Fazer o leitor interagir com o conteúdo ajuda a aumentar o engajamento. Veja dicas de como implantar essa ferramenta em sua estratégia de marketing de conteúdo.
Quem digita “receita de brigadeiro” no Google, encontra 12.400.000 resultados. Já quem escreve a palavra “presente” recebe 583.000.000 opções de link para clicar. É nesse momento que o conteúdo interativo vai ajudar.
No meio dessa montanha de informações e de sites, você precisa fazer com que as publicações produzidas pela sua empresa estejam bem ranqueadas, nas primeiras páginas. Mas só isso não é suficiente. É preciso que cada peça atraia o leitor e o instigue a interagir, seja nos comentários ou no compartilhamento nas redes sociais.
Dentro das diversas alternativas lançadas pelo marketing de conteúdo, essa nova maneira de transmitir a sua mensagem e de enriquecer o texto, promete ajudar você que quer garantir o destaque do seu texto. A ideia, é usar mais do que linhas escritas e algumas figuras para despertar a atenção e a curiosidade do leitor. Ferramentas acessórias ajudarão você a fazer com que o leitor goste, interaja e compartilhe as informações e, consequentemente, a marca com os amigos.
O conteúdo interativo vai ajudar você a oferecer o melhor serviço para os seus clientes. Preparado para usá-lo?
Principais assuntos desta postagem:
Afinal, quais são as vantagens do conteúdo interativo?
Quantas palavras possui um conteúdo ideal? 500? 800? 1000? No conteúdo interativo isso é o que menos importa. Claro que o texto rico e com informações úteis é necessário, mas a ideia principal dele é usar de métodos que façam com que o leitor não o deixe poucos segundos depois de acessar o texto.
As alternativas são diversificadas como o uso de jogos no meio do texto, vídeos que convidem o leitor a participar de alguma forma, testes, enquetes, entre outros. O importante é oferecer algo que faça com que a pessoa queira permanecer um pouco mais na página. Com isso, ele consegue trazer benefícios como:
- Engajamento: as enquetes, os jogos ou vídeos, fazem com que o leitor se interesse mais pelo conteúdo oferecido e, consequentemente, interaja mais com a marca e naturalmente compartilhe as publicações;
- Gamificação: essas ferramentas alternativas usadas dentro do texto também tornam o conteúdo oferecido mais atrativo. Isso ajudará a fidelizar o leitor, que pode voltar para lê-lo e tornar-se um consumidor frequente do blog ou do site;
- Experiências: com as novas formas de interação com o público que a marca quer atingir, a empresa tem mais possibilidade de impressioná-lo e atraí-lo para o seu produto ou serviço.
Exemplos de sites que usam o conteúdo interativo
Embora o conteúdo interativo venha se destacando dentro das estratégias de marketing digital, para que ele seja eficaz é preciso saber direcioná-lo. A primeira coisa é definir qual objetivo ele deve cumprir. Quer divulgar o nome da empresa? Aumentar o tempo do leitor no blog? Fazer com que o lead volte ao site ou que divulgue a marca nas redes sociais?
Além disso, você precisa pensar em quem é o público-alvo a ser atingido com esse tipo de conteúdo. Será que esses possíveis clientes gostarão de enquetes ou vão preferir assistir a vídeos?
Para ficar mais fácil compreender como isso tudo funciona e até servir de inspiração, antes de conhecer algumas dicas de ferramentas interessantes, é aconselhável ver alguns exemplos.
Um deles é o site Printerinks, que aposta em conteúdo interativo para manter o leitor interessado em suas informações. O leitor participa ativamente de histórias e depende da sua interação para chegar até o final dela.
Outro site que merece a sua visita e pode servir como inspiração é o Save the Rainforest. Ele oferece as informações ao usuário através de imagens 3D, mapas e áudio, que são administrados pelo próprio leitor.
Já o BuzzFeed, um grande sucesso de compartilhamentos nas redes sociai e de interação de usuários, aposta nas listas de curiosidades e testes para engajar o leitor.
Agora que você já consegue visualizar como um conteúdo assim poderá ser aplicado em um site de uma empresa qualquer, confira dicas de ferramentas que podem ajudar a revolucionar a interação dos seus leitores com os textos que fazem parte da sua estratégia de marketing de conteúdo.
Ideias de conteúdo interativo
Clicar, responder, optar ou reproduzir, se a pessoa pode realizar pelo menos uma dessas atividades é porque o conteúdo é interativo. Há várias formas de oferecer esse tipo de atividade para o seu leitor como os seguintes.
Enquetes
Quantas vezes você respondeu a uma pergunta curiosa só para saber o resultado? Provavelmente muitas. Assim como você, vários leitores querem e gostam de se divertir com esses questionamentos, que são uma boa aposta de conteúdo interativo.
Além disso, esse tipo de interação poderá ajudar você a conhecer melhor o público e direcionar os próximos posts. Outro ponto positivo é que o leitor entende que a opinião dele é muito importante para a sua marca, o que ajuda a criar vínculo.
Sorteios e concursos
Quem nunca participou de uma promoção online levante a mão! A maioria não levantará, pois os sorteios são praticamente irresistíveis. As pessoas gostam de interagir e tentar a sorte. O único cuidado com esse tipo de interatividade é oferecer ao seguidor algo que realmente identifique a marca.
Infográficos interativos
Eles estão em alta, por aumentarem o engajamento em relação à informação que transmitem e fidelizam o leitor. Um bom exemplo deles é o “A evolução do insight”, que depende totalmente da interação do leitor para transmitir as informações. Uma forma divertida de reunir dados importantes e “entreter” o seu público-alvo.
Vídeos interativos
Sozinhos já entretêm e atraem o leitor, mas quando são interativos, prendem ainda mais a atenção do visitante. Deixar a pessoa escolher o rumo de uma história ou direcionar o vídeo de maneira que a informações que ela julgue mais importante sejam oferecidas primeiro, é uma das maneiras de atrair leitores por mais tempo no post. Outras forma é realizar live no Youtube, para interagir com as pessoas e sanar dúvidas.
Gostou das dicas? Conheça outras no blog da Motor!