A importância de uma ferramenta na gestão de projetos de conteúdo

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A importância de uma ferramenta na gestão de projetos de conteúdo

13 de dezembro de 2022

Você costuma fazer a gestão de projetos de conteúdo completa ou uma campanha com várias etapas, mas perde a visibilidade e o controle na hora da execução? Acontece com frequência, e não é apenas na sua empresa tech.

De fato, as ferramentas são uma parte fundamental de qualquer estratégia de marketing de conteúdo. Elas podem ajudá-lo a melhorar o fluxo de trabalho, acompanhar o progresso e garantir que todos os aspectos do projeto sejam concluídos no prazo.

Ao usar uma ferramenta de gestão, você poderá ter uma melhor visão geral de todo o projeto, permitindo um resultado mais suave e bem-sucedido.

No entanto, nem todas as ferramentas de gerenciamento são iguais. Você precisa encontrar um que atenda às suas necessidades específicas e possa ajudá-lo a alcançar seus objetivos. Daí a importância de fazer uma pesquisa antes de decidir.

A verdade é que a falta de uma ferramenta pode dificultar muito a gestão e o acompanhamento dos projetos de conteúdo e campanhas de marketing. Com a plataforma certa, a rotina muda e o desempenho da equipe melhora muito.

Descubra como ter mais visibilidade, transparência e controle na gestão de projetos de conteúdo.

6 razões para contar com uma plataforma de gestão de projetos de conteúdo

Criar conteúdo de qualidade que atenda às necessidades dos clientes e ainda assim seja lucrativo pode ser um desafio. É aí que uma plataforma de gerenciamento de projetos pode fazer a diferença.

Ao contrário de soluções genéricas de gerenciamento de projetos, uma ferramenta especializada em conteúdo oferece recursos específicos para ajudar os profissionais de marketing a planejar, gerenciar e medir seus esforços de conteúdo.

1. Organização e fluxo de trabalho

Uma plataforma de gestão de projetos de conteúdo oferece ao time de marketing um lugar para organizar todos os seus esforços de criação de conteúdo.

Isso inclui desde o planejamento das campanhas até a publicação e distribuição do conteúdo, passando pelas métricas de desempenho.

Com todos os seus projetos centralizado, fica mais fácil monitorar o progresso, identificar problemas e garantir que todos os prazos sejam cumpridos. Além disso, uma plataforma de gerenciamento de projetos costuma ter recursos para colaboração, o que facilita o trabalho em equipe.

2. Comunicação eficiente

Durante o desenvolvimento de um projeto de conteúdo, é comum que surjam dúvidas e problemas. Mas à medida que mais pessoas estão envolvidas no processo, fica cada vez mais difícil acompanhar as conversas por e-mail ou pelo chat.

Uma plataforma de gestão de projetos de conteúdo oferece um lugar para todos os envolvidos no projeto se comunicarem. Dessa forma, fica mais fácil manter o controle sobre as conversas e garantir que todos estejam sempre atualizados sobre os status de produção de cada job.

3. Engajamento do time

Criar conteúdo de qualidade exige muito trabalho e, às vezes, pode ser estressante. Se o seu time não estiver engajado, é bem provável que a qualidade do conteúdo seja comprometida.

A gestão de projetos de conteúdo, realizada a partir de uma plataforma, oferece uma visão geral das atividades de cada um, facilitando o acompanhamento do progresso e a identificação de problemas. Além disso, as ferramentas costumam ter recursos para incentivar o engajamento, como pontuações e ranking.

4. Visibilidade dos processos

Quando o conteúdo é criado em diferentes plataformas, fica mais difícil ter uma visão geral do processo. Por outro lado, com uma plataforma de gerenciamento de projetos é possível acompanhar todas as etapas da criação, desde o planejamento até a publicação e distribuição.

Isso permite que você identifique problemas e esteja sempre atualizado sobre o andamento dos seus projetos.

5. Acompanhamento em tempo real

Para garantir que o conteúdo criado alcance os objetivos desejados, é importante acompanhar o desempenho das campanhas e dos projetos. 

Uma plataforma de gestão de projetos de conteúdo oferece recursos para ajudar os profissionais de marketing a medirem o engajamento, as conversões e outras métricas importantes.

Assim, fica mais fácil identificar o que está funcionando e o que precisa ser ajustado para garantir um melhor desempenho.

6. Transparência dos custos

Criar conteúdo de qualidade pode ser um investimento caro, mas às vezes é difícil saber exatamente quanto está sendo gasto em cada projeto. Uma plataforma de gerenciamento de projetos oferece transparência dos custos, o que facilita o controle do orçamento.

Com uma visão clara dos custos, fica mais fácil tomar decisões sobre os investimentos em conteúdo e garantir que o ROI seja o melhor possível.

Como a plataforma da Motor Tech Content ajuda, na prática?

Nossa plataforma foi desenvolvida para ajudar os profissionais de marketing a realizarem a gestão de projetos de conteúdo de forma mais eficiente. Com uma interface simples e intuitiva, ela oferece todas as ferramentas necessárias para planejar, criar, publicar e medir o desempenho do conteúdo.

Gestão de pautas e compartilhamento de informações relevantes para a produção de conteúdo tech

A plataforma de gestão de projetos da Motor Tech inclui informações importantes para orientar na definição da pauta e na produção do conteúdo técnico, a exemplo de personas, palavras-chave, CTAs (chamada para ação), referências, buscas, entre outras informações relevantes.

Na prática, todos os briefings e materiais de apoio são centralizados na ferramenta, o que também reduz a troca de e-mails desnecessários e o foco no que realmente importa.

Assim, o time envolvido na produção de conteúdo têm acesso a todas as informações necessárias para conduzir as atividades.

Acompanhamento da produção conforme status de desenvolvimento é atualizado

Um dos principais benefícios de gerenciar o conteúdo de tecnologia na plataforma da Motor Tech é que você pode acompanhar os estágios de produção.

Dessa forma, fica mais fácil saber quais peças estão sendo desenvolvidas, quais estão em modo de planejamento, atualmente ativas e finalizadas para lançamento nas redes sociais ou como postagens em blogs.

Essa facilidade permite maior controle sobre os prazos, e fornece uma clareza sobre a previsão de publicação de cada conteúdo. 

Agora que você já conhece as vantagens de uma plataforma de gestão de projetos de conteúdo, que tal dar o próximo passo?Para saber como sua empresa de tecnologia pode fazer uma gestão de conteúdo eficiente, faça gratuitamente o seu cadastro na plataforma da Motor Tech Content e comece a aproveitar todos esses recursos e benefícios.

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