Relatório da consultoria traz tendências de inovação em marketing. Gestores da área podem utilizá-lo para direcionar investimentos nos próximos anos
Você se envolve com as ações de inbound marketing e marketing de conteúdo na sua empresa? Então com certeza precisa saber quais tendências em tecnologias digitais são mais relevantes para a sua organização.
Mas, no meio de tantas tendências de tecnologia e inovações no marketing, pode ficar complicado entender o que é realmente viável.
Leia esse post e veja as tendências para o próximo ano. No final, temos uma dica que vai ajudar a entender como as tendências se consolidaram ou não nos últimos.
Principais assuntos desta postagem:
Inovação em marketing: o que é o Gartner Hype Cycle?
O Gartner Hype Cycle é uma representação gráfica da maturidade na adoção de tecnologias e mostra sua relevância para solucionar problemas reais de negócios. Isso sem dizer que ele apresenta novas oportunidades que podem ser exploradas.
O Gartner produz anualmente Hype Cycle para mais de 90 temas e um deles é a adoção de novas tecnologias voltadas para a inovação em marketing.
A metodologia fornece uma visão de como cada tendência vai evoluir ao longo do tempo. E é capaz de fornecer uma fonte sólida de insights para conduzir investimentos em tecnologia de marketing nos próximos anos.
No Hype Cycle a análise de uma tecnologia é dividida em cinco estágios:
- Innovation Trigger (Acionador da Inovação): O Hype Cycle começa quando uma inovação tecnológica gera interesse da imprensa e do setor;
- Peak of Inflated Expectation (Pico das expectativas infladas): Uma onda de buzz’ se forma e as expectativas para a inovação superam a realidade atual de suas capacidades. Em alguns casos, forma-se uma bolha de investimento, como aconteceu com a web e as mídias sociais;
- Trough of Disillusionment (Nível de Desilusão): A impaciência pelos resultados começa a substituir a excitação original. Problemas com desempenho, adoção mais lenta que o esperado ou falta de retorno financeiros levam a expectativas perdidas;
- Slope of Enlightenment (Inclinação do Esclarecimento): Quem adota a tecnologia supera os obstáculos iniciais e começa a experimentar benefícios;
- Plateau of Productivity (Platô da Produtividade): Com os benefícios reais da inovação demonstrados e aceitos, um número crescente de organizações se sente à vontade para adotá-la.
As inovações no marketing do Hype Cycle para 2020
Ano passado o Gartner publicou seu mais recente Hype Cycle para Marketing Digital. O relatório incluiu recomendações sobre 28 tecnologias que os profissionais de marketing devem focar agora em 2020.
As principais tendências trazidas pelo relatório são:
Inteligência Artificial para Marketing
No topo da ‘onda de buzz’ está a Inteligência Artificial para Marketing. O tema figura no Hype Cycle há alguns anos e não mostra sinais de desaceleração.
Uma pesquisa feita pelo Interactive Advertising Bureau (IAB) com executivos de marketing e publicidade apurou que mais de 80% deles utilizaram algum tipo de iniciativa de Inteligência Artificial em 2019.
Ela é utilizada, por exemplo, para traçar o perfil dos visitantes de um site ou aplicativo. Essas informações são usadas para segmentar e entregar anúncios.
Também analisa o comportamento para fazer recomendações inteligentes com base em atributos como idade, sexo e localização. Tudo para impactar o cliente certo no momento exato.
Os níveis de adoção dessa tecnologia ainda serão maiores e as oportunidades da IA são gigantescas, principalmente quando usada junto com o marketing de conversação. Essa tecnologia permite interações entre empresas e clientes e imitam o diálogo humano, sendo utilizada em escala.
Os profissionais de marketing podem realmente se beneficiar dessas tecnologias em ações como experiências de conversação, personalização em tempo real, criação de conteúdo e análise de marketing aprimorada.
Marketing em tempo real
O marketing em tempo real abrange automação e personalização em resposta ao comportamento do cliente. É provável que você já use isso se a empresa tiver alta maturidade em marketing de conteúdo e inbound marketing.
Essa tecnologia oferece uma vantagem competitiva real para as organizações atualmente. O objetivo é otimizar a jornada do comprador e fazer com que ele compre rapidamente.
Como fazer marketing de conteúdo na sua empresa de tecnologia?E como torná-la possível? Os profissionais de marketing combinam análise comportamental e automação de marketing (link id#449) para garantir que os consumidores estejam vendo a mensagem certa no momento certo. A velocidade com que se consegue alcançar os consumidores com as mensagens corretas os diferencia dos concorrentes.
Atribuição Multitoque
A Atribuição Multitoque (MTA) é um software que ajuda os profissionais de marketing a avaliar quanto atribuir a cada elemento de uma campanha ou a cada ponto de contato que leva a uma conversão.
A tecnologia promete grandes coisas, como a capacidade de medir pontos de contato digitais para determinar com precisão o valor dos anúncios digitais.
O impacto potencial dessa tecnologia é tão grande que os profissionais de marketing continuam investindo nela, apesar dos desafios. E quais são eles? A indefinição do comportamento do consumidor em vários dispositivos, privacidade, precisão e disponibilidade dos dados.
Blockchain
O Blockchain é capaz de fazer ‘maravilhas’, inclusive no marketing de conteúdo. É possível escrever um post no blog e garantir que ninguém reivindique seu trabalho. A tecnologia protege a propriedade intelectual, fornecendo uma prova inegável de origem.
O tema surgiu em 2018, começou a ser adotado no passado e segue nas previsões para 2020.
De acordo com dados da Statistica de 2018, no setor de telecomunicações, mídia e tecnologia 40% dos entrevistados estão na fase de conscientização sobre a tecnologia. 39% já experimentam o blockchain e 12% já a usam nos negócios.
Trouxemos aqui os principais temas abordados em relação às tendências tecnológicas para marketing. Agora é só baixar esse infográfico que traz um comparativo dos últimos anos para você analisar melhor em quais tecnologias investir.
Infográfico: Inovação no marketing segundo o Gartner Hype Cicle