Agências de marketing do futuro inovam, e a sua?

Marketing Digital

Agências de marketing do futuro inovam, e a sua?

8 de outubro de 2018

A inovação é necessária em todos os tipos de negócios, inclusive das agências de marketing digital

De acordo com a Abradi (Associação Brasileira dos Agentes Digitais), o Brasil tem mais de 10 mil agências de Marketing. A pesquisa, feita em conjunto com a RD Station, é motivo para refletir: como está a estratégia de marketing digital da sua empresa?

Os concorrentes (sejam eles empresas estabelecidas ou profissionais que prestam serviço, os chamados ‘eugências’) já estão se movimentando para inovar. E, caso a sua agência ainda utilize as mesmas táticas e ofertas de anos atrás, já passou da hora de mudar e com urgência.

Essa transformação é urgente pelos mais diversos motivos. ‘Puxada’ pela revolução da adoção de novas tecnologias como a Internet das Coisas (IoT), a Inteligência Artificial (AI) e os chatbots, por exemplo, ajudam no crescimento da produtividade e competitividade.

Os reflexos na área de marketing digital são ainda mais significativos. Os profissionais precisam ter habilidades multidisciplinares e lidar com os mais diversos desafios, estando prontos para aceitar críticas e aprender em muito menos tempo.

Se a tecnologia e o mundo não param, evoluem de maneira alucinante, sua agência precisa estar pronta para o futuro, para, assim, não ficar atrás! O segredo é ter atitudes disruptivas e pensar fora da caixa.

Quer saber como? Continue lendo esse texto!

Como transformar a estratégia de marketing digital?

O segredo é sair do lugar comum. É pensar e refletir demais antes de qualquer coisa. Fica mais fácil ao observar o mercado e começar a fazer perguntas como:

  • O que seus clientes têm pedido?
  • Eles estão satisfeitos com seus produtos e serviços?
  • Como o concorrentes têm se posicionado?
  • Qual o futuro do mercado?

Nós da Motor Tech Content temos feito esse exercício já há algum tempo e estamos aprendendo bastante! Conhecemos melhor o mercado, seus próximos passos e como nos posicionarmos. O resultado foi o desenvolvimento de novas ofertas e serviços mais adequados ao nosso público-alvo.  

Compartilhamos algumas dicas que com certeza o ajudarão a sair do lugar comum.

1 – Ofereça uma experiência diferenciada

Você já pensou em como vai se diferenciar entre as mais de 10 mil agências do Brasil? É preciso ir além do mais do mesmo. Para não cair nessa mesmice, é necessário inovar, pensando no que a empresa vai ofertar como diferencial aos clientes.

Estoure a bolha em que a maioria dos concorrentes está. E a tecnologia existe para te ajudar. Utilizar soluções de BI (Business Intelligence), por exemplo, é uma excelente saída para conhecer seu cliente como a palma da mão e oferecer algo que hoje em dia vale ouro: dados!

É a saída certa para se tornar um parceiro estratégico e conquistar a confiança do consumidor de uma vez por todas.

2 – Um novo modelo de trabalho

Para ter ofertas disruptivas é preciso contar com um novo perfil de profissional. Ele precisa estar focado em resultados e ter disposição para aprender, principalmente sobre conteúdos tecnológicos e analíticos.

Sim, porque a buyer persona do seu cliente vive no mundo digital, consome conteúdos online e deixa dados que podem ser utilizados para melhorar sua experiência e construir ofertas mais efetivas. Na prática isso significa fazer parte de fóruns de discussão, acompanhar suas comunidades e ingressar de verdade no mundo de interesse dessa persona.

As plataformas Udacity e Udemy, por exemplo, oferecem diversos cursos online para capacitar o time que trabalha na sua agência sobre os mais diversos assuntos que estão relacionados ao mundo de análise de dados e negócios digitais. Com certeza eles ajudarão na capacitação para o desenvolvimento de melhores estratégias de marketing digital.   

3 – O sucesso do cliente

O cliente hoje é rei e todas as suas vontades são ordem. Essas verdades, tão alardeadas principalmente pelo comércio varejista, também precisam ser replicadas na sua agência.

Mas o sucesso do cliente vai muito além de entregar bons conteúdos. É alcançar ou exceder os objetivos que ele tinha quando iniciou o projeto junto com a sua agência. Você precisa pensar que as as agências de marketing vendem resultado, não serviços.

Se a ‘cabeça’ do seu time ainda está apenas no trabalho operacional, prepare-se para perdê-lo logo logo.

E claro que você não deseja isso, não é mesmo? Dessa maneira é necessário modificar a forma de pensar de quem lida com o atendimento, guiando essa equipe rumo ao Customer Success (CS).

Como? Veja abaixo:

  • Definindo a missão do time de CS: Quais são as premissas para que o cliente tenha sucesso em cada estratégia? Essa é uma das perguntas necessárias a serem definida para garantir o sucesso das estratégias de marketing digital;
  • Implementando processos de atendimento ao cliente: O processo de atendimento deve seguir uma metodologia clara para todos os agentes de CS;
  • Adotando métricas de CS na agência: É fundamental medir a performance para poder avaliar os ganhos reais dos esforços feitos pelo time.

4 – Somar para crescer

“Nenhum homem é uma ilha isolada. Cada homem é uma partícula do continente, uma parte da terra”. Nunca a frase do poeta inglês John Donne foi tão verdadeira. Se juntas as pessoas são melhores, o mesmo também pode ser dito das empresas.

Construir pontes é uma maneira muito mais efetiva de crescer. E isso vale para a sua agência.

Como nos últimos anos a área de marketing digital tem se desenvolvido e aprofundado, é difícil ser especialista e fazer tudo sozinha. Dessa maneira é importante saber estreitar relacionamentos e apostar em ações de co-marketing para ser uma agência do futuro.

Quer dois exemplos interessantes?

Temos, aqui na Motor Tech Content, uma parceria muito saudável com a Hook Digital, agência especialista em inbound marketing. Enquanto a Hook se dedica às demais frentes do projeto do cliente, a Motor garante prazo e excelência no conteúdo, principal pilar da estratégia digital.

Um outro case entre agências é a o da Motor com a Next Idea, especialista em projetos de Inbound. Juntas as duas somaram as diferentes competências dos seus times e entregam muito mais resultados.

O cliente é o grande beneficiado em um projeto conjunto entre as agências! Se a sua agência tem interesse em colocar em prática um modelo de parceria com agências, essa é a melhor estratégia de estar preparada para o futuro.

5 – Estruture sua gestão financeira

Não adianta nada adotar novas tecnologias, estimular a capacitação do time, investir em novas parcerias e focar no sucesso do cliente se não é dada atenção à gestão financeira.

O time de atendimento utiliza ferramentas de Business Intelligence mas as finanças ainda são controladas por planilhas amadoras.

Pode isso, Arnaldo?

É claro que não!  

No início, como sua agência começou pequena, até não era necessário dar atenção a essa questão, mas chega.

É preciso garantir um bom controle financeiro e também realizar um planejamento financeiro. Essas medidas são essenciais para prever movimentações financeiras e assegurar a continuidade do negócio de forma sustentável.

É também necessário realizar o controle diário, com um fluxo de caixa que reúna informações como entradas e saídas de dinheiro e contas a pagar e a receber.

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