Mudança de carreira: dicas para ir da tecnologia ao marketing

Conteúdo sob demanda

Mudança de carreira: dicas para ir da tecnologia ao marketing

18 de maio de 2021

As pessoas pensam sobre mudança de carreira por muitos motivos. Os objetivos ou valores podem ter mudado, novos interesses podem ter sido descobertos, a vida pode ter tomado outros rumos, enfim, a lista é imensa.

Apesar de a maioria de nós conhecermos histórias de profissionais que mudaram completamente o foco do trabalho, quando esse sentimento de mudança bate na nossa porta ficamos perdidos. O que talvez você não saiba é que a própria Motor Tech Content nasceu dessa inquietação.

Por isso, se você é um profissional de tecnologia e quer mudar, invista alguns minutos na leitura deste artigo. Compartilharemos com você algumas dicas de quem já percorreu esse caminho e hoje atua como profissional de marketing. Boa leitura.

Dados sobre as profissões de tecnologia e marketing

Antes de compartilharmos as dicas de como mudar de carreira, vamos juntos dar uma olhada nos cenários profissionais das carreiras de tecnologia e marketing. Começando pelo profissional de tecnologia: das 15 profissões emergentes em 2020 mapeadas pelo LinkedIn no Brasil, nove estão diretamente relacionadas à tecnologia da informação. 

Dentre os cargos apontados pela pesquisa estão engenheiro de cibersegurança, cientista de dados, engenheiro de dados, especialista em Inteligência Artificial, programador JavaScript, desenvolvedor para Salesforce, recrutador especialista em TI e coach de metodologia Agile.

Mas se a tecnologia está com tudo, a profissão de gestor de mídias sociais é líder no ranking de profissões emergentes. Ela teve um aumento anual na procura em uma média de 122% entre 2015 e 2019. 

Ainda, na 12a posição do mapeamento realizado pelo LinkedIn está assistente de mídias sociais. Os segmentos que mais buscam esses profissionais são: publicidade e marketing; internet; tecnologia da informação e serviços. 

Com esses dados já deu para perceber que o profissional de marketing e o de tecnologia estão com tudo, certo? Não é à toa que quem está inserido na indústria tech muitas vezes opta por permanecer no setor, mas atuando em uma área diferente da sua formação.

Se você pensa em fazer a mudança de carreira da tecnologia para o marketing, começamos com a pergunta:

Como mudar de carreira do jeito certo?

Na verdade, quando falamos em “jeito certo” queremos dizer “com segurança” e “sem dar um passo maior que a perna”. Para isso é importante prestar atenção em alguns itens:

Não existem atalhos

Sobre isso, Jaqueline Oliveira Hansen, fundadora da Motor Tech Content, entende muito bem. Em um artigo no LinkedIn ela conta que, para fazer a transição de uma profissional de tecnologia para ser uma profissional de marketing, teve que se dedicar – e muito – aos estudos:

“Peguei meu computador, meu tempo livre, e me joguei com tudo nos estudos sobre o tal do inbound marketing”.

Qual é a lição que podemos tirar disso? A primeira – e talvez mais valiosa – é que uma mudança de carreira exige dedicação. Mesmo que você já tenha lido histórias de pessoas que fizeram a transição como que por mágica, o fato é que para a maioria de nós é necessário muito estudo.

O que você gosta pode dar muitas respostas

Algo essencial sobre como mudar de carreira é o fato de que muitas vezes perdemos tempo procurando nos lugares errados. Para explicar melhor, vamos voltar ao exemplo da Jaque.

A necessidade de equilibrar a carreira de executiva na maior empresa de tecnologia da América Latina com seus papéis de mãe e mulher, fez com que ela tomasse a decisão de empreender. Quando decidiu estudar inbound marketing e realmente mergulhar nesse universo, não foi por acaso.

Jaque iniciou sua jornada profissional aos 17 anos, como programadora, na área que hoje é conhecida como atendimento ao cliente. Mas ela tinha uma paixão muito grande por escrever e na adolescência havia pensado em ser jornalista.

Foi aí que ela refletiu sobre o que gostaria de fazer. “Eu ficava sempre pensando que unir essa minha bagagem técnica e toda minha experiência profissional em empresas de software com a escrita, poderia dar uma boa limonada”, conta Jaqueline.

Para mostrar que é possível somar experiência com sonhos, ela decidiu investir no conhecimento em criação de conteúdo tech para estratégias de inbound marketing. 

Comprometimento sempre

Justamente pelo fato de que realizar uma mudança de carreira não é uma jornada de atalhos, é preciso ter foco. Pense o seguinte: um profissional de tecnologia está acostumado com as técnicas e rotinas da área, certo? Acontece que, ao decidir mudar, tudo é novo.

Quando a Jaque resolveu largar a carreira executiva tech e fazer a mudança profissional, as coisas não aconteceram da noite para o dia. Ao todo, o processo de transição levou 1 ano e meio. 

Planejamento financeiro

Todo profissional que fez uma mudança de carreira bem-sucedida – especialmente para tornar-se empreendedor – precisa ter um planejamento financeiro. Do contrário, o sonho acabará virando uma verdadeira frustração.

Uma dica aqui é estabelecer a quantidade financeira que você precisará para manter-se no começo. Assim, pode também planejar o tempo que levará para a mudança de carreira ser concluída.

Da tecnologia ao marketing: dica final de quem passou pela transição

Hoje em dia temos uma grande convergência entre marketing e tecnologia (o termo para isso é martech). O profissional de marketing que possui experiência na indústria de TI tem uma boa bagagem para criar conteúdos de tecnologia mais inteligentes. E criação de conteúdo faz parte da estratégia martech.

Mas é importante lembrar que para trabalhar com marketing de tecnologia o conhecimento em TI, ou o conhecimento de como funciona uma empresa tech, não são suficientes. É essencial ter conhecimento em marketing.

Pensando nisso, em seu vídeo no Instagram Jaque compartilha alguns passos que acredita terem sido eficientes na jornada que ela trilhou para se transformar em uma profissional de marketing tech.

Ela começou com alguns cursos básicos de redação de marketing digital e de inbound marketing (a maioria foi gratuito). Para leitura, dois livros a ajudaram:

Sobre livros, outra recomendação que damos é o Marketing 4.0: do tradicional ao digital, de Philip Kotler (considerado o pai do marketing moderno). Além disso, o blog da Motor tem bastante conteúdo sobre o que há de melhor no marketing tech. Para você que quer mudar de carreira, acessá-lo é uma boa dica.

Se gosta de marketing, pode também baixar este material gratuito:

Whitepaper: O que você deve mudar para fazer a transformação estratégica do marketing tech?

Aumentar a receita e torná-la previsível é o objetivo de toda empresa de tecnologia focada em resultados.

E aí, está mais seguro sobre como mudar de carreira? Sair da tecnologia para ser um profissional de marketing não é tão difícil assim, não é mesmo? Se você acha que este post te ajudou, compartilhe-o em suas redes e garanta que mais pessoas sejam ajudadas também!

Comentários