Como usar a gamificação em eventos online

Marketing Digital

Como usar a gamificação em eventos online

6 Minutos

11 de novembro de 2021

Os eventos online estão se provando ferramentas importantes para alcançar stakeholders, especialmente colaboradores, parceiros e fornecedores. Isso sem contar os clientes, afinal, não há lugar melhor para fazer networking e gerar leads para a empresa de tecnologia do que em um evento online.

Quando falamos de evento online, precisamos perceber o papel dos conteúdos interativos nessa jornada. Afinal, eventos são uma estratégia inovadora de marketing, tanto para gerar leads e oportunidades quanto para fazer branding e estimular a autoridade da sua marca.

Vamos explicar neste artigo os principais conceitos, benefícios e dicas para te ajudar a criar um evento gamificado, por meio de diversos tipos de conteúdo.

O que é gamificação?

A gamificação é o uso de estratégias, design, técnicas e mecânicas usadas em jogos, em contextos não relacionados a eles. Ou seja, é o emprego da dinâmica de um jogo em um ambiente completamente distinto, com o objetivo de gerar engajamento e aumentar a atratividade.

A palavra é uma tradução de ‘gamification’, que também poderia ser entendida como ludificação, em referência à prática de atividades lúdicas. Esse recurso vem conquistando cada vez mais o ambiente corporativo, seja para fixar conteúdos, engajar colaboradores ou fidelizar clientes.

Não se trata de uma metodologia única, mas sim de um conceito de interatividade. Estamos falando em criar missões ou tarefas a serem feitas pelos participantes, que vão somando pontos para concorrer a algum prêmio no final.

A gamificação é uma estratégia muito interessante de compartilhar conhecimento e pode ser usada para transmitir mensagens institucionais e pode até ser considerado um canal de distribuição. Vejamos agora mais razões para investir nesse formato no seu evento online.

Por que usar a gamificação em eventos online?

Primeiramente, vale retomar a importância estratégica que os eventos têm, uma vez que nada mais são do que a reunião de comunidades em torno de um assunto comum. Juntar pessoas que tenham algum ponto de interesse compartilhado é um ambiente perfeito para criar dinâmicas gamificadas.

Isso facilita a imersão das pessoas no tema, atrai atenção para seus conteúdos e ainda gera uma competição saudável entre elas. Imagina sua audiência competindo para saber quem conhece mais de determinado assunto ou quem divulga mais a sua marca. Não parece um cenário ideal?

Aplicando essa técnica, você também tem mãos um termômetro do nível de conhecimento e de retenção das mensagens do evento, além de ser um farol sobre o engajamento das pessoas de modo geral. E muito desse interesse vem da premiação e da facilidade em participar.

Dicas práticas para aplicar a gamificação em eventos online

Como na maioria das competições, espera-se ter uma premiação final, mesmo que ela seja simbólica ou não envolva custos. Claro que quanto melhor a recompensa, maior a vontade de participar. Então, conheça muito bem a persona do evento na hora de escolher qual será o grande prêmio entregue ao vencedor.

Outro ponto a ser levado em conta é deixar claro todas as regras para participar e também como será definido o vencedor. Em dinâmicas mais simples, especialmente para público interno, as regras podem ser comunicadas informalmente.

Agora, para eventos externos, especialmente envolvendo clientes e fornecedores, é importante ter um regulamento formal, incluindo todas as regras de pontuação, bonificação e critérios de desclassificação. Vale buscar a aprovação do departamento jurídico, se possível.

Uma vez publicadas as regras do jogo, é hora de engajar os participantes a se manterem na competição, e não desistirem ou perderem o foco. Publique rankings periódicos, crie premiações secundárias, comemore conquistas e instigue a competitividade saudável, é claro.  

3 ideias de gamificação em evento online

Vamos agora às dicas práticas de como promover sessões gamificadas do evento, desde tarefas encadeadas, formadas por uma série de missões, ou um simples teste de conhecimento.

1.   Trilha de conteúdo gamificada

Crie missões ou tarefas para os participantes do evento usando como foco o conteúdo do seu evento. Você pode fazer uma junção de pequenas metas que a plateia, de modo que ela deve percorrer toda a jornada até o final do evento.

Aqui vale inovar em formatos e tarefas, que podem envolver atividades individuais, em grupo e que até envolvam a família do participante — especialmente em eventos corporativos para colaboradores.

Mais do que uma jornada de conhecimento, essa é uma verdadeira experiência digital. Por isso, é fundamental contar com uma tecnologia que permita fazer e acontecer no ambiente virtual. Nessas horas, é importante contar com uma plataforma de eventos online que suporte toda essa interatividade.

2.   Jogos coletivos online

Promover sessões de jogos é uma forma de unir digitalmente os participantes em um momento descontraído. Existe uma série de sites gratuitos que oferecem brincadeiras coletivas, em salas restritas, em que só entram convidados.

Além de trazer diversão e entretenimento, essa é uma maneira de exercer o trabalho em equipe e aproximar as pessoas.

3.   Quizzes ao vivo de conhecimento

Faça testes rápidos para avaliar o conhecimento do público sobre determinado tema do evento. Você pode fazer isso a cada término de transmissão e pode contar com um mestre de cerimônia para conduzir a brincadeira.

Funciona assim: as perguntas e respostas são cadastradas previamente. As questões devem vir dos conteúdos do evento, já que o objetivo é fixar as mensagens principais.

Na hora do evento, você distribui o número do PIN da sala para os participantes, para que possam acessar e participar do quiz. Assim como no tópico anterior, há vários sites que disponibilizam recursos para fazer testes ao vivo online compartilhados.

4.   Bônus: marque presença com presentes via delivery

Já falamos antes sobre a importância de ter um presente para quem vencer a sua atividade gamificada. Mas que tal surpreender os vencedores com um mimo via delivery, logo após o encerramento do evento?

É isso mesmo: você pode mandar entregar itens de supermercado, uma refeição, flores, cestas, um brinde personalizado… o que a sua criatividade permitir! Assim, além de ganhar seu sentimento de gratidão e o engajamento do participante, ainda corre o risco de ter sua ação publicada em redes sociais, de forma espontânea.

Mãos à obra: como fazer um evento online

Agora que você já sabe o potencial de engajamento que a gamificação pode trazer para o seu evento e o conteúdo a ser transmitido nele, é hora de começar a trabalhar!

Mas não se desespere! Produzir um evento é como fazer qualquer outro projeto. Você pode contar com ferramentas que te ajudarão na gestão de todas as tarefas, como um checklist de eventos online para que nada fique de fora.

Outros dois controles muito importantes que não podem faltar é a planilha de gestão de orçamento e também um cronograma detalhado com tudo que precisa ser feito para que se tenha um evento de sucesso.

Lembre-se de criar o conteúdo dos jogos e roteirizar as ações. O marketing de conteúdo pode ajudar nisso.

Bom evento!

Comentários