, inovem e criem peças que toquem as pessoas e construam um laço com o público alvo.

Estamos vivendo em um momento de plena transformação digital, em que inovação faz parte do dia a dia de empresas tech e das pessoas que usufruem das soluções oferecidas por essas organizações. Com a pandemia do Covid-19, por exemplo, a necessidade das pessoas e empresas se “digitalizarem” foi urgente. O modus operandi de organizações de todos os portes, dos profissionais e, principalmente, o comportamento da sociedade em todo planeta mudou radicalmente. 

Com tanta velocidade nas mudanças, nunca as ações de marketing de conteúdo foram tão importantes e relevantes para pessoas e empresas quanto são atualmente. 

Tamanha demanda exige jogo de cintura, inovação, planejamento, gestão, ação. Diante disso, não existe exemplo melhor para líderes que o revolucionário Jack Welch. 

Para ele “a principal função de qualquer líder, consiste em construir uma cultura corporativa sólida e formar uma grande equipe, com missão bem definida, objetivos bem traçados antes mesmo de focar somente em resultados”.

O que podemos aprender a partir disso? 

#4 lições lições deixadas por Jack Welch

1- Um líder que evita situações que demandam decisões importantes, além de reduzir os resultados da empresa prejudica os funcionários que tenta resguardar. Com o tempo, essa falsa proteção acaba prejudicando toda a equipe;

2- Em seu livro “Paixão por vencer” o valor da franqueza é algo amplamente estudado. De acordo com seu mindset, a falta de franqueza bloqueia o fluxo de criatividade, aumenta o tempo na tomada de decisões importantes e impede que os membros do time utilizem todo o potencial. A franqueza é vital para boa comunicação, essa que é fundamental para o sucesso de qualquer iniciativa;

3- Em uma entrevista realizada pela Endeavor, Jack afirma o seguinte quanto o comportamento do líder em relação à equipe: 

Se alguém pensar diferente, quero que fale. Vamos discutir. Tenho um ponto de vista mas ele não é único. Será mais proveitoso se, em vez de ficarem só me olhando, comunicarem o que pensam. Não hesitem”!

4- Um clima de informalidade no ambiente de trabalho, em conjunto com uma relação baseada em conversas honestas e feedbacks positivos aos funcionários são fatores indispensáveis para construir uma cultura corporativa inovadora. 

Um líder que encara decisões importantes com transparência, que expõe suas ideias com franqueza e está aberto para receber opinião sincera de sua equipe, constrói um relacionamento que promove a honestidade na comunicação. E tem maior chance de ter sucesso nas adversidades. 

A série: Ask Jack

Selecionamos no Youtube para você essa série de 5 episódios em que algumas perguntas são feitas diretamente a Jack Welch. Que responde conforme seus ensinamentos: de forma muito transparente.

As perguntas têm relação a:
1 – Crescimento na carreira
2 – Importância dos mentores
3 – A falta do gene da generosidade nos líderes
4 – Que conselho ele daria a ele próprio no início de carreira
5 – Medo de correr riscos

O que você perguntaria para Jack Welch?

Marketing de conteúdo e inovação

Para Jack Welch, dar voz aos colaboradores, incentivar o feedback e não ter medo de correr riscos são pontos fundamentais para quem quer crescer. Se lançarmos um olhar para o marketing, vemos exatamente isso. A inovação é fundamental. Assim como a velocidade para tomar decisões e agir. Só assim a área de marketing pode acompanhar e contribuir para o crescimento dos negócios. Para isso, ouvir o próprio time, a área de vendas,os clientes (atuais e potenciais) é fundamental. 

Então, você precisa automatizar o marketing, inovar com conteúdos diferenciados, fazer growth hacking, contar com parceiros que possam contribuir com suas estratégias, se comunicar bem com a área de vendas, e assim por diante. Além de estar bem atento às tendências da área, para não ficar para trás.

Para concluir, Welch dizia que um líder está sempre aprendendo, mas 5 características precisam estar presentes para liderar bem:

  1. Energia para trabalhar quantas horas forem necessárias;
  2. Capacidade de energizar e motivar os outros;
  3. Ousadia para tomar decisões;
  4. Capacidade de execução para fazer o que for preciso;
  5. Paixão em tudo que faz.

Gostou de conhecer um pouco mais do que pensava Jack Welch? Viu como eles podem ser extremamente construtivos para qualquer líder? Aproveite o momento e faça uma reflexão 😉

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